Estrela Azul


Transporte Estrêla Azul Ltda.
1950 - 2019

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em dezembro 1950 na cidade do Rio de Janeiro.

O registro da firma social da Empresa foi arquivado na Divisão de Registro do Comércio do Departamento Nacional de Indústria e Comércio, em 22 de dezembro de 1950, sob o número 30819-50. 

Inicia suas operações com lotações.

Em junho de 1952, explorava a linha de lotação Estrada de Ferro – Ipanema. No mesmo ano transfere suas operações para a linha de lotação Barão de Drummond – Leblon, com 13 carros de 13 e 16 passageiros. Em julho de 1954 a linha era operada com 17 carros.


Lotações parados num dia de greve no final da década de 1950
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Por volta de 1955 a empresa foi transformada em sociedade anônima.

Em 1964, a linha de lotação Barão de Drummond – Leblon é numerada ganhando a vista 434 (Grajaú-Leblon). Ao longo do ano, sua frota foi substituída por ônibus.


Linha 434 na Praça Eugênio Jardim, Copacabana, em 1966
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 1968, assume a operação da Linha 464 (Francisco Sá – Jardim de Alá), após o fim da Viação Francisco Sá.


Interior de um carro da linha 434 em 1969
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã







Praia de Botafogo em 1969
Foto Arquivo Nacional


Em abril de 1969, inaugura os 5 primeiros ônibus modelo Vieira "Alfacinha" na linha 434 (Grajaú – Leblon).



Modelo Metropolitana Novo Rio, apelidados de Alfacinha

Praça Edmundo Rego, Grajaú, na década de 1970. 
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 17 de janeiro de 1976, com o objetivo de desafogar o trânsito no centro da cidade, são inauguradas as linhas 432, 435 e 475, via túnel Santa Bárbara, desmembradas respectivamente das linhas 433, 434 e 474. Já circulavam pelo Túnel Santa Bárbara as linhas 416 (Usina-Forte de Copacabana), 454 (Grajaú-Leblon), 456 (Meyer-Copacabana), e 485 (Olaria-Copacabana).

Linhas em novembro de 1978

434 - Grajaú - Leblon
435 - Grajaú - Leblon, via Túnel Santa Bárbara
464 - Maracanã - Jardim de Alá

Na década de 1980, adota nova pintura de cor alaranjada, para instalação de painéis publicitários.

Em 1981, assume a linha 310 (Praça XV – Del Castilho), substituindo a Viação Forte.


Ponto final da linha 435 na Avenida Ataulfo de Paiva em julho de 1982

Linha 434 na rua do Cattete em julho de 1982


A Empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 120
Linhas em operação: 4
Passageiros/mês: 2.199.061


Linhas da Estrela Azul em 1985
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Em 2 de agosto de 1987, com o fim da Colúmbia Auto Ônibus, a Estrela Azul assume 3 linhas:

292 - Castelo - Inhaúma
296 - Castelo - Irajá
299 - Castelo - Inhaúma

A linha 299, no entanto, praticamente não chegou a ser operada, sendo logo extinta.

Ainda em 1987, inaugura a linha 311 (Praça 15 – Inhaúma), substituindo a linha 299,  logo prolongada até Cavalcanti e por volta de 1990 até Engenheiro Leal.

Na década de 1990, a empresa adota nova pintura, com estrela azul e fundo branco.

Matéria - O Laranja Mecânica

Em 28 de março de 1992, são inauguradas as linhas de micro-ônibus 502 (Leblon – Rio Sul) via Lagoa e 503 (Leblon – Rio Sul) via praça General Osório, operadas em pool pelas empresas Braso Lisboa, Verdun, São Silvestre e Estrela Azul, cada uma com 5 carros. O serviço, com poltronas mais confortáveis e música ambiente, tinha tarifa seletiva de Cr$ 1.060, contra a tarifa de Cr$ 300 do ônibus comum.

