Alpha


Auto Viação Alpha S.A.
Desde 1961

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 25 de agosto de 1961 atendendo às determinações do governo do estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada através de Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 25  de março de 1961, com frota inicial de 40 lotações, que exploravam a linha Usina – Copacabana.

O capital social da empresa, de 20 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 40 lotações usados, cada um avaliado em 500 mil cruzeiros dos seguintes proprietários individuais: 

Lúcio Augusto Teixeira, brasileiro
Manoel Cardoso Pereira, português
João Rodrigues de Almeida, brasileiro
Antonio de Matos Lourenço, português
José Pinto Jorge, português
Abraão da Fonseca, português
Sebastião Monteiro, brasileiro
Giorgio Bottino, italiano
Américo Antonio Pires, brasileiro
Nilton Magalhães, brasileiro
Antonio da Silva Rebelo, português
Helcio Carneiro de Morais, brasileiro
Wilson Marques de Souza, brasileiro
Joaquim da Silva Larangeira, português
Higino Miranda da Silva, português
Alcebíades Moreira da Silva, português
Elnar de Sá e Lima Pereira, brasileiro
José Braulino de Freitas, brasileiro
Matheus Simonim Filho, brasileiro
Serafim Marques da Silva, português
José Fernandes, português
Bottino Luigi, italiano
José Baptista de Oliveira, brasileiro
João Sant´Anna, português
José Maria Soares Duarte, português
Manoel de Souza Pinto, português
Armindo de Souza Pinto, português
José Alberto Guedes, brasileiro
Victor Xavier Guidine, brasileiro
Manoel Quaresma, português
Bernardino Gomes Rebelo, português
Aurélio Quaresma, português
Antoine Spyrdion Romanos, brasileiro
José Avelino Lopes, português
Alfredo Gallina, brasileiro
Waldemar da Silva Fortes, português
Carlos Pinto Jorge, português
Gesus Guidine, brasileiro
Eduardo Pinto Cardoso de Menezes, português
Manoel D´Amaral, português

Proprietários dos 40 lotações com os seguintes números de ordem: 58, 314, 474, 536, 1046, 1102, 1112, 1125, 1126, 1132, 1158, 1173, 1175, 1233, 1235, 1243, 1256, 1270, 1271, 1272, 1274, 1275, 1291, 1293, 1335, 1336, 1337, 1414, 1500, 1607, 1608, 1611, 1642, 1657, 1669, 1686, 1719, 1729, 2282 e 2349.

A empresa inicia suas operações com a linha Usina – Copacabana, ainda com os antigos lotações. A Alpha só iniciou a operações de seus primeiros ônibus em novembro de 1962, com 10 carros modelo Metropolitana Guanabara ano 1962.

Em meados de abril de 1962, dentro do programa Operação Tijuca, em caráter experimental, o Departamento de Concessões extinguiu a linha de lotação Usina – Copacabana, sua única linha, criando em contrapartida duas novas linhas experimentais de lotação, a primeira, a Sáenz Peña – Carioca, com 28 carros, e a segunda, a Félix da Cunha – Carioca com 18 carros, ambas com ponto final na Avenida Chile. As duas novas linhas experimentais desagradaram os donos da empresa e foram logo extintas. A linha de lotação Usina – Copacabana foi então reativada com a nova numeração 104.

Em novembro de 1962, a Fábrica de Carrocerias Metropolitana entregou à Alpha os primeiros 10 ônibus para a linha 104 (Usina - Copacabana). Entram em operação em 29 de novembro de 1962. 


Correio da Manhã, 20/11/1962


Receitas por linhas da Empresa em 1962 (Cr$)

104 (Usina - Copacabana) 6.074.608,00
Carioca – Félix da Cunha 2.751.020,00
Carioca – Sáenz Peña 4.119.670,00

Em novembro de 1962, a Alpha inaugurou sua segunda linha de coletivos, a Usina – Rio Comprido, ainda com lotações desativados da linha Usina – Copacabana.


Linha de lotação Rio Comprido - Usina na rua General Roca, na altura 
da Praça Sáenz Peña em novembro de 1962. Foto Arquivo Nacional


Em 1963, a linha 104 (Usina - Copacabana), explorada por ônibus e lotações foi prolongada até o Jardim de Alá. Em 26 de agosto de 1963 a numeração foi alterada para 415.


