São Silvestre


Emprêsa de Transportes São Silvestre Ltda.
1955 - 2017

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 18 de janeiro de 1955 na cidade do Rio de Janeiro.

Inicia suas operações em duas linhas de lotação circulares: 

Glória - Leblon, via Jockey
Glória - Leblon, via Copacabana

Em 28 de maio de 1957, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a instalar sua garagem no posto de gasolina da rua Cabuçu,98, Lins de Vasconcellos. 

Em março de 1958, solicita o aumento da sua frota de lotações nas linhas Glória-Leblon. No mesmo ano, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas ganham as vistas CS-5 (Glória-Leblon) via Jockey e CS-6 (Glória-Leblon) via Copacabana. Com o CS indicando que a linha é circular sul.

Em 12 de outubro de 1962, a empresa foi transformada em sociedade anônima.


Lotação Glória - Leblon, via Jockey em Copacabana em 1962 
Seguido por um micro-ônibus da linha 25 (Jacaré-Ipanema) da Braso Lisboa


Em 1963, seguindo novo Plano de Transportes as linhas de lotação foram renumeradas ganhando as vistas: 

571 - Glória - Leblon, via Jockey
572 - Glória - Leblon, via Copacabana

Em março de 1964, com o fim dos lotações da Zona Sul, a empresa iniciou a substituição dos 15 lotações das linhas 571 e 572 por 16 ônibus. 

Os lotações remanescentes foram transferidos provisoriamente para a linha de lotação 248 (Camarista Meyer-Largo de Santa Rita) na Zona Norte, criada após a extinção da linha de bonde 82 (Tiradentes-Camarista Meyer).

No mesmo ano a linha de lotação tem sua frota substituída por ônibus, ganhando a vista 248 (Tiradentes - Camarista Meyer), sendo extinta em 1965.

Em 1968, com o fim da Viação Rio Comprido, a São Silvestre assume a linha 247 (Passeio - Camarista Méier), com frota determinada de 22 carros e o seguinte itinerário: rua do Passeio, Senador Dantas, República do Chile, Lavradio, Senado, Inválidos, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Dias da Cruz e rua Camarista Meyer.




Em 22 de maio de 1972, inaugura a linha 602 (Camarista Meyer-Maracanã) parcial da linha 247, extinta em 1976.

Linhas e frota determinada em outubro de 1973

247 - Passeio - Camarista Meyer, 22 carros
511 - Urca - Leblon, via Jockey, 12 carros
512 - Urca - Leblon, via Copacabana, 12 carros
571 - Glória - Leblon, 20 carros
572 - Glória - Leblon, 20 carros
602 - Camarista Meyer - Maracanã, 7 carros

Em dezembro de 1973, a São Silvestre adquire a Transportes Acre assumindo suas 5 linhas: 

511 - Urca – Leblon, via Humaitá. Itinerário: rua Cândido Gaffrée, João Luís Alves, Portugal, Osório de Almeida, Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo, retorno rua Farani, Praia de Botafogo, São Clemente, rua Humaitá, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont, Rodrigo Otávio, Visconde de Albuquerque, Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Bulhões de Carvalho, Júlio de Castilhos, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel Novo, Lauro Sodré, Wenceslau Braz, Pasteur, Ramon Franco, Marechal Cantuária, João Luís Alves e Cândido Gaffrée.

512 - Urca – Leblon, via Copacabana. Itinerário: rua Cândido Gaffrée, João Luís Alves, Portugal, Osório de Almeida, Pasteur, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Prudente de Morais, General San Martin, Visconde de Albuquerque, Visconde de Pirajá, Bartolomeu Mitre, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, rua do Humaitá, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, retorno rua Farani, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Severiano, Wenceslau Braz, Pasteur, Ramon Franco, Marechal Cantuária, João Luís Alves e Cândido Gaffrée.

