Ônibus é sequestrado no Rio de Janeiro e clima é de tensão


13/08/2024 - EcoSerrano


Crime aconteceu na manhã desta terça-feira. Veja os detalhes na matéria.




Na manhã desta terça-feira, um ônibus da linha 335 (Cordovil x Tiradentes) foi sequestrado e usado como barricada durante uma operação policial nas comunidades do Complexo de Israel, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo Rio Ônibus, o sindicato das empresas de transporte coletivo. Em resposta ao incidente, os coletivos que operam nesta linha estão realizando desvios em seus itinerários para garantir a segurança dos passageiros e motoristas.

Segundo relatos, o sequestro ocorreu após o motorista e os passageiros serem forçados a descer do veículo. Este não é um caso isolado; nos últimos 12 meses, 138 ônibus foram alvo de ações criminosas semelhantes, de acordo com dados do Rio Ônibus.

A Secretaria da Polícia Militar informou que equipes do 16º BPM (Olaria) estão atuando em três das cinco favelas que compõem o Complexo de Israel: Cidade Alta, Pica-pau e Cinco Bocas. O principal objetivo da operação é reprimir o crime organizado e remover barricadas que bloqueiam as vias.

Em decorrência da operação, 11 escolas situadas nas regiões de Cinco Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta suspenderam as aulas por questões de segurança. Na Cidade Alta, em Cordovil, oito escolas foram diretamente impactadas.

O Complexo de Israel é conhecido por ser controlado pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, que há meses está envolvido em uma intensa disputa por territórios na Zona Norte do Rio. A quadrilha liderada por Peixão tem travado uma guerra pelo controle das comunidades do Quitungo e Guaporé, agravando ainda mais a situação de violência na região.

Comentários