Linha de lotação Usina - Copacabana, na Avenida Graça Aranha, 
em dezembro de 1961. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã



Ponto final da linha 415 na Usina no segundo semestre de 1963
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Em 1964, a linha de lotação Rio Comprido - Usina foi transformada em linha de ônibus, recebendo a vista 616 (Rio Comprido - Usina).

Linhas e frota determinada em março de 1964

222 - Praça 15 - Usina, 20 lotações + 8 ônibus
415 - Usina - Jardim de Alá, 20 ônibus
616 - Rio Comprido - Usina, 20 lotações

Em primeiro de março de 1964, em função da proibição da de lotações na Zona Sul, a linha 415 (Usina - Jardim de Alá) passou a ser operada somente com ônibus. Os lotações remanescentes foram transferidos para a linha 222 (Praça 15-Usina) inaugurada no mesmo dia e extinta no segundo semestre de 1964.


Ponto final da linha de lotação 222 (Praça 15-Usina) na Avenida Alfred Agache 
em 04/03/1964. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Linha 415 (Usina - Leblon) no Aterro do Flamengo, em 1965
Carroceria Metropolitana Guanabara. Foto Augusto Antonio Dos Santos


Em 1967, a Alpha assumiu a linha 614 (Usina - Largo da Segunda-Feira), substituindo a CTC.

Em setembro de 1967, a Viação Alpha assumiu a linha 132 (Estrada de Ferro - Leblon), até então explorada pela Transportes São Bento.

Linhas e frota determinada em setembro de 1967

132 - Estrada de Ferro - Leblon, 20 carros
415 - Usina - Leblon, 32 carros
614 - Usina - Largo da Segunda Feira, via Barão de Mesquita, 2 carros
616 - Usina - Santa Alexandrina, 18 carros


Rua Uruguay em julho de 1968
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Linha 616 (Santa Alexandrina-Usina) na rua Conde de Bonfim, esquina com rua 
Guapeni, em 1969. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha 415 por volta de 1969

Ponto de ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana em 1969
Linha 132 (Estrada de Ferro - Leblon) da Viação Alpha
Carro Grassi ex-Transportes São Bento


Em 1972, assume a linha 202 (Praça Afonso Pena - Castelo), até então explorada pela Transportes Catumbi. A  tinha o seguinte itinerário: Terminal Erasmo Braga, Praça da República, Moncorvo Filho, Frei Caneca, Salvador de Sá, Heitor Carrilho, Frei Caneca, Carolina Reidner, Emília Guimarães, Van Erven, Chichorro, Catumbi, Itapiru, Azevedo Lima, Campos da Paz, Aristides Lobo, Barão de Itapagipe, Matoso, Barão de Iguatemi, Gonçalves Crespo, Afonso Pena, com ponto final na praça Castilhos França. 


Foto - Aterro do Flamengo em 1972

Linhas e frota determinada em 1973

132 - Estrada de Ferro - Leblon, 20 carros
202 - Praça 15 - Praça Afonso Pena, 17 carros
415 - Usina - Leblon, 32 carros
614 - Usina - Largo da Segunda-Feira, 6 carros
616 - Santa Alexandrina - Usina, 18 carros

Foto - Copacabana em meados da década de 1970

Em 1975 a Alpha inaugura sua primeira linha de ônibus especial com ar-condicionado (frescão), a 2041 - Castelo - Usina. No mesmo ano inaugurou a segunda linha de frescão, a 2042 - Castelo - Grajaú, com o seguinte itinerário: Terminal Menezes Cortes, Avenida Graça Aranha, Avenida Almirante Barroso, Avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, rua Visconde de Inhaúma, Avenida Marechal Floriano, Avenida Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, rua Pará, rua Senador Furtado, rua Maris e Barros, rua Almirante Cochrane, rua Santo Afonso, rua Antônio Basílio, rua José Higino, rua Barão de Mesquita, rua Uruguai, rua Maxwell, rua Barão de Mesquita, rua Barão do Bom Retiro, Avenida Engenheiro Richard e Praça Edmundo Rego. Volta: Praça Edmundo Rego, Avenida Engenheiro Richard, rua Gurupi, rua Borda do Mato, rua Uberaba, rua Gastão Penalva, rua Paula Brito, rua Barão de Mesquita, rua Uruguai, rua Conde de Bonfim, Praça Sáenz Peña, rua Almirante Cochrane, rua Pereira de Siqueira, rua São Francisco Xavier, Avenida Heitor Beltrão, rua Silva Ramos, rua Gonçalves Crespo, rua Felisberto Menezes, rua Maris e Barros, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Avenida República do Paraguay, rua Evaristo da Veiga, rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos e Terminal Menezes