521 - Vidigal – Mourisco, via Copacabana. Itinerário: Estrada Tambá (atual Presidente João Goulart), Niemeyer, Visconde de Albuquerque, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Francisco Sá, Nossa Senhora de Copacabana, Figueiredo Magalhães, Túnel Velho, Real Grandeza, General Polidoro, São João Batista, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, São Clemente, rua Humaitá, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont, Rodrigo Otávio, Visconde de Albuquerque, Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira, Visconde de Albuquerque, Niemeyer e Estrada Tambá.

522 - Vidigal – Mourisco, via Humaitá. Itinerário: Estrada Tambá (atual Presidente João Goulart), Niemeyer, Visconde de Albuquerque, Ataulfo de Paiva, Bartolomeu Mitre, Jardim Botânico, rua Humaitá, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, São Clemente, Real Grandeza, Túnel Velho, Siqueira Campos, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Prudente de Morais, General San Martin, Visconde de Albuquerque, Niemeyer e Estrada Tambá.

558 - Horto – Lido. Itinerário: rua Pacheco Leão, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont, Avenida Rodrigo Otávio, Visconde de Albuquerque, Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Francisco Sá, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Ministro Viveiros de Castro, Rodolfo Dantas, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth Prudente de Morais, General San Martin, Visconde de Albuquerque, Ataulfo de Paiva, Bartolomeu Mitre, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, Pacheco Leão, Barão Oliveira Castro, Marquês Sabará e rua Pacheco Leão.

Em outubro de 1974,  a São Silvestre permuta as linhas  521, 522 e 558 por duas linhas da Amigos Unidos:

583 (Cosme Velho – Leblon) via Humaitá. Itinerário: rua Cosme Velho, rua das Laranjeiras, Pinheiro Machado, Fernando Ferrari, Praia de Botafogo, Marquês de Olinda, Bambina, São Clemente, rua Humaitá, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont, Rodrigo Otávio, Visconde de Albuquerque, Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Francisco Sá, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel Novo, Lauro Sodré, Wenceslau Braz, Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo, Senador Vergueiro, Cattete, Largo do Machado, rua das Laranjeiras e rua Cosme Velho.

584 (Cosme Velho – Leblon) via Copacabana. Itinerário: rua Cosme Velho, rua das Laranjeiras, Ipiranga, Conde de Baependi, Marques de Abrantes, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Túnel Prefeito Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Prudente de Morais, General San Martin, Bartolomeu Mitre, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, rua do Humaitá, Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Farani, Pinheiro Machado, rua das Laranjeiras e rua Cosme Velho.

Em março de 1975, a São Silvestre inaugura sua primeira linha de ônibus especial (frescão), a 2024 (Castelo - Gávea) com 12 ônibus rodoviários com ar-condicionado, poltronas reclináveis e tarifa de 5 cruzeiros. O mesmo trajeto em ônibus convencional custava Cr$ 0,95.




A São Silvestre era a concessionária da Área 2 do serviço de linhas especiais, cobrindo os bairros da Gávea, Jardim Botânico, Botafogo, Urca, e Laranjeiras.

Em maio de 1975, inaugura sua segunda linha de frescão,  a 2021 (Praça Mauá - Laranjeiras). A terceira linha, a 2022 (Castelo - Urca), foi inaugurada em primeiro de novembro de 1975.

Em fevereiro de 1976, solicita permissão à prefeitura para implantar as linhas 569 (Glória-Leblon) via Jockey e 570 (Glória-Leblon) via Copacabana, ambas via Túnel Rebouças.

Linhas em novembro de 1978

247 - Passeio - Camarista Meyer
511 - Urca - Leblon, via Jockey
512 - Urca - Leblon, via Copacabana
569 - Largo do Machado - Leblon
570 - Largo do Machado - Leblon
571 - Glória - Leblon
572 - Glória - Leblon
583 - Cosme Velho - Leblon
584 - Cosme Velho - Leblon
602 - Camarista Meyer - Maracanã
2021 - Rodoviária - Laranjeiras
2022 - Castelo - Urca
2023 - Rodoviária - Hotel Nacional
2024 - Castelo - Hotel Nacional

Em 1978, a empresa contava com 44 carros especiais com ar-condicionado em 4 linhas. Em função do aumento das tarifas e perda do poder aquisitivo da população, em 1980 eram 33 carros em 3 linhas. Em 1981 foram desativados mais 5 ônibus, restando 28 em operação. Em 1982, as linhas funcionavam com 70% de capacidade ociosa.


