Real


Lotações Real Ltda. 
Real Auto Ônibus S.A.

Desde 1953

Histórico

Empresa de transporte coletivo municipal fundada em 9 de junho de 1953. Inicia suas operações com frota de lotações.

Através de despacho do Prefeito, exarado em 30 de novembro de 1956, recebe autorização para operação de ônibus na linha de lotação Hospital dos Servidores - Copacabana, via Estrada de Ferro. 


Lotações Real em 1957
Foto Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte


Em meados de 1957, inicia suas operações na linha de ônibus 112 (Hospital dos Servidores - Forte de Copacabana), via Estrada de Ferro, paralisada desde o início de 1957, pela Limousine Federal, concessionária da linha. 

A Limousine Federal, em paralelo, explorava a linha 12 (Estrada de Ferro - General Osório), com itinerário semelhante.


Ciferal Urbano lançado em 1960

Divulgação em 1960
Coleção Felipe Ribeiro


Em 8 de outubro de 1963, a Real anunciava nos classificados do Jornal do Brasil a venda de ônibus Mercedes Benz com carrocerias Metropolitana, Ciferal e Grassi.


Linha 121 (Hospital Servidores - Copacabana)
Carro Cirb IV Centenário lançado em 1965

Linha 121 (Hospital Servidores - Copacabana) em 1965
Foto Augusto Antonio dos Santos

Rua Mariz e Barros em 1967


Em 1968, a Real assumiu a linha 226 (Carioca - Grajaú) até então explorada pela Auto Viação Leme. No ano seguinte foi inaugurou a linha 127 (Rodoviária - Copacabana).

Receita de Passageiros em 1969 (NCr$)

121 - 1.266.454,92
127 - 1.417.640,13
226 - 1.365.181,61


O Jornal, 02/04/1971

Linha 226 (Carioca-Grajaú) no ponto final da Praça Edmundo Rêgo, no Grajaú
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha 226 no Largo da Carioca em 1973
Foto Jean Gottmann
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Linhas e frota determinada em 1973

121 - Hospital dos Servidores - Copacabana, 24 carros
127 - Rodoviária - Copacabana, 23 carros
226 - Carioca - Grajaú, 25 carros

Em 1974, assume a operação da Linha 178 (Harmonia - Gávea), até então explorada pela Matias. Na mesma ocasião a linha 226 (Grajaú - Carioca) foi transferida da Real pra Viação Tijuca.

No mesmo ano, inaugura a linha 177 (Harmonia - Mourisco) com o seguinte itinerário: Praça Coronel Assunção, Antônio Lage, Venezuela, Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Largo da Glória, Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, Ministro Tavares Lira, Conde Baependi, Marquês de Abrantes e Praia de Botafogo até a rua Voluntários da Pátria.

Em março de 1975, a Real, que detinha a exclusividade de operação de linhas de ônibus especiais entre o Leme e São Conrado, inaugura sua primeira linha de frescão, a 2015 (Castelo - Leblon), com frota de 10 ônibus rodoviários com ar-condicionado, modelo Marcopolo II, com tarifa de 5 cruzeiros. Em maio do mesmo ano foi inaugurada a segunda linha, a Castelo - Jardim de Alá.



Carro Marcopolo II das primeiras linhas especiais com ar-condicionado 

Obras de construção do viaduto da Perimetral na Praça Mauá  por volta de 1975
Linha 177 (Harmonia - Mourisco) circular
Foto Arquivo Municipal


Em setembro de 1975, inaugura a linha de frescão 2015 (Rodoviária - Leblon). Em dezembro do mesmo ano, contava com a maior frota de frescões da cidade, com cerca de 60 ônibus e 6 linhas.

Em janeiro de 1976, em pool com a Transportes Paranapuan, inaugura a linha de ônibus especial com ar-condicionado entre o Hotel Nacional e o Aeroporto Internacional, via Aeroporto Santos Dumont, com tarifa de 16 cruzeiros.


