Francisco Sá

Viação Francisco Sá S.A.
1962 - 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 15 de março de 1962, com frota inicial de 34 lotações, todos de marca Mercedes Benz, com capacidade para 20 passageiros.

O capital social da empresa, de 68 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 34 lotações usados, cada um avaliado em 2 milhões de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais: 

Avelino Gonçalves Vila Bôas
Antônio Amandio Pinheiro
Manoel de Almeida
José Domingos Diegues
Francisco Bernardo Filho
José Carlos Anes
Milton Luiz da Silva
Aristides Souza Batista
Manoel Duarte Relva
Antero Pereira da Costa
Maximiano Brito
José Alves Ribeiro
Fernando Augusto Saiago
Eugênio Olavo de Menezes
Florindo Joaquim Vaz
Manoel dos Reis Gomes
Mario Jesus Azevêdo
Aristides Calheiros
Antônio Marques
Ivan Baptista Caetano
Joaquim Ribeiro de Sampo e Castro
Henrique do Rêgo Gomes
Fernando Otávio Nogueira Guimarães
Claudomiro Carneiro Coutinho
Raymundo Alves Ribeiro
Domênico Benevenuto
Jarbas Alves de Oliveira
Carlos da Silva Marques
Haroldo Boller
Paolino Garofalo
João Rodrigues de Araújo
Antônio Coelho
Peppino Bottino
Antônio Loureiro

Proprietários dos seguintes lotações:

Placa 4-74-26, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 651 8786

Placa 4-70-18, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 652 2384

Placa 4-77-19, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 910 036 25

Placa 5-11-71, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 0020 5037

Placa 4-94-69, marca Magirus, 
motor nº 196 069 396

Placa 4-80-39, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 913 E 5503

Placa 4-81-14, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 652 2399

Placa 5-96-21, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 030 0449

Placa 5-37-65, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 020 8281

Placa 5-84-24, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 350 9519

Placa 5-87-88, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 350 9567

Placa 5-33-02, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 321 919 A 040 6336

Placa 5-10-82, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 020 4472

Placa 5-52-78, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 020 7940

Placa 5-40-93, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 7945

Placa 4-43-20, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 030 0150

Placa 5-37-22, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 321 919 040 6596

Placa 4-70-18, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 652 2384

Placa 4-20-41, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 321 919 A 050 5935

Placa 5-92-97, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 350 906

Placa 5-94-18, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 3509 108

Placa 4-64-92, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 6515 3

Placa 5-74-57, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 4505 712

Placa 5-51-91, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 451 2208

Placa 5-04-82, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 751 1216

Placa 5-95-75, marca Chevrolet, 
motor nº 027 563 815 4 SA

Placa 5-00-80, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 MBB 750 9900

Placa 5-89-10, marca Chevrolet, 
motor nº HEA 119 6214 

Placa 5-95-74, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 014 9152

Placa 5-12-15, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 020 5526

Placa 5-24-22, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 020 8278

Placa 4-04-89, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 027 3253

Placa 5-38-30, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 020 7496

Placa 5-34-24, marca Mercedes Benz, 
motor nº OM 312 915 020 5126

Placa 5-12-38, marca Magyrus, 
motor nº 199 7425/28 


O lotação individual nº 1902 e placa 4-20-41 na linha Francisco Sá-Leblon
que passou a integrar a frota da empresa em março de 1962
Fatos e Fotos. 08 julho 1961. p.58.

Julho de 1961


A empresa inicia suas operações na linha de lotação Francisco Sá - Leblon, com ponto final na Estação Francisco Sá.


Linha de lotação Francisco Sá - Leblon, na rua México em janeiro de 1963
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Localização da estação Francisco Sá na rua Ceará


Em fevereiro de 1964 a linha de lotação Francisco Sá - Leblon era explorada com 31 carros, sendo 26 carros de 24 lugares e 5 de 30 lugares. 

Em primeiro de março de 1964, seguindo determinação do Governo do Estado, que baniu todas as linhas de lotações da Zona Sul, a linha Francisco Sá - Leblon foi transformada em linha de ônibus, ganhando a numeração 464. 

A linha passou a ser operada com 17 novos ônibus monoblocos Mercedes Benz O-321 HL urbano, adquiridos em São Paulo, cada um com valor de 20 milhões de cruzeiros e capacidade para 66 passageiros, sendo 36 sentados.

Última Hora, 02/03/1964

  
Monoblobo na linha 464 (Francisco Sá-Leblon) na Avenida Nossa Senhora de Copacabana,
esquina com rua Xavier da Silveira, em 3 de março de 1964


Segundo o Guia Rex, em abril de 1964 a linha 464 (Francisco Sá-Leblon) tinha o seguinte itinerário: Soltero dos Reis, rua São Cristóvão (atual rua Ceará), Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Teixeira Soares, Praça da Bandeira, Presidente Vargos, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel dos Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Canning, Gomes Carneiro, Prudente de Morais, General San Martin, Visconde de Albuquerque e Praça Rubem Dário.

Os 31 lotações desativados foram  transferidos temporariamente para as linhas Castelo-Taquara e Castelo-Freguesia, na Zona Norte.

Apesar da substituição dos lotações por ônibus, considerados os mais novos da Zona Sul, a população acostumada com os lotações, reclamava do maior tempo de viagem dos ônibus e da superlotação. 

Em março de 1964, a empresa  ainda não possuía garagem, com os carros permanecendo em vias públicas. A sede social da empresa era na rua Sotero dos Reis, 93, Praça da Bandeira, próximo à estação Francisco Sá.


Linha 464 (Francisco Sá-Leblon), na rua Visconde de Pirajá, na altura do Bar Vinte, 
esquina com a Avenida Henrique Dumont, por volta de 1965

Arte Final Eduardo Ferreira

Carro Modelo Metropolitana Carioca, com nova pintura, por volta de 1966, quando a linha 464 foi encurtada até o Jardim de Alá


Em princípios de 1965, a empresa que já apresentava problemas financeiros, em função de má administração, vende os carros 57 012, 013, 014, 015 e 016 à Viação Paranapuan, antes mesmos de terem seus financiamentos quitados.  Com a venda dos 5 carros a linha 464 passou a circular com intervalos de até 50 minutos, gerando inúmeras reclamações.

Em 1966, a Estação Francisco Sá passa a receber trens elétricos.


Praia de Botafogo em setembro de 1967


A empresa encerrou suas operações em 1968, por não atender a determinação de frota mínima de 60 carros por empresa. Sua única linha, a 464 (Francisco Sá-Jardim de Alá), com frota determinada de 20 carros,  foi lassumida pela Transportes Estrela Azul.

Prefixos da Frota

84 00, lotação
57 000, ônibus

Escritório: rua Sotero dos Reis, 93, Praça da Bandeira


REFERÊNCIAS:

Viação Francisco Sá S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição Definitiva. Diário Oficial do Estado da Guanabara, Parte I. 09 abril 1962. p.8447.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

Mais passageiros transportados na ZS com a saída dos lotações. O Jornal. 
Rio de Janeiro. 03 março 1964. p.10.

Ameaça de nova Greve de Ônibus. Correio da Manhã. 
Rio de Janeiro. 27 março 1964. p.3.

Bagunça e Agiotagem na Francisco Sá. Última Hora. 
Rio de Janeiro. 15 março 1965. p.2.

Página lançada em 6 de abril de 2018 

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