Frescão na Avenida Rio Branco em 15/05/1980
Arquivo Nacional
 

Em outubro de 1981 a São Silvestre adquire a Viação Leblon, assumindo seus 300 funcionários e 4 linhas: 

119 - Praça 15 - Copacabana
154 - Praça 15 - Ipanema
184 - Estrada de Ferro - Laranjeiras
405 - Sáenz Peña - São Salvador

Em 1981, o ponto final da linha de frescão 2021 (Rodoviária - Laranjeiras) foi transferido da Rodoviária para a Praça Mauá.

Em primeiro de fevereiro de 1982, a CTC assumiu integralmente as linhas de integração metrô-ônibus M-21 e M-22, sem a participação de empresas particulares. Na linha M-21 da frota de  14 ônibus, 6 eram operados por empresas privadas. As linhas operavam com intervalos de até 5 minutos nos horários de maior movimento. As empresas particulares Mosa, Real, São Silvestre, Uruguai e Columbia, que operavam com o total de 14 ônibus,  cancelaram os contratos alegando prejuízos no repasse dos percentuais da tarifa de integração. 

Em 1982 a linha de frescão 2021 (Praça Mauá-Cosme Velho) é extinta, após a inauguração das estações Catete, Largo do Machado, Flamengo e Botafogo do Metrô, em 1981. 

No mesmo ano, a linha 2023 (Castelo-Gávea), via Jardim Botânico, foi reativada.

Também em 1982, as seguintes linhas foram vendidas para a Viação Verdun:

247 - Passeio - Camarista Meyer
405 - Sáenz Peña - São Salvador
602 - Camarista Meyer - Estácio, circular


Terminal Cosme Velho  em julho de  1982


Praça São Salvador em julho de 1982
Foto Donald Hudson

Ponto final da linha 571 na rua da Glória em julho de 1982


A São Silvestre  junto com as empresas Amigos Unidos e Palácio dividiam o mercado de linhas circulares da Zona Sul. Ambas empresas tinham layout com cores semelhantes (amarelo, azul e vermelho), identificadas pela população como linhas circulares.


Linha  2023 (Castelo - São Conrado) na Avenida Erasmo Braga em julho de 1982


A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 318 convencionais e 28 especiais
Linhas em operação: 14 convencionais e 4 especiais
Passageiros/mês: 5.527.674

Em 1983, a linha de frescão 
2023 (Castelo - São Conrado) foi suprimida por falta de passageiros.

Em 21 de agosto de 1984, visando facilitar o acesso ao novo Centro Popular de Comércio, o Camelódromo, a linha 154 (Largo de São Francisco - Ipanema) foi prolongada até a Praça Onze. 

Em 1984, em função do empobrecimento da classe média, foram extintas as duas últimas linhas de frescão da empresa:

2022 - Castelo - Urca
2024 - Castelo - Hotel Nacional

Em novembro de 1985, a São Silvestre contava com 346 ônibus, uma das maiores frotas da cidade.


Linhas da São Silvestre em 1985
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Em outubro de 1988, substituindo a CTC, a São Silvestre assume a linha 180 (Estrada de Ferro-Cosme Velho) com o seguinte itinerário: rua Barão de São Félix, Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rivadávia Corrêa, rua da Gamboa, Pedro Ernesto, Praça Coronel Assunção, Antônio Lage, Venezuela, Edgard Gordilho, Sacadura Cabral, Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Largo da Glória, Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa,  Largo do Machado, rua da Laranjeiras, rua Cosme Velho e Terminal do Cosme Velho.