Entre 1976 e 1977, a Alpha inaugurou a linha 414 (Usina - Leblon) via Túnel Rebouças, extinta em 1980.


Frescão em 1977


Linhas em julho de 1978

132         Estrada de Ferro - Leblon
202         Praça 15 - Colégio Militar
403         Rio Comprido - Jardim de Alá
410         Praça Varnhagem - Antero de Quental
414         Usina - Leblon, via Túnel Rebouças
415         Usina - Leblon
614         Usina - Largo da Segunda-Feira
616         Santa Alexandrina - Usina
2041 Castelo - Usina
2042 Castelo - Grajaú, via Sáenz Peña
2043 Castelo - Grajaú, via Vila Isabel

Em outubro de 1978, a linha 410 (Antero de Quental - Praça Varnhagem), com frota determinada de 27 carros,  foi vendida à Viação Verdun.

Em outubro de 1978, a linha 415 (Usina - Leblon), com 30 carros, foi transferida à Viação Carioca. O motivo seria a linha não ser lucrativa, dificultando a renovação da frota.

Em 1979, a Alpha inaugura a linha 404 (Rio Comprido - Jardim de Alá) com o seguinte itinerário: rua Sampaio Viana, Bispo, Praça Condessa Paulo de Frontin, Estrela, Itapiru, Doutor Agra, Catumbi, Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas, Alfred Agache, General Justo, Infante Dom Henrique, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Engenheiro Marques Porto, Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Teresa Aragão, Pudente de Morais, General San Martin, Afrânio de Mello Franco e Avenida Borges de Medeiros.


Linha 132 (Estrada de Ferro - Leblon)
Ponto final no Terminal Procópio Ferreira


Em 1980, a Alpha contava com 26 ônibus especiais com ar-condicionado. 

Entre 1980 e 1981, em função do empobrecimento da classe média, a frota de ônibus especiais com ar-condicionado foi reduzida de 26 para 16 carros. Os frescões foram suprimidos em 1982 após a inauguração das estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Sáenz Peña do Metrô.

Em 1981, a Viação Tijuca, que contava com frota de 92 ônibus, adquire da Viação Alpha as linhas 614 e 616 com frota determinada de 28 ônibus, passando assim a atender à exigência de frota mínima de 120 carros por empresa.

Em 1981, com o fim da Viação Carioca que não atendeu à exigência de frota mínima de 120, a Alpha assumiu as seguintes linhas:

401 - Rio Comprido - São Salvador, 14 carros
412 - Muda - Leme, via Túnel Santa Bárbara, 3 carros 
413 - Muda - Copacabana, 25 carros
415 - Usina - Leblon, 30 carros

Em 1982, a Viação Alpha restabeleceu a linha 412 (Muda - Copacabana) via túnel Santa Bárbara, com o seguinte itinerário: rua Ferdinando Laboriau, General Espírito Santo Cardoso, General Espírito Santo Cardoso, Amoroso Costa, Marechal Trampowski, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Largo Estácio de Sá, rua Estácio de Sá, Frei Caneca, Doutor Lagden, Túnel Santa Bárbara, Viaduto Engenheiro Noronha, Pinheiro Machado, Fernando Ferrari, Muniz Barreto, Professor Alfredo Gomes, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Princesa Isabel, Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Joaquim Nabuco, Vieira Souto e rua Francisco Otaviano. 

A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 144
Linhas em operação: 8
Passageiros/mês: 2.372.256

Em 1984, a linha 132 (Estrada de Ferro - Leblon) foi transferida para a Real Auto Ônibus.