Em 2 de dezembro de 1994, início da operação das duas linhas  de micro-ônibus seletivos denominados de Lagoa Orla, S-504 e S-505, entre a Gávea o o centro comercial Rio Sul, operadas em pool pelas empresas Vila Isabel, São Silvestre, Estrela Azul, Braso Lisboa, Alpha, Verdun e Real, com veículos modelo Carolina, em maioria, e Senior G4. Tarifa de 1,45 R$, quase três vezes o valor da tarifa de ônibus convencional. Em março de 1996, as duas linhas com frota de 16 veículos, com 15 assentos cada, transportavam uma média de 2.100 passageiros/dia.

Na década de 2000, inaugura os primeiros ônibus convencionais com ar-condicionado.





Em junho de 2007, a Estrela Azul adquire novos carros Neobus Spectrum City com relógio digital no interior do veículo, uma novidade na frota municipal.

Em 2008, é inaugurada a linha 436 (Grajáu - Leblon), via Túnel Rebouças.

Em 21 de fevereiro de 2011, é inaugurado o corredor BRS (Bus Rapid System) da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Em função do novo corredor, são inauguradas novas linhas com serviços parciais, entre elas a  423 (Grajaú-Real Grandeza) parcial da linha 434. 

Linhas em dezembro de 2011, com 150 ônibus:

292 - Praça 15 – Engenho da Rainha
296 - Castelo - Irajá
310 - Praça 15 - Engenho da Rainha
311 - Praça 15 – Engenheiro Leal, via Cavalcanti
356 - Del Castilho - Praça 15
402 - Engenho da Rainha - Gávea
423 - Grajaú - Real Grandeza, circular
425 - Grajaú - Real Grandeza, circular, via Túnel Santa Bárbara
434 - Grajaú - Leblon
435 - Grajaú - Gávea, via Túnel Santa Bárbara
436 - Grajaú - Leblon, via Túnel Rebouças, antiga variante da 434
464 - Maracanã - Leblon
467 - Maracanã - Praia de Botafogo, circular
503 - Botafogo - Alto Leblon, circular, via Botafogo

Em dezembro de 2011, a linha 296 foi transferida para a Pavunense.

Em 28 de novembro de 2015, a linha 434 (Grajaú-Leblon) foi  encurtada recebendo a vista 434 (Grajaú-Botafogo) circular, passando a retornar na Praia de Botafogo, na altura do Viaduto Pedro Álvares Cabral.

Linhas em maio de 2018

292 - Castelo – Engenho da Rainha
SP 292 - Engenho da Rainha – Candelária, circular   
311 - Candelária - Engenheiro Leal, via Cavalcanti, circular 
SP 311 - Candelária - Del Castilho, circular    
434 - Grajaú - Siqueira Campos, via Lapa, circular 
435 - Grajaú – Gávea, via Túnel Santa Bárbara 
436 - Grajaú – Leblon, via Túnel Rebouças     
464 - Maracanã - Copacabana, circular 
503 - Leblon - Gávea

Após greve de funcionários, a Estrela Azul encerra suas operações e declara falência em 4 de fevereiro de 2019, quando transportava diariamente cerca de 30 mil passageiros em 5 linhas, logo assumidas em pool pelas empresas Alpha, Braso Lisboa, Caprichosa, Gire, Estrela, Pavunense, Tijuca, Nossa Senhora das Graças e Real Auto Ônibus:

292 - Engenho da Rainha - Castelo, circular
311 - Engenheiro Leal - Candelária, via Cavalcanti
434 - Grajaú - Siqueira Campos
435 - Grajaú - Gávea
464 - Maracanã - Siqueira Campos

Prefixos da Frota

45 00
55 000

Garagens

Rua Luís Barbosa, 55, Vila Isabel  (década de 1950)
Rua São Paulo, 120, Sampaio


REFERÊNCIAS:

Acachorrado. Última Hora. Rio de Janeiro. 28 junho 1952. p.10.

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

Salve-se quem puder. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 28 julho 1954. p.3.

Capotagem espetacular de um lotação na Praia do Flamengo. A Noite. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1961. p.4.

Transportes Estrela Azul S.A. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 01 junho 1962. p.13543.

Com vistas ao Departamento de Concessões. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 04 fevereiro 1955. Primeira Seção. p.6.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.

Microônibus da orla vazios na primeira semana. O Globo. Rio de Janeiro. 06 abril 1992. Jornais de Bairro. p.5.

Página lançada em 11 de junho de 2018.

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