Linha 180 (Estrada de Ferro - Cosme Velho) 


Em setembro de 1991, inaugura a linha de micro-ônibus 501 (Urca - Leme), via  Metrô Botafogo, com o seguinte itinerário: Avenida João Luís Alves, Portugal, Pasteur, rua da Passagem, Professor Álvaro Rodrigues, Nelson Mandela (ponto regulador), Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, retorno rua Farani, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Novo, Prado Junior, Atlântica, Praça Almirante Júlio de Noronha, Atlântica, Princesa Isabel, Túnel Novo, Lauro Sodré, Wenceslau Braz, Pasteur, rua da Passagem, Professor Álvaro Rodrigues, Nelson Mandela (ponto regulador), Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, retorno rua Farani, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Severiano, Wenceslau Braz, Pasteur, Ramon Franco, Marechal Cantuária, Cândido Gaffrée e Avenida João Luís Alves, em frente ao nº 322. 

Em 28 de março de 1992, junto com as empresas Braso Lisboa, Verdun e Estrela Azul, cada uma com 5 micro-ônibus, inaugura as linhas 502 (Leblon – Rio Sul) via Lagoa e 503 (Leblon – Rio Sul) via praça General Osório, com tarifa seletiva de 
Cr$ 1.060, contra a tarifa de Cr$ 300 do ônibus convencional.


O Globo, 25/05/1992


Linhas em 1992

119 - Copacabana - Praça 15
136 - Rodoviária - Bairro Peixoto
154 - Ipanema - Estrada de Ferro
180 - Estrada de Ferro - Cosme Velho
184 - Estrada de Ferro - Laranjeiras
406 - Largo do Machado - Rodoviária
501 - Urca - Leme, via Metrô Botafogo
502D - Leme - Leblon
503D - Leblon - Botafogo
511 - Urca - Leblon
512 - Urca - Leblon
569 - Largo do Machado - Leblon
570 - Largo do Machado - Leblon
571 - Glória - Leblon
572 - Glória - Leblon
573 - São Salvador - Leblon
574 - São Salvador - Leblon
583 - Cosme Velho - Leblon
584 - Cosme Velho - Leblon



Em 1994, com a instauração da tarifa única no município, as linhas circulares da São Silvestre, até então as mais baratas da Zona Sul, se tornaram menos atrativas, frente à concorrência das demais linhas, principalmente nos deslocamentos mais curtos.


Rua Barata Ribeiro em 1995
Linha 570 (Largo do Machado - Leblon)
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Largo do Machado em 1995 ponto inicial da linha 570
Carro Ciferal Padron Alvorada
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Em 2 de dezembro de 1995, foram inauguradas duas linhas  de micro-ônibus seletivos batizados de Lagoa Orla, as S-504 e S-505, ligando a Gávea ao shopping Rio Sul operadas em pool pelas empresas Vila Isabel, São Silvestre, Estrela Azul, Braso Lisboa, Alpha, Verdun e Real, com veículos modelo Carolina, em maioria e Senior G4. A tarifa era de 1,45 R$, quase três vezes mais cara que o ônibus convencional. Em março de 1996 as duas linhas, com frota de 16 veículos com 15 assentos, transportavam diariamente 2.100 passageiros.


Rua Barata Ribeiro em 1995
Foto Marcelo Cardoso
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Ponto final da linha 154 (Central - Ipanema) por volta de 1996
Foto Marcelo Cardoso
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Linha 572 (Glória - Leblon) na Praia do Flamengo em 1995
Foto Marcelo Cardoso
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Em junho de 1996, substituindo a CTC, a São Silvestre assumiu a linha 406 (Rodoviária - Largo do Machado), com o seguinte itinerário: Largo do Machado, rua das Laranjeiras, rua Alice, Túnel do Rio Comprido, Barão de Petrópolis, Itapiru, Caetano Martins, Campos da Paz, Aristides Lobo, travessa Pastor Daniel Ribeiro, Haddock Lobo, Largo do Estácio, rua Estácio de Sá, Machado Coelho, Afonso Cavalcanti, Francisco Bicalho, Comendador Garcia Pires e Terminal Padre Henrique Otte.

Em 1997, a São Silvestre inicia suas operações na linha 407 (Largo do Machado-Silvestre) em pool com a Transportes Amigos Unidos. Em 2005, a linha foi transferida para a Transurb.


