Carioca

Auto Viação Avenida
Sociedade Anonyma Viação Carioca

1931 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro pela firma C.Lima & Cia com a razão social Auto Viação Avenida.

Inicia suas operações em abril de 1931. 

Em 21 de setembro de 1931, inaugura a nova linha de auto-omnibus Escola de Bellas Artes - Praça Sáenz Peña, com passagem direta de 800 réis e duas secções tarifárias:

1ª - Escola de Bellas Artes - rua Affonso Penna, 600 réis
2ª - Affonso Penna - Praça Sáenz Peña, 200 réis

Em 6 de abril de 1932, em dificuldades financeiras, transfere sua concessão para o Sr.Mario Bianchi, que no mês seguinte troca a razão social da empresa para Viação Carioca.

Em 24 de abril de 1932, inaugura a linha Muda da Tijuca - Usina, em pouco tempo prolongada até o Leblon, substituindo a antiga linha  Muda da Tijuca - Leblon da Empreza Nacional Auto Viação, extinta no mesmo ano.

Em julho de 1933, com frota patrimonial de 15 omnibus, explorava duas linhas de omnibus: 

Muda da Tijuca - Leblon 
Monroe - Usina

Ainda em 1933, solicita autorização à Prefeitura para operar a linha Cascadura - Praça XV, tendo o pedido indeferido por insuficiência de frota.

Em 29 de junho de 1934, foi realizada a assembleia geral para a constituição definitiva da empresa S.A. Viação Carioca.


Pintura vermelha escura, a cor da realeza, combinando com o aristocrático bairro da Tijuca. Foto de 1936. 


A partir do dia 5 de janeiro de 1936, o itinerário da linha Muda da Tijuca - Leblon, operada pelas Viação Carioca e Empresa Brasileira de ônibus é alterado em Ipanema, deixando de passar pela rua Prudente de Morais para seguir pelas ruas  Barcellos e Nacimento Silva.

Em janeiro de 1936, explorava a linha Madureira - Deodoro.

Em março de 1936, coloca a venda 28 ônibus da marca International e 10 Ford V8 de 28 lugares.

Entre 1936 e 1937, o itinerário da linha Muda da Tijuca - Leblon, é encurtado, passando a fazer ponto final na rua Henrique Dumont, em Ipanema.

Em outubro de 1937, as linhas de ônibus da cidade passam a ser numeradas. A linha Muda da Tijuca - Ipanema ganha a vista 11 (Tijuca - Ipanema). Tinha o seguinte itinerário: Henrique Dumont, Nascimento Silva, Montenegro, Visconde de Pirajá, General Osório, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Barcellos, Avenida Atlântica, Salvador Corrêa, atual Princesa Isabel, rua do Tunnel, Praça Juliano Moreira, rua da Passagem, Praia de Botafogo, Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo, Beira Mar, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República, Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, até a Muda da Tijuca. Com as seguintes secções:

Henrique Dumont - General Osório, 200 réis
General Osório - Constante Ramos, 200 réis
Constante Ramos - Pavilhão Mourisco, 400 réis
Pavilhão Mourisco - Camerino, 600 réis
Monroe - rua affonso Penna,  600 réis
Rua Affonso Penna - Sáenz Peña, 200 réis
Sáenz Peña - Muda da Tijuca, 200 réis
Passagem direta, 2$000 (2 mil réis)


Linha 4 (Mauá-Ipanema) da Empresa Ônibus de Luxo 
11 (Tijuca-Ipanema) da Viação Carioca 
Fotograma de 1938


Em setembro de 1939, a Viação Carioca lança a revista "Ônibus", para divulgar o setor de transporte coletivo e a Empresa.

Em 1939, devido ao lançamento das obras de retificação do traçado da Estrada da Tijuca e a consequente paralisação do tráfego de bondes, a Prefeitura autoriza Mario Bianchi, proprietário das empresas Viação Carioca, Brasileira de Ônibus e Viação Suburbana, a explorar uma linha de omnibus para o Alto da Boa Vista.