O Globo. 20/01/1977, p.6.

Terminal Menezes Cortes em 1978


Em novembro de 1978,  a Real inaugura a linha especial, com ar-condicionado, Estrada de Ferro - General Osório.


Linha Estrada de Ferro - General Osório, com ponto final próximo da lanchonete Chaplin, localizada na rua Visconde de Pirajá


Em 1979,  inaugura a Linha 126 (Rodoviária-Copacabana) via Túnel Santa Bárbara.

Em fevereiro de 1981, com frota de 195 ônibus, explorava as seguintes linhas:


No dia 22 de setembro de 1981,  inaugura a linha 179 (Estrada de Ferro-Alvorada) via Jockey e avenida Sernambetiba, junto com a pré-operação do Terminal Alvorada.




No dia 6 de outubro de 1981,  a Real Auto Ônibus adquire a empresa Castelo Auto Ônibus, assumindo a operação das linhas 123 (Mauá-Jardim de Alá), 128 (Estrada de Ferro-Antero de Quental), 172 (Rodoviária-Leblon) e 173 (Rodoviária-Leblon) via Túnel Santa Bárbara.

No dia primeiro de fevereiro de 1982,  a CTC passa operar as linhas de integração metrô-ônibus M-21 e M-22 sem a participação de empresas particulares. Na linha M-21 da frota de  14 ônibus, 6 eram operados por empresas privadas. As linhas operavam com intervalos de até 5 minutos nos horários de maior movimento. As empresas particulares Mosa, Real, São Silvestre, Uruguai e Columbia, que operavam com o total de 14 ônibus,  cancelaram os contratos alegando prejuízos no repasse dos percentuais da tarifa de integração. 

Em 1982, a Real inaugura a linha 170 (Gávea-Harmonia) circular, via Estrada de Ferro, com o seguinte itinerário: rua Mary Pessoa, Praça Augusto de Lima, Marquês de São Vicente, Vice-Governador Rubem Berardo, Padre Leonel Franco, retorno sob viaduto Autoestrada Lagoa-Barra, Padre Leonel Franca, Praça Sibelius, Rodrigo Otávio, Jardim Botânico, rua Humaitá, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Senador Vergueiro, Cattete, Largo da Glória, Beira Mar, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça Duque de Caxias, Praça Cristiano Otoni, rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rivadávia Corrêa, Gamboa, Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção, Antônio Lage, Venezuela, Sacadura Cabral, Rio Branco, Beira Mar, Largo da Glória, Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, Ministro Tavares Lira, Conde Baependi, Marques de Abrantes, Praia de Botafogo, São Clemente, rua Humaitá, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente, Estrada da Gávea, Cedro e rua Mary Pessoa. Em 1988, foi prolongada até a Rodoviária.


Linha 128 (Rodoviária-Antero de Quental) via Copacabana 
em frente à Rodoviária Novo Rio em 1982
Carro Condor Tocantins fabricados a partir de 1981


A Empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 209 convencionais e 86 especiais
Linhas em operação: 11 convencionais e 9 especiais
Passageiros/mês: 4.133.520 convencionais e 280.192 especiais

Em 1984 o atendimento das linhas especiais com ar-condicionado pra Barra da Tijuca é reduzido, sendo extintas as linha 2051 (Castelo-Alvorada) e 2146 (Aeroporto Internacional-Alvorada), restando apenas a linha  pioneira 2113 (Castelo-Taquara) da Viação Redentor. A linha 2146 é cortada em São Conrado, sendo transformada na linha 2018 (São Conrado-Alvorada).

Em 1984 a Real assumiu a linha 132 (Estrada de Ferro-Leblon), até então explorada pela Viação Alpha.


Linhas convencionais da Real em setembro de 1984
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Em 1985 a linha especial com ar-condicionado 2018 (Aeroporto Internacional- São Conrado),  é prolongada até o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

Em 10 de dezembro de 1985, a Real,
junto com outras 5 empresas de ônibus municipais e 11 da Região Metropolitana, foi encampada pelo Estado, na gestão do governador Leonel Brizola.