Praia do Flamengo na segunda metade da década de 1990
Foto Marcelo Cardoso
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Em 29 de agosto de 2002, a Breda Rio, com 7 ônibus low-entry com ar-condicionado, inaugura a linha de integração metrô-ônibus Cardeal Arcoverde-Praça General Osório, acentuando o processo de perda de demanda das tradicionais linhas circulares da Zona Sul da São Silvestre, que culminou com a inauguração das estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alá e Antero de Quental, além do aumento dos congestionamentos.

Em 2002, a São Silvestre operava a linha 407 (Largo do Machado- Silvestre) com o seguinte itinerário: Largo do Machado, rua das Laranjeiras, Alice, Doutor Júlio Otoni, Almirante Alexandrino, Largo Dois Irmãos e rua Almirante Alexandrino.


Copacabana por volta de 2002
Foto Marcelo Cardoso

Copacabana por volta de 2002
Foto Marcelo Cardoso

Copacabana por volta de 2002
Foto Marcelo Cardoso


Em janeiro de 2004, a São Silvestre, em pool com a Amigos Unidos e Transurb, inauguram a linha de integração trem-ônibus C-3 - Central – Castelo, extinta em 15 e agosto de 2012 ao ser substituída pela integração dos ônibus municipais com o cartão Rio Card.


Ponto inicial da linha 119 no mergulhão da Praça 15 em outubro de 2004
Foto Marcelo Cardoso
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Em 10 de dezembro de 2004, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 584A (Largo do Machado-Cosme Velho), renumerada em 2010 para 580, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal.

Em janeiro de 2005, inaugura os novos ônibus convencionais com porta central para o desembarque.

Em 18 de junho de 2005, a linha 406 (Largo do Machado-Rodoviária) passa a vender bilhetes integrados ao Metrô.

Em 12 de agosto de 2005, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 511A (Urca-Botafogo) renumerada para 513 em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal. 

Em primeiro de maio de 2006, a Vila Isabel, em pool com a Transportes São Silvestre assume as linhas de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-Gávea e Siqueira Campos-General Osório, substituindo a Breda Rio.

Os confortáveis ônibus da Breda Rio foram substituídos por veículos inferiores, com motor dianteiro, suspensão a molas e grande altura dos degraus, dificultando o acesso dos passageiros, principalmente idosos e pessoas com capacidade de locomoção reduzida.

Em 8 de junho de 2007, foi extinta a linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-General Osório, com itinerário coincidente com a linha Siqueira Campos-Gávea.

Em 7 de julho de 2007, os pontos finais das linhas 573 e 574 foram transferidos da Praça São Salvador para a rua Antônio Mendes Campos, na Glória, no trecho entre a ladeira da Glória e a rua Barão de Guaratiba.

Em outubro de 2007, a São Silvestre, adquire novos carros Torino Marcopolo, que entram em operação nas linhas 569 e 570.

Em dezembro de 2009, com a inauguração da estação General Osório, a linha de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-Gávea, operada em pool com a Vila Isabelfoi encurtada para o trecho General Osório-GáveaA linha foi extinta em 2016 com a inauguração das estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alá e Antero de Quental.

Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, as variantes 154 (Central-Ipanema) via Túnel Santa Bárbara e 184 (Central-Laranjeiras) via Túnel Santa Bárbara foram renumeradas para 155 e 183.

Em agosto de 2010, as empresas São Silvestre e Vila Isabel recebem, cada uma, um ônibus de piso baixo modelo Caio Induscar Mondego H, sobre chassi Mercedes Benz O-500 U 1726/59, com ar-condicionado, para as linha de integração metrô-ônibus Botafogo–Gávea e General Osório– GáveaEntram em operação 13 de setembro de 2010.