Em 30 de dezembro de 1940, falece Mario Bianchi, proprietário das viações Carioca, Brasileira de Ônibus, Suburbana, Picorelli, Cruzeiro do Sul, Rio-Minas e Viação Mineira, além das garagens Taquara Bianchi.

No dia 10 de novembro de 1941, é inaugurada a linha para o Alto da Boa Vista.

Em janeiro de 1946, metade da frota da empresa se encontrava encostada na garagem por falta de peças, em função da segunda guerra.

Em 2 de maio de 1947, incorpora as empresas Viação Cruzeiro do Sul e Brasileira de Omnibus, assumindo integralmente a operação das linhas 11 (Ipanema-Tijuca) e 29 (Mauá-Monroe).

Em setembro de 1947, inaugura os novos ônibus White Coach na linha 11 (Ipanema - Tijuca), com capacidade para 80 passageiros, sendo 40 sentados.  

Novos White Coach da linha 11 (Ipanema-Tijuca). Automóveis e Acessórios. Fevereiro/1948. p.1.


Em maio de 1948, explorava a linha de ônibus Castelo-Leblon, via Jockey Club. 


Em 20 de junho de 1948, é inaugurada a linha 111 (Usina da Tijuca - Lido). Em 1
0 de julho de 1948 a linha foi prolongada até a Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, com o seguinte itinerário: Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva, Dias Ferreira, Bartolomeu Mitre, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, até a Ponte das Tábuas.


Linha 111 na Praça Sáenz Peña em 5 de fevereiro de 1950
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Linha 11 (Tijuca-Ipanema) na Avenida Rio Branco no verão de 1952

Garagem da Viação Carioca. Diário da Noite, 13/10/1956


Em novembro de 1952, explorava a linha de lotação Praça XV - Alto da Boavista, com 8 carros de 19 passageiros. No dia 6 de agosto de 1953, a linha é encurtada, passando a cobrir o trecho Praça XV - Usina da Tijuca.


linha 111 (Muda-Jockey Club) na Praia do Flamengo por volta de 1953

Linha 11 (Gávea - Tijuca) em 1955
Foto Arquivo Nacional


Em 1958, a Linha 29 (Mauá-Muda) é extinta, sendo substituída alguns meses depois pela nova linha 29 (Fábrica das Chitas - Horto Florestal) da Viação Brasília.


Avenida Presidente Vargas em 1962
Foto Arquivo Nacional


Em 1968, assume a tradicional linha 401 (Rio Comprido - São Salvador), substituindo a Viação Central.
Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi

Linha 401 (Rio Comprido - São Salvador) no Rio Comprido em 1971


Segundo o Guia Rex de 1970, a linha 401 (Rio Comprido - São Salvador) tinha o seguinte itinerário: Praça Condêssa Paulo de Frontin, Avenida Paulo de Frontin, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Presidente Vargas, Praça Pio X, Alfred Agache, General Justo, Marechal Câmara, Franklin Roosevelt, Presidente Wilson, Beira Mar, Largo da Glória, Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, Ministro Tavares Lira, Martins Ribeiro, rua São Salvador e Praça São Salvador.


Linha 413 (Muda - Copacabana) na Avenida Nações Unidas em maio de 1972



Linhas e frota determinada em 1973

401- Rio Comprido - São Salvador, 25 carros
413 - Muda - Copacabana, 40 carros

Por volta de 1977, inaugura a linha 412 (Muda-Leme) via Túnel Santa Bárbara.

Linhas em novembro de 1978

401 - Rio Comprido - São Salvador
412 - Muda - Leme, via Túnel Santa Bárbara
413 - Muda - Copacabana

Em dezembro de 1978, a Viação Carioca troca as linhas 401, 412 e 413 pela linha 415 (Usina-Leblon) da Viação Alpha.

A empresa encerrou suas operações em 1981, por não atender a determinação de frota mínima de 120 carros por empresa. Sua única linha, a 415 (Usina-Leblon), foi logo assumida pela Viação Alpha.

Prefixos da frota

72 00
30 000

Garagens

Leite de Abreu, 21, Muda da Tijuca
Conde de Bonfim, 821, Tijuca

Frota

1933        15
1940        23
1941        23


REFERÊNCIAS:

Ao publico ônibus para Praça Sáenz Peña. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 21 setembro 1931. p.5.