Linhas em dezembro de 1985


O Globo, 11/12/1985


Em primeiro de fevereiro de 1986, a Real inaugura a linha a 110 (Rodoviária - Lebloncom 20 carros Padron Alvorada e o seguinte itinerário: Terminal Padre Henrique Otte, Avenida Cidade de Lima, Professor Pereira Reis, Viaduto São Sebastião, Salvador de Sá, Praça Reverendo Álvaro Dias, rua Estácio de Sá, João Paulo I, Paulo de Frontin, Túnel Rebouças, Borges de Medeiros, General San Martin e Praça Antero de Quental. Volta: Praça Antero de Quental, Bartolomeu Mitre, Tubira, Doutor Marques Canário, Mario Ribeiro, Borges de Medeiros, Túnel Rebouças, Paulo de Frontin, Haddock Lobo, rua Estácio de Sá, Praça Reverendo Álvaro Reis, Frei Caneca, Viaduto São Sebastião, rua Santo Cristo, Cordeiro da Graça, Equador e Terminal Padre Henrique Otte. Tarifa de Cr$ 1.300.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Secretário de Transportes, Brandão Monteiro, e do arquiteto Jaime Lerner.

Em fevereiro de 1986, ainda com a empresa encampada pelo Governo do Estado, a operação das linhas 462 (São Cristóvão-Copacabana)  e 463 (São Cristóvão -Copacabana)  foi transferida da CTC para a Real. 

Em maio de 1986, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro  contava com apenas duas empresas com linhas especiais com ar-condicionado. O serviço era considerado decadente, com intervalos irregulares e péssimo estado de conservação dos veículos. Apenas as empresas Real com 9 linhas e a Limousine Carioca, com uma linha entre Caxias e o Castelo, operavam frescões. A Redentor, também encampada operava duas linhas especiais, Taquara-Castelo e Praça Seca-Castelo, sem ar-condicionado.  

Em 1987, assume a operação da linha diametral 460 (São Cristóvão-Leblon) via túnel Rebouças, até então explorada pela CTC.

Em setembro de 1988, em função do empobrecimento da classe média, foram extintas 4 linhas frescão:

2011 - Castelo-Leme
2012 - Castelo-Bairro Peixoto
2013 - Castelo-Copacabana
2014 - Castelo-Ipanema


O Globo, 20/04/1996


Permaneceram em operação as linhas 2015 (Castelo-Leblon), que teve seu itinerário alterado, deixando de passar na Lagoa, para cobrir os antigos itinerários, e as linhas 2017 (Rodoviária-Leblon), 2018 (Alvorada-Aeroporto Internacional) e 2145 (Aeroporto Internacional - Aeroporto Santos Dumont).

Em 1988, a linha 170 (Harmonia-Gávea) foi prolongada até a Rodoviária.

Em 1990, a Real era a única empresa a operar linhas de frescão na cidade, com 45 carros em 4 linhas: 

2016 - Castelo-São Conrado
2017 - Rodoviária-Leblon
2018 - Aeroporto Internacional – Alvorada
2145 - Aeroporto Internacional – Aeroporto Santos Dumont

No auge da operação dos frescões na década de 1970, a Real chegou a operar com 80 veículos.




Em julho de 1993, renovando sua frota,  a Ral adquire 60 unidades do Volksbus, operando inicialmente na linha 460 (São Cristóvão - Leblon). A empresa contava com frota de cerca de 300 ônibus.

No dia primeiro de março de 1994, início da operação dos primeiros 30 novos carros, pintados de amarelo,  nas linhas radiais sul 121, 123, 125 e 132, das empresas Real e Saens Peña.


Acervo Panorama Coletivo


Em 2 de fevereiro de 1995, inauguração  do Corredor Sul, entre o Centro e o Leblon, via Copacabana, com alguns trechos de faixas preferenciais para ônibus. No mesmo dia a Real inaugurou os ônibus GLS Bus Ciferal junto da nova pintura amarela. 


