Metrô de Superfície acaba no dia 27, e conexão de ônibus nas estações de metrô de Botafogo e Antero de Quental será com coletivos municipais


19/07/2024 - O Globo

No modelo vai funcionar com seis linhas. Passageiros vão pagar o valor da tarifa do metrô na integração


Linha do Metrô na Superfície
Foto Lucíola Villela / Agência O Globo


Um novo modelo de integração entre o serviço metroviário e seis linhas de ônibus municipais será implantado a partir do dia 27 nas viagens a partir das estações de Botafogo e Antero de Quental. Os passageiros pagarão o valor da tarifa do metrô, que é de R$ 7,50, e poderão usar os serviços de metrô e dessas linhas de ônibus. A nova integração será válida inicialmente apenas com a utilização do cartão Riocard Mais. O modelo substitui o Metrô na Superfície, que hoje funciona em dois trajetos: Botafogo- Gávea e Antero de Quental/Leblon - Gávea. O intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e o segundo modal deverá ser de até duas horas.

Segundo o Metrô, a nova integração permitirá um aumento na oferta do serviço para a população, com cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o modal. Haverá novas opções de trajeto, principalmente em horário de pico. 

As linhas atendidas pelo novo modelo são as seguintes:

539 - Rocinha - Leme
309 - Central - Terminal Alvorada
538 - Leme - Rocinha
548 - Metrô Botafogo - Terminal Alvorada
583 - Cosme Velho - Leblon
584 - Cosme Velho - Leblon

O Metrô na Superfície operava desde 2002. O término do serviço foi decisão do Metrô Rio, segundo a portaria do município.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Transportes. A partir de segunda-feira, será realizada uma campanha de comunicação para informar o público. Haverá sinalização e a presença de orientadores nas estações e nos pontos de ônibus.

Comentários