Linhas em 2011

119 - Praça 15 - Copacabana
133 - Rodoviária - Largo do Machado, via Estácio
136 - Rodoviária - Copacabana, via Leopoldina
154 - Central - Ipanema
155 - Central - Ipanema, via Túnel Santa Bárbara
161 - Lapa - Leblon, via Jockey, antiga 571
162 - Lapa - Leblon, via Copacabana, antiga 572
180 - Central - Cosme Velho, via Largo do Machado
183 - Central - Laranjeiras, via Túnel Santa Bárbara 
184 - Central - Laranjeiras
511 - Urca - Leblon, via Jockey
512 - Urca - Leblon, via Copacabana
513 - Urca - Botafogo
569 - Largo do Machado - Leblon, via Jockey
570 - Largo do Machado - Leblon, via Copacabana
573 - Glória - Leblon
574 - Glória - Leblon
580 - Largo do Machado - Cosme Velho, antiga 584A
583 - Cosme Velho - Leblon, via Jockey
584 - Cosme Velho - Leblon, via Copacabana

Em 2012, a São Silvestre recebe seus primeiros ônibus de piso baixo (low-entry) Caio Millenium BRT.


Caio Millenium BRT


Em maio de 2013, a São Silvestre recebe mais 20 modelos de piso baixo com ar-condicionado, incluindo o modelo Caio Induscar L com chassi Mercedes Benz 0-500. No início de junho a Linha 154 da São Silvestre inicia a operação dos novos modelos Caio Induscar Mondego de piso baixo. Até então a São Silvestre só contava em operação com um carro do mesmo modelo nas linhas de integração de metrô-ônibus da Gávea, com pintura diferenciada padrão Metrô de Superfície. 


Linha 184 (Estrada de Ferro-Laranjeiras) em janeiro de 2013
Carro Caio Apache Vip II sobre chassi Volkbus 15-190 OD


Em 28 de novembro de 2015, após a extinção da linha 154, os ônibus de piso baixo modelo Mondego Caio Induscar são transferidos para a nova linha Troncal 6 (Jardim de  Alá – Rodoviária) via Túnel Santa Bárbara.

Em 12 de dezembro de 2015, a linha 513 (Urca-Botafogo) foi prolongada até o Humaitá, com ponto final na rua Marques, junto à Cobal.

No mesmo dia foram extintas as linhas 511, 512, 569, 570, 573 e 574, substituídas pelas novas linhas:

581 - Circular 1 - Leblon - Cosme Velho, via Copacabana/Urca
582 - Circular 2 - Leblon - Largo do Machado, via Jardim Botânico/Túnel Rebouças

Linhas em dezembro de 2015

133 - Rodoviária - Largo do Machado, via Rio Comprido
161 - Lapa - Leblon
162 - Lapa - Leblon
180 - Central - Cosme Velho
183 - Central - Laranjeiras, via túnel Santa Bárbara
184 - Central - Laranjeiras, via Catete
Troncal 2 - Rodoviária - General Osório (pool)
Troncal 6 - Rodoviária - Jardim de Alá, via Túnel S.Bárbara (pool)
Circular 1 - Cosme Velho - Leblon, via Urca
Circular 2 - Cosme Velho - Leblon, via Urca
513 - Urca - Humaitá
538 - Rocinha - Leme , via Jardim Botânico (pool)
548 - Alvorada - Metrô Botafogo (pool)
580 - Cosme Velho - Largo do Machado
583 - Cosme Velho - Leblon
584 - Cosme Velho - Leblon

Em 2016, foi criada a variante SP580 (Largo do Machado- Laranjeiras) via rua General Glicério.

No primeiro de semestre de 2016, parte da frota de ônibus de piso baixo foi devolvida aos Bancos.

No dia 21 de abril de 2017, as empresas VG, Estrela Azul, São Silvestre, Vila Isabel, Pégaso, Santa Maria, Litoral Rio, América, e Candelária Madureira,  responsáveis pela operação de 155 linhas na cidade do Rio de Janeiro, alegavam problemas financeiros, com risco de insolvência.

No dia 22 de agosto de 2017, os motoristas da Viação São Silvestre fazem paralisação, em função do atraso de 3 meses dos salários. A empresa então operava 17 linhas de ônibus municipais. Nos dias 6 e 12 de setembro são realizadas novas paralisações, em função dos atrasos dos salários.