Avenida Nossa Senhora de Copacabana em 1996
Novos carros Ciferal GLS Bus
Foto Marcelo Cardoso
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Em março de 1995, inaugura a linha especial com ar-condicionado 2016 (Mandala - Castelo).

Em 2 de dezembro de 1995, início da operação das duas linhas  de micro-ônibus seletivos batizados de Lagoa Orla, S-504 e S-505, entre a Gávea o o centro comercial Rio Sul, operadas em pool pelas empresas Vila Isabel, São Silvestre, Estrela Azul, Braso Lisboa, Alpha, Verdun e Real, com veículos modelo Carolina, em maioria, e Senior G4. Tarifa de 1,45 R$, quase três vezes o valor da tarifa do ônibus convencional. Em março de 1996, as duas linhas com frota de 16 veículos de 15 lugares, transportavam diariamente cerca de 2.100 passageiros.

Em janeiro de 1997 a Real adquiriu os primeiros micros Marcopolo Senior GV com ar-condicionado e poltronas reclináveis para uso em linhas especiais.

Em 1997, foi reativada a linha 2011 (Rodoviária - Leme) com frota de ônibus convencionais com ar-condicionado.


Praia do Flamengo na segunda metade da década de 1990
Foto Marcelo Cardoso
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Em 22 de abril de 2002 a Real inaugura sua nova frota de ônibus com ar-condicionado e motor traseiro na linha 132 (Leblon - Central). Em 24 de maio de 2002, a linha 127 (Rodoviária - Copacabana) recebeu os primeiros carros do mesmo modelo.


Terminal da Gávea/PUC em março de 2003
Foto Marcelo Cardoso
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Foto - Linha 132 no Leblon em março de 2003


Linha 2011 (Rodoviária-Leme)  na Praia do Flamengo em 2004
Modelo Marcopolo Torino com chassi Volkswagen Volksbus 17.240OT


Passagem de frescão em 2004
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Em 2004, início da operação de mais 30 ônibus convencionais com ar-condicionado e motor traseiro, modelo Caio Apache Vip, na Real Auto Ônibus. 


Linha 2016 (Rodoviária - Mandala) em 2004
Modelo Caio Apache Vip com chassi Volkswagen 17.240 OT


No dia 12 de janeiro de 2005, o prefeito César Maia proíbe o uso de ônibus convencionais com ar-condicionado nas linhas de frescões, cancelando um medida que ele próprio havia tomado há 2 anos atrás. Com o novo regulamento as linhas que até então operavam ônibus convencional  com ar puderam continuar a circular, desde que os veículos não fossem substituídos por novos carros convencionais com ar.

Em março de 2005, a Real reduziu a tarifa dos frescões da Zona Sul de 3 para 2 reais, a mesma tarifa do Metrô e 30 centavos mais cara que a do ônibus convencional com ar-condicionado.

Em 12 de junho de 2006, na linha especial 2015 (Castelo - Leblon), início da operação dos novos carros Marcopolo Ideale 770, montados sobre chassis VW 15-180 EOD, com motor dianteiro, novo lay-out externo, ar-condicionado, poltronas reclináveis e capacidade para 35 passageiros.

No final de 2006, alguns frescões da Real ainda circulavam com o antigo lay-out externo, em vigor desde a inauguração da primeira linha de frescão em 1975. Em 2007, apenas os micros das linhas especiais circulavam com a antiga pintura.

Em 5 de fevereiro de 2007, início da operação da linha de integração metrô-ônibus Pan-07 -  Metrô Siqueira Campos – Barra da Tijuca, com tarifa de R$ 3, operada em pool pelas empresas Jabour, Real, Amigos Unidos, Pégaso  e  Redentor, com 4 carros com ar-condicionado por empresa, totalizando 20 carros.

