Empresa de ônibus de SP deve operar na Zona Oeste do Rio a partir do mês que vem; veja em quais linhas


15/08/2025 - O Globo

Por João Vitor Costa — Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio analisa inclusão da Sancetur no Consórcio Santa Cruz


Ônibus da Transportes Barra operando linhas na Zona Oeste, que devem ser operadas pela Sancetur a partir de setembro — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo / Arquivo


Às vésperas de uma nova licitação para operar as linhas de ônibus do Rio, uma viação de outro estado— a paulista Santa Cecília Turismo LTDA (Sancetur) — deve começar a operar serviços na Zona Oeste, em bairros como Bangu, Campo Grande, Realengo e Santa Cruz. Essa é justamente a área dos primeiros lotes licitados pela prefeitura no fim deste ano, com previsão de início da operação em abril do ano que vem. A entrada da Sancetur será no Consórcio Santa Cruz, o que O GLOBO apurou que já foi aprovado pelas demais empresas que operam no consórcio. Resta agora o aval do município. A mudança marca a entrada de uma nova empresa no setor carioca que, há mais de cinquenta anos, envolvia apenas os mesmos empresários.

A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) confirma que recebeu um ofício do Consórcio Santa Cruz para formalizar a inclusão da Sancetur no consórcio. O documento está em análise, informa a pasta.

O valor da negociação não foi divulgado, mas, segundo uma fonte que opera no setor municipal de ônibus, a Sancetur negociou a operação de linhas atualmente a cargo da Transportes Barra na Zona Oeste, que ficará apenas com os serviços que já opera em Jacarepaguá, área dominada pelo Grupo Redentor, do qual faz parte: 801 (Taquara x Bangu), 803 (Taquara x Senador Camará) e 878 (Tanque x Barra da Tijuca).

As demais linhas, são ao menos dezesseis, herdadas de empresas que fecharam as portas na década passada, como a Auto Viação Bangu e a Viação Andorinha, ficarão a cargo da Sancetur, que também passará a usar uma das garagens da Transportes Barra na Zona Oeste. Já as linhas atualmente sob administração da Viação Redentor e Transportes Futuro, que também integram o Grupo Redentor, do empresário Avelino Antunes, não sofrerão alterações, já que não foram negociadas.


Linha 383 (Realengo x Praça da República) passou a ser operada pela Transportes Barra quando a Auto Viação Bangu fechou as portas — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo / Arquivo


A previsão é que a operação se inicie em 1º de setembro. Por três meses, a Sancetur usará veículos da Transportes Barra para essa operação e, posteriormente, aos poucos, colocará 100 novos ônibus, além de 100 coletivos seminovos nas ruas do Rio, todos equipados com ar-condicionado. A aprovação da empresa paulista no consórcio ocorreu numa reunião na última segunda-feira.

Atualmente, a Sancetur opera em mais de 20 cidades de São Paulo, sob o nome fantasia de "Sou". Seu sócio administrador é Luiz Arthur Valverde Rodrigues Abi Chedid, da família Chedid, sobrenome conhecido da política paulista, com parentes eleitos em Bragança Paulista e Serra Negra, e do futebol, meio em que o avô, Nabi Abi Chedid, foi presidente do Bragantino e da Federação Paulista de Futebol, por exemplo. Com as empresas de ônibus do Rio, a relação existente até então era a de comprar veículos seminovos vendidos por viações que operam na cidade para operar em suas linhas no estado vizinho.

Um engenheiro de transportes que acompanha o setor, mas que prefere não se identificar, analisa que esse movimento, diante da aproximação da licitação de ônibus no Rio, tem a ver com o conceito de Porter, do ramo empresarial. Nesse caso, segundo ele, a empresa entrante, como é o caso da Sancetur, entra em condições menos favoráveis que as demais: neste caso, operando na área mais deficitária da cidade. Isso ajudaria a empresa a conhecer o mercado e a montar uma base por aqui, segundo o especialista, projetando concorrer na licitação futura.

Em 2010, quando a operação das linhas de ônibus foi concedida — aos mesmos empresários que já atuavam por aqui —, empresas de fora, vindas até da Argentina e da França, desistiram de concorrer. Alguns avaliaram que um prazo curto para implantação do Bilhete Único Carioca (BUC), que deveria ser adotado ainda naquele ano, favoreceu aos empresários locais, por exemplo. A exigência de garagens próprias na licitação de 2010 também foi um afastador, requisito que será corrigido na próxima concorrência, já que as garagens serão fornecidas pelo município.

Até o fechamento desta reportagem, não conseguimos contatar a Sancetur. Já o RioÔnibus, sindicato que representa as empresas de ônibus da capital fluminense, reconhece que "existem tratativas" para o ingresso da empresa paulista no Rio, mas "ainda condicionados à conclusão de trâmites administrativos".

Linhas da Transportes Barra que devem ser operadas pela Sancetur:

379 (Catiri x Tiradentes)
383 (Realengo x Praça da República)
389 (Vila Aliança x Candelária)
394 (Vila Kennedy x Tiradentes)
731 (Campo Grande x Marechal Hermes)
737 (Santíssimo x Cascadura)
745 (Bangu x Cascadura)
746 (Jabour x Cascadura)
752 (Palmares x Coelho Neto)
756 (Santa Cruz x Coelho Neto)
777 (Padre Miguel x Madureira)
790 (Campo Grande x Cascadura)
794 (Bangu x Cascadura)
812 (Carobinha x Bangu)
926 (Senador Camará x Penha)
936 (Campo Grande x Fundão)

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