Linhas da Alpha em setembro de 1984
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No primeiro semestre de 1986, foi criada a linha 201 (Santa Alexandrina - Praça 15), reforçando o atendimento no bairro do Rio Comprido. Em compensação, a linha 403 (Santa Alexandrina - Jardim de Alá), com itinerário concorrente, foi extinta em junho do mesmo ano.

Em setembro de 1987, a Alpha inaugura a linha 426 (Usina - Copacabana), praticamente com mesmo itinerário da linha 416 (Usina - Forte), operada precariamente pela CTC com apenas 4 carros. 


O Globo, 14/09/1987


Em 1991, foram adquiridos 13 novos ônibus monoblocos Mercedes Benz O-371. Entraram em operação em 24 de outubro de 1991 na linha 413 (Muda - Copacabana).


Monobloco Mercedes-Benz do Brasil O-371


Linhas em setembro de 1994

201 - Santa Alexandrina - Praça 15
202 - Colégio Militar - Praça 15
401 - Rio Comprido - São Salvador
404 - Rio Comprido - Jardim de Alá
413 - Muda - Copacabana
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Copacabana


Novo modelo GLS Bus Ciferal
Divulgação na década de 1990


Em 9 de setembro de 2004, foi inaugurada a linha de integração metrô-ônibus 413A (Sáenz Peña - Muda), renumerada para 626 em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal.

Em 8 de janeiro de 2005, foram inauguradas as linhas de integração metrô-ônibus 401A (Estácio - Rio Comprido) e 401B (Estácio - Rio Comprido) via Santa Alexandrina, renumeradas para 204 em 2010 e extintas em 2013.

Em 2010, a Alpha inaugurou a linha 202 (Rio Comprido - Praça 15) circular.

Linhas em setembro de 2010, antes da licitação:

201 - Santa Alexandrina - Praça 15, circular
401 - Rio Comprido - São Salvador
401A - Estácio - Rio Comprido
401B - Estácio - Rio Comprido, via Santa Alexandrina 
404 - Rio Comprido - Jardim de Alá
413 - Muda - Jardim de Alá
413A - Sáenz Peña - Muda
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Jardim de Alá, via túnel Santa Bárbara

Linhas em 2011

201 - Santa Alexandrina - Praça 15, circular
202 - Rio Comprido - Praça 15, circular, antiga variante da 201
204 - Estácio - Rio Comprido, circular, via Santa Alexandrina
401 - Rio Comprido - São Salvador
411 - Usina - Prado Junior, circular
413 - Muda - Jardim de Alá
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Jardim de Alá, via Túnel Santa Bárbara
626 - Praça Sáenz Peña - Muda

Em abril de 2011, com a inauguração do BRS (Bus Rapid Service) de Copacabana, para diminuir a circulação de veículos no bairro, foram inauguradas as seguintes linhas parciais:

120 - Central - Prado Junior
129 - Rodoviária - Praia de Botafogo, via túnel Santa Bárbara
411 - Usina - Prado Junior, parcial da linha 415 da Alpha
412 - Usina - Praia de Botafogo, parcial da linha 426 da Alpha
420 - Vila Isabel - Praia de Botafogo, parcial da 432 da Vila Isabel
421 - Vila Isabel - Prado Junior, parcial da 433 da Vila Isabel
423 - Grajaú - Real Grandeza, parcial da 434 da Estrela Azul
425 - Grajaú - Real Grandeza, parcial da 435 da Estrela Azul
436 - Grajaú - Leblon, antiga 434 via túnel Rebouças
439 - Vila Isabel - Leblon, antiga 438 via túnel Rebouças
454 - Meyer - Prado Junior, parcial da 455 da Verdun
458 - Meyer - Praia de Botafogo, parcial da 456 da Acari
459 - Abolição - Praia de Botafogo, parcial da 457 da Acari
467 - Maracanã - Praia de Botafogo, parcial da 464 da Estrela Azul
475 - Meyer - Prado Junior