AZUREM, Julio. Omnibus entre a Usina da Tijuca e a Muda. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 abril 1932. p.6.

Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 maio 1932. p.24.

Eletricista. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 abril 1933. Classificados, p.2.

Inspectoria de Concessões. Expediente do dia 17 de julho de 1933. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 julho 1933. p.20.

O 2º aniversário de uma empresa de auto-omnibus. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 1 abril 1934. p.11.

Reuniões convocadas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 junho 1934. p.18.

Guia Official do Tráfego. Rio de Janeiro. Inspectoria do Tráfego. 1935.

Aviso ao público. A Noite. Rio de Janeiro. 3 janeiro 1936. p.6.

O omnibus da linha Madureira - Deodoro. A Noite. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1936. p.23.

Ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 8 março 1936. Classificados, p.38.

Termo de prorrogação de autorização. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 janeiro 1937. p.21.

A Nova Numeração. A Noite. Rio de Janeiro. 11 outubro de 1937.

Ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 22 setembro 1939. p.5.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Assassinado o Sr. Mario Bianchi. A Noite. Rio de Janeiro. 30 dezembro 1940. p.2.

Antes tarde do que nunca. A Noite. Rio de Janeiro. 10 novembro 1941. p.8.

Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 10 junho 1947. Seção 2, p.25.

Caiu do ônibus. A Noite. Rio de Janeiro. 24 maio 1948. p.7.

Aviso ao Público. A Noite. Rio de Janeiro. 9 julho 1948. p.8.

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. 25 novembro 1952. p.8.

Ponto Final. Tribuna da Imprensa. 23 julho 1956. p.23.

O Pranto do Povo. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 19 maio 1958. Primeira seção, página 2.

Lotações para o Alto da Boa Vista. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 setembro 1953. p.9.

Ônibus 415. O Globo. Rio de Janeiro. 16 dezembro 1978. p.2.

Comentários

Marcos disse…
Excelente texto sobre a Viação Carioca, empresa que, ao contrário das concorrentes, nunca usou carrocerias Metropolitana, preferindo Carbrasa, Cermava e Cirb. Na década de 1970 foi uma da últimas a passar a usar carrocerias Ciferal.
Há um erro no final, quando o autor afirma que "Em dezembro de 1978, a Viação Carioca troca as linhas 401, 412 e 413 pela linha 415 (Usina-Leblon) da Viação Alpha."
Na verdade, em outubro de 1978 a Auto Viação Alpha cedeu a linha 415 (Usina - Leblon) para a Carioca, a qual manteve a sua frota de 72 veículos.

Com isso, a frota da Viação Carioca passou a ter a seguinte distribuição :
Linha 401 Rio Comprido São Salvador 14 carros
Linha 412 Muda Leme 3 carros
Linha 413 Muda Copacabana 25 carros
Linha 415 Usina Leblon 30 carros

Na ocasião, a Auto Viação Alpha passou também três onibus usados, com carroceria Metropolitana Oluf II, que passaram para a 412, substituindo os velhos MB que haviam sido reencarroçados pela Carbrasa em 1969.

Marcos disse…
A informação que a Carioca teria "trocado" linhas com a Alpha em 1978 não procede. A linha 415 simplesmente passou da Auto Viação Alpha para a Viação Carioca. Todos os 28 carros Mercedes Benz com carrocerias CIFERAL, adquiridos entre 1974 e 1976, antes rodando na 413, passaram para a Linha 415. A Linha 413 ficou com 24 carros, a maior parte deles de motor traseiro e carroceria Caio Bela Vista, em 3 versões, que haviam entrado em operação em 1974, 1976 e 1977. A Linha 412 tinha apenas 4 carros, que eram antigos Carbrasa, mas logo substituídos por 3 antigos Metroplitana, cedidos pela Alpha. Finalmente, a Linha 401 possuia os 16 carros mais antigos, todos MB com Carrocerias Ciferal, Cirb, Cermava e Carbrasa. E assim permaneceram entre 1978 e 1981, quando a empresa foi incorporada pela Alpha.