Em abril de 2007, a  Real Auto Ônibus é a primeira empresa a operar os novos carros modelo Marcopolo Torino de quinta geração, com motor dianteiro VW 17-230 OD e suspensão deficiente, nas linhas 127 (Copacabana – Rodoviária) e 179 (Alvorada – Rodoviária).  Na linha 127 substituem os antigos modelos Marcopolo Torino de motor traseiro e ar-condicionado que operavam na linha desde 2002, que apesar de antigos eram mais confortáveis.

Quadro - Linhas Especiais em maio de 2007

Em dezembro de 2007, a linhas 2016 (Castelo-Mandala) é prolongada até o Condomínio Barra Sul. 


Linha 175 (Central - Alvorada) via Sernambetiba em 2004

Linha 2014 (Gávea - Praça Mauá) em setembro de 2004


No início de 2008, adquire 20 novos ônibus com carroceria Marcopolo Torino com motor dianteiro chassi VW 17-230 EOD, sendo 12 com ar-condicionado, entregues no mês de março, que entraram em operação na linha 2016 (Castelo-Barra Sul) substituindo os modelos Apache Vip com ar-condicionado de motor traseiro.

Em agosto de 2009, inicia a operação de 40 novos ônibus especiais com ar-condicionado e nova identidade visual, pintados de azul marinho, apelidados de serviço “Premium”. Os novos carros, modelo Marcopolo com capacidade para 35 passageiros sentados, contava com poltronas reclináveis, monitor  de vídeo LCD, internet sem fio e janelas panorâmicas. Começaram a circular  pelas linhas Alvorada-Galeão, Leblon- Castelo e Leblon-Rodoviária. Os novos ônibus apesar de todos os itens de conforto, não contava com suspensão adequada para o transporte de passageiros, sendo considerado um grande retrocesso em matéria de transporte, ainda mais nas ruas esburacadas do Rio de Janeiro. Os novos carros circulavam, inicialmente,  na linha seletiva do aeroporto 2018 (Alvorada-Aeroporto Internacional), com tarifa de 7 reais. Em função da  péssima qualidade da suspensão metálica (a molas),  contribuíam, ainda mais,  na construção da imagem negativa terceiro-mundista da cidade, sem necessidade, pois a indústria nacional dispõe de veículos mais confortáveis. Mesmo os antigos modelos de frescões da mesma empresa, adquiridas na década de 1970,  eram mais confortáveis. Em novembro de 2013 a empresa começou a substituir a pintura dos carros Premium pela nova pintura para linhas especiais do município, com a mesma estampa azul , mas com a escrita Executivo.

Em agosto de 2009, adquire o modelo Caio Apache Vip II.

Linhas em julho 2010

110 - Rodoviária - Jardim de Alá, circular, via Túnel Rebouças
111 - Rodoviária - Jardim de Alá, circular, via Elevado/Túnel Rebouças
121 - Central - Copacabana
123 - Mauá - Jardim de Alá
126 - Rodoviária - Copacabana, via Jardim de Alá
127 - Rodoviária - Copacabana, via Aterro
128 - Rodoviária - Leblon, via Copacabana
132 - Central - Leblon, via Copacabana
170 - Rodoviária - Gávea
172 - Rodoviária - Leblon, via Jockey
173 - Rodoviária - Antero de Quental, via Túnel Santa Bárbara
178 - São Conrado - Rodoviária, via Central
179 - Central - Alvorada, via Humaitá/Sernambetiba
179 - Central - Recreio, via Humaitá/Sernambetiba
179 - Central - Recreio, via Linha Amarela
460A - São Cristóvão - Leblon, via Túnel Rebouças
462 - São Cristóvão - Copacabana, via Túnel Rebouças
463 - São Cristóvão - Copacabana, via Túnel Rebouças/Túnel Velho
504E - Leme - Gávea, circular
505E - Leme - Gávea, circular
2011 - Rodoviária - Leme
2014 - Gávea - Praça Mauá
2015 - Castelo - Leblon
2016 - Castelo - Barra Sul
2017 - Rodoviária - Leblon
2018 - Aeroporto Internacional - Alvorada
2019 - Castelo - Leblon
2145 - Aeroporto Internacional - Aeroporto Santos Dumont