Linha 580 (Largo do Machado - Cosme Velho) em outubro de 2017. Carro Modelo 
Caio Mondego L sobre chassi Mercedes-Benz O-500 U Bluetec 5


Linhas em dezembro de 2017

101 - Troncal 10 - Jardim de Alá - Cruz Vermelha,  via Jardim Botânico, junto com as empresas Braso Lisboa e Nossa Senhora das Graças 

102 - Troncal 2 - Jardim de Alá - Rodoviária, via Lapa, junto com as empresas Estrela Azul, Vila Isabel e  Braso Lisboa

108 - Troncal 6 - Jardim de Alá - Rodoviária, Túnel Velho/ Túnel Santa Bárbara, junto com a Real Auto Ônibus

117 - Troncal 7 - Central - Cosme Velho, via Túnel Santa Bárbara, junto com as empresas Transurb e Alpha

118 - Troncal 8 - Cosme Velho - Rodoviária, via Praça Mauá, junto com as empresas Estrela Azul, Transurb e Estrela Azul

133 Largo do Machado - Rodoviária, via Rio Comprido

SN133 SN - Largo do Machado - Rodoviária, via Estácio

503 Leblon - Gávea, circular, junto com as empresas Braso Lisboa e Estrela Azul

513 Urca - Fonte da Saudade (Via Mena Barreto) Circular - Pool: São Silvestre - Vila Isabel - VG - Consórcio Intersul

SP513 SP - Urca - Botafogo, circular, junto com a Braso Lisboa

538 - Rocinha - Leme, via Estrada da Gávea, circular, junto com a Real Auto Ônibus

548 - Alvorada - Botafogo, via Américas/ Jardim Botânico, circular, junto com a Braso Lisboa, Real, Vila Isabel, Estrela Azul e Nossa Senhora das Graças

580 - Largo do Machado - Cosme Velho

SP580 SP - Largo do Machado - Laranjeiras

581 Circular 1 - Leblon - Cosme Velho, via Copacabana, Urca e Largo do Machado

582 Circular 2 - Leblon - Urca, circular, via Jardim Botânico, Túnel Rebouças, Laranjeiras

583 Cosme Velho - Leblon, via Jockey, circular

SN583 SN - Cosme Velho - Leblon, via Jockey, circular

584 Cosme Velho - Leblon, via Copacabana, circular

SN584 SN - Cosme Velho - Leblon, via Copacabana, circular

A São Silvestre, em dificuldades financeiras, encerrou suas operações em 29 de dezembro de 2017, quando contava com 15 linhas e  500 funcionários.

Prefixos da Frota

40 00          Lotações
37 500        Ônibus

Garagens

1ª   Rua Cabuçu, 98 , Lins de Vasconcellos
3ª   Rua Alfredo Dolabela Portela, 89, Gamboa
2ª   Rua Rego Barros, 103, Santo Cristo


REFERÊNCIAS:

Irão a Magalhães Bastos os ônibus da Linha 75. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 26 março 1958. p.2.

Diário Oficial da União. 06 Junho 1957.  Seção 2. p.23.

Motorista irresponsável foi punido. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 11 agosto 1962. p.5.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

Delegacia do Trabalho recebe rodoviários. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 maio 1981. p.5.

Tarifa alta afasta passageiro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1982. p.18.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. dezembro 1982.

Sete empresários dominam transporte de ônibus do Rio. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 novembro 1985. p.16.

Micro-ônibus da orla vazios na primeira semana. O Globo. 
Rio de Janeiro. 06 abril 1992. Jornais de Bairro. p.5.

Bandidos em morro de Santa Teresa tentam alvejar dirigível da Polícia. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 16 outubro 2002. p.14.

RODRIGUES, Renan. Empresa de ônibus Transportes São Silvestre encerra operação nesta quinta-feira. O Extra. Rio de Janeiro. 29 dezembro 2017.

Página lançada em 18 de maio de 2018.

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