Entre julho e agosto de 2013, por falhas na prestação dos serviços, 6 linhas da Translitorânea foram cassadas: 521, 522, 546, 591, 592 e 593. A prefeitura então decidiu reestruturar os itinerários das linhas que ligavam as favelas da Rocinha e do Vidigal à Zona Sul criando 5 novas linhas, operadas pelas seguintes empresas:

535 - Vidigal - Copacabana, via Avenida Niemeyer/Ipanema, Estrela AzulVila Isabel e Tijuca 
536 - Vidigal - Botafogo, via Avenida Niemeyer / Jockey, AlphaTransurbVila Isabel
537 - Rocinha - Leblon, via estrada da Gávea, Real Auto Ônibus
538 - Rocinha - Botafogo, via estrada da Gávea / Jockey, São Silvestre
539 - Rocinha - Leme, via estrada da Gávea / Copacabana, AlphaGire e Nossa Sra. das Graças

Em 2016, inaugura a linha 203 (Rio Comprido - Candelária), extinta em 2019.

Em 24 de maio de 2016, é inaugurada a linha 617 (Santa Alexandrina - Benfica) circular, com frota determinada de 12 carros e o seguinte itinerário: rua Santa Alexandrina, Praça Condessa Paulo de Frontin, Aristides Lobo, Haddock Lobo, rua Estácio de Sá, Hélio Beltrão, Ulysses Guimarães, Joaquim Palhares, João Paulo I, Paulo de Frontin, Radial Oeste, Viaduto de São Cristóvão, General Herculano Gomes, Almirante Baltazar, General Herculano Gomes, Pedro II, rua São Cristóvão, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Anna Nery, São Luiz Gonzaga, Horácio Cardoso Franco, Largo de Benfica, Senador Bernardo Monteiro, Ana Neri, São Luiz Gonzaga, Campo de São Cristóvão, Figueira de Mello, Pedro II, General Herculano Ramos, Almirante Baltazar, Viaduto de São Cristóvão, Radial Oeste, Teixeira Soares, Mirabeau, Souto Uchôa, Presidente Vargas, Carmo Neto, Salvador de Sá, rua Estácio de Sá, João Paulo I, Paulo de Frontin e rua Santa Alexandrina. A linha foi extinta em poucos meses.

Em meados de 2016, a tradicional linha 401 (Rio Comprido - São Salvador) foi extinta, sendo parcialmente substituída  em setembro de 2016 pela nova linha experimental de coleta de dados (LECD21) 134 (Santa Alexandrina - Largo do Machado) via Lapa, efetivada em novembro de 2017.


Linha 134 em novembro de 2017
Foto Portal Flumibuss RJ


Linhas em maio de 2018

201 - Santa Alexandrina - Castelo, circular, via Cruz Vermelha
202 - Rio Comprido - Castelo, circular
203 - Rio Comprido - Candelária, via Central
404 - Cordovil - Leblon, via Avenida Brasil, circular
415 - Usina - Leblon, circular
426 - Usina - Jardim de Alá , via Túnel Santa Bárbara
626 - Muda - Praça Sáenz Peña 

Em novembro de 2018, é apresentado o novo lay-out da frota, com a tradicional cor vermelha.

Em 3 de setembro de 2021, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro aceita o pedido de recuperação do Consórcio Intersul, composto por 11 empresas: Auto Viação Alpha S.A, Auto Viação Tijuca S.A, Empresa de Transportes Braso Lisboa Ltda, Gire Transportes Ltda, Real Auto-ônibus Ltda, Translitorânea Turística Ltda, Transportes Estrela Azul S.A, Transportes São Silvestre S.A, Transporte Vila Isabel S.A, Transurb S.A. e Viação Sáenz Pena S.A.

Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit

201 - Santa Alexandrina - Castelo, via Itapiru
202 - Rio Comprido - Praça 15, via Itapiru
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Jardim de Alá

Em 11 de agosto de 2022, a prefeitura confirmou a extinção das linhas 203 (Candelária - Rio Comprido) e linha 213 (Muda - Praça 15) paralisadas respectivamente desde 2019 e 2020.

Em 10 de março de 2022, a Alpha retoma suas operações na linha 133 (Rodoviária - Largo do Machado) via Rio Comprido, em pool com a Viação Nossa Senhora das Graças.