Em outubro de 2010, com a licitação do novo sistema de transporte público por ônibus do município, algumas linhas da empresa foram renumeradas:

Linha                                                                                Nova Numeração

179 - Central - Alvorada, via Humaitá/Sernambetiba        309     
179 - Central - Recreio, via Linha Amarela                       315
2016 - Castelo - Mandala                                                  318

Também em 2010, inaugura a linha 317 (Central-Alvorada) via Túnel Santa Bárbara, extinta em 2016 com a racionalização das linhas da Zona Sul.

Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, a variante 110 (Rodoviária-Jardim de Alá) via Elevado/Túnel Rebouças foi renumerada para 111.

Em 2011, foi criada a empresa Premium Auto Ônibus, desmembrada da Real, com as seguintes linhas:

2015 - Leblon - Castelo
2017 - Leblon - Rodoviária
2018 - Alvorada - Aeroporto Internacional

Em outubro de 2011, a empresa recebe para testes um ônibus de piso baixo (low-entry) modelo Caio Induscar Mondego, que não foi incorporado à frota.

Linhas em 2011

110 - Rodoviária - Jardim de Alá, circular, via Túnel Rebouças
111 - Rodoviária - Jardim de Alá, circular, via Elevado/Túnel Rebouças
120 - Central - Prado Junior, circular
121 - Central - Copacabana, circular
123 - Praça Mauá - Jardim de Alá, circular
126 - Rodoviária - Copacabana, via Túnel Santa Bárbara
127 - Rodoviária - Copacabana, via Aterro
128 - Rodoviária - Praia de Botafogo, via Túnel Santa Bárbara
132 - Central - Leblon, via Aterro
170 - Rodoviária - Gávea
172 - Rodoviária - Leblon, via Jockey
173 - Rodoviária - Leblon, via Túnel Santa Bárbara
178 - São Conrado - Rodoviária, via Central
181 - São Conrado - Rodoviária, via Linha Amarela, antiga variante da 178
190 - Rodoviária - Leme, antiga 2011
309 - Central - Alvorada, via Humaitá/Sernambetiba
315 - Central - Recreio dos Bandeirantes, via Linha Amarela
316 - Central - Recreio dos Bandeirantes, via Humaitá/Sernambetiba
317 - Central - Alvorada, via Túnel Santa Bárbara
318 - Barra Sul - Castelo, antiga 2016
440 - Caju - Copacabana, circular, via Túnel Rebouças/Túnel Velho
442 - Maré - Copacabana, circular, via Praça Mauá
443 - Maré - Leblon, circular, via Central
444 - Maré - Copacabana, circular, via Túnel Santa Bárbara
460 - São Cristóvão - Leblon, via Túnel Rebouças
462 - São Cristóvão -  Copacabana, via Túnel Rebouças
463 -  São Cristóvão - Copacabana, via Túnel Rebouças/Túnel Velho
525 - General Osório - Alvorada, pool
955 - Maré - Alvorada, via Linha Amarela
957 - Maré - Alvorada, via Botafogo/Sernambetiba
2014 - Gávea - Praça Mauá
2015 - Castelo - Leblon, circular
2017 - Rodoviária - Leblon
2018 - Aeroporto Internacional - Alvorada
2101 - Aeroporto Internacional - Aeroporto Santos Dumont
2145 - Aeroporto Internacional - Aeroporto Santos Dumont
2918 - Aeroporto Internacional - Alvorada, via Linha Amarela

Em novembro de 2013, o ponto final da linha 318 (Barra Sul-Castelo) foi transferido do Castelo para a Central do Brasil.

Em 2014, inaugura a linha 016 (Santos Dumont-Cinelândia) integrada ao metrô, com o seguinte itinerário: Avenida Graça Aranha, Calógeras, Beira Mar, Trevo dos Estudantes, Aeroporto Santos Dumont, Trevo dos Estudantes, Marechal Câmara, Presidente Wilson, México, Nilo Peçanha e Avenida Graça Aranha.

Por volta de junho de 2015, mantendo a operação de uma única roleta, os motoristas passam a cobrar as passagens. Até então, nas demais empresas, os motoristas só cobravam nos novos carros com ar-condicionado e duas roletas entregues no final de 2014.

Em agosto de 2015, recebe os primeiros ônibus articulados modelo Viale BRT Marcopolo com chassi Mercedes Benz 0-500 MDA Blue Tec 5, para operação no BRT.

Em 2017, o itinerário da linha 101 (Troncal 10) Jardim de Alá - Cruz Vermelha foi alterado, deixando de passar na Praia do Flamengo para seguir pelo Largo do Machado.

Em 8 de setembro de 2018, foram reativadas as linhas circulares 581 (Urca – Leblon) e 582 (Urca – Leblon), paralisadas desde 29 de dezembro de 2017 após a falência da Viação São Silvestre.

Em abril de 2019, o Grupo Real, composto pelas empresas Real Auto Ônibus, Reitur Turismo, Premium Auto Ônibus e Real Transportes Metropolitanos tem seu plano de recuperação judicial aprovado pela 1ª Vara Empresarial da capital.

Em 2020, a Real abandona a linha 584 (Cosme Velho-Leblon), restabelecida em dezembro de 2021 pela Viação Tijuca.

Em 25 de junho de 2021, é reativada a linha Troncal 4, paralisada desde a decretação do estado de emergência da pandemia do novo coronavírus. A linha passou a ser operada em conjunto com a empresa Gire

Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit

100 - TR01 - Central - General Osório
106 - TR03 - Central - Leblon
108 - TR06 - Rodoviária - Ipanema, via Túnel Velho
110 - Rodoviária - Leblon, via Túnel Rebouças
112 - Rodoviária - Gávea, via Túnel Rebouças
181 - Rodoviária - São Conrado, via Linha Amarela
309 - Central - Alvorada
435 - Grajaú - Gávea
444 - Maré - Copacabana, só em horário de pico
460 - São Cristóvão - Leblon
462 - São Cristóvão - Copacabana
463 - São Cristóvão - Copacabana
538 - Rocinha - Leme
955 - Maré - Alvorada, via Linha Amarela


Apresentação dos novos carros junto com a nova pintura em outubro de 2018


Prefixos da Frota 

11 000, década de 1950
41 000

Garagens

Rua Arlindo Jabot, 30, Bonsucesso
Avenida do Canal 2 MD, Maré

CNPJ: 33.295.346/0001-13




REFERÊNCIAS:

Ônibus 112. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 09 novembro 1956. p.5.

Cartas à Redação. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 18 janeiro 1957. p.6.

Ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 outubro 1963. Caderno Automóvel. p.2.

Real Auto Ônibus S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 março 1970. Segundo caderno, p.11.

Barra terá 15 novas linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 17 setembro 1981. p.15.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.

Rio ganha nova linha expressa de ônibus: 110. O Globo. Rio de Janeiro. 02 fevereiro 1986. p.19.

Lagoa perde linha de ônibus para o Centro. O Globo. Rio de Janeiro. 05 setembro 1988. Jornal de Bairro. p.7.

30 Volksbus estão rodando na frota da Viação Real. Technibus. Junho/Julho 1993. p.10.

Circulação de novos ônibus é antecipada. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1994. p.20.

Página lançada em abril de 2018.

Comentários

Anônimo disse…
Boa tarde amigo.
Sua pesquisa é excelente!Teria algum contato com alguém da Real? Gostaria de saber mais sobre uma linha que rodou aqui no bairro.
Obrigado.
srsilva79@gmail.com