Em 30 de março de 2024, foi inaugurada a linha 161 (Terminal Gentileza - Ipanema) via Túnel Rebouças, em pool com a Transportes Braso Lisboa, com o seguinte itinerário: Terminal Gentileza, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto Engenheiro Freyssineti, Túnel Rebouças, viaduto Engenheiro Humberto Vital Bandeira de Melo, viaduto Saint Hilaire, Avenida Epitácio Pessoa,  Avenida Borges de Medeiros, rua Visconde de Pirajá, rua Farme de Moedo, rua Prudente de Morais, rua Montenegro, Avenida Epitácio Pessoa, viaduto Engenheiro Humberto Vital Bandeira de Melo, Túnel Rebouças, Viaduto Engenheiro Freyssineti, Avenida Francisco Bicalho e Terminal Gentileza.

Linhas em dezembro de 2024

117 - Cosme Velho - Central, via túnel Santa Bárbara, em pool com a Transurb
133 - Largo do Machado - Terminal Gentileza, em pool com a Nossa Senhora das Graças
161 - Ipanema - Termina Gentileza, em pool com a Braso Lisboa
201 - Santa Alexandrina - Castelo
202 - Rio Comprido - Castelo, circular
415 - Usina - Leblon
426 - Usina - Leblon, via túnel Santa Bárbara
539 - Rocinha - Leme, em pool com a Nossa Senhora das Graças
626 - Muda - Sáenz Peña

Em 4 de junho de 2025, foi inaugurada a linha 169 (LECD110) - Terminal Gentileza - General Osório em pool com a Viação Nossa Senhora das Graças com total de 7 carros, sendo 4 da Alpha.


Linha 415 (Usina - Leblon) em 18/08/2021
Carro Marcopolo Torino 2014 / Mercedes-Benz do Brasil OF 1721


Prefixos da Frota

Lotações (1961 a 1964): 60 00
Ônibus, desde 1962: 48 000

Garagem: rua Dona Romana, 130/138, Engenho Novo

CNPJ: 33.500.984/0001-29

Frota

1979        110 + 36 frescões


REFERÊNCIAS:

Auto Viação Alpha S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição, realizada no dia 25 de agosto de 1961. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 26 setembro 1961. Parte 1. p. 21331.

Auto Viação Alpha S.A. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 15 abril 1963. Parte 1. p.8536.

Auto Viação Alpha S.A. Relatório da Diretoria. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 27 abril 1964. Parte 1. p. 7856.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

De ônibus e seus caminhos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1973. p.6.

Fixados itinerários para ônibus de luxo. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 março 1975. p.5.

CIP desmente sindicato das empresas de ônibus e nega concessão de aumento logo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 outubro 1978. p.26.

Nas empresas, só oficinas e escritórios funcionam. O Globo. Rio de Janeiro. 04 julho 1979. p.15.

Tarifa alta afasta passageiro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1982. p.18.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.

Rio de Janeiro. Dados Gerais das Linhas por Tipo. Sistema Integrado de Transportes. Relatório Final. 1985. Jaime Lerner Planejamento Urbano. p.20.

Rio Comprido na justiça para conseguir transportes. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 28 agosto 1986. p.5.

As mesmas queixas em vários bairros. O Globo. Rio de Janeiro. 11 novembro 1986. Jornal de Bairro. p.20.

Empresa particular reforça a linha 416. O Globo. Rio de Janeiro. 14 setembro 1987. Jornal de Bairro. p.11.

Retirada da linha 616 gera protestos. o Globo. Rio de Janeiro. 25 junho 1991. Jornal de Bairro. p.17.

Novos veículos ligam Muda a Copacabana. O Globo. Rio de Janeiro. 05 novembro 1991. Jornais de Bairro. p.22.

Guia do Passageiro de Ônibus. 1ª Edição. Rio de Janeiro. Setembro/1994. Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.

Integração cresce e torna o Rio menor. O Globo. Rio de Janeiro. 15 dezembro 2006. p.26.

Agradeço a colaboração do Sr. Augusto Antonio Dos Santos, do site Ponto de Ônibus, que gentilmente cedeu a foto de 1964 para ilustração da página.

Página lançada em 5 de abril de 2018.

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