Tarifa Zero nos ônibus entra no radar do Rio; saiba o que falta para medida virar realidade


31/03/2024 - O Dia


Maior circulação de pessoas e menor empecilho para contratação de empregados estão entre os principais benefícios


Cidade de Maricá foi pioneira na implantação da tarifa zero no Estado do Rio
Foto Divulgação


A crescente adoção do sistema de tarifa zero no transporte público em diversas cidades brasileiras tem despertado o interesse por essa política pública na cidade do Rio de Janeiro. Em 2023, o Brasil viu um recorde de municípios implementando o sistema gratuito de transportes e experiências bem-sucedidas. Maricá foi a pioneira no Estado e tem sido referência nos debates para a viabilização na capital fluminense. O DIA ouviu especialistas, políticos envolvidos nos modelos de sucesso e passageiros para entender quais os impactos que a medida traria aos cofres públicos.

De acordo com o governo federal, o último ano bateu recorde de municípios que aderiram ao sistema, com 31 cidades. O resultado supera 2021, com 15 novos registros de passes plenos no transporte público. Os dados foram colhidos de um estudo do pesquisador Daniel Santini, da Universidade de São Paulo (USP).

Santini destaca que o movimento está em momento crescente no país. “Existe aí uma multiplicação de experiências, tem o que a gente chama de efeito contágio, ou seja, uma cidade vizinha influencia a outra, que influencia a outra, e a coisa vai se multiplicando”, explica.

Atualmente, o Brasil conta com 94 cidades que dispõem de tarifa zero. São Paulo segue na liderança, com 29 municípios, seguidos de Minas Gerais (25), Paraná (11), e Rio de Janeiro (10). Os paulistas também lideram o ranking de cidades que adotaram a medida em 2023, com dez adesões. As demais foram Minas Gerais (6), Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (5), Paraná (3), Goiás (1), e Rondônia (1).

Maricá saiu na frente

A experiência pioneira de Maricá, que há dez anos adotou a gratuidade no transporte público para seus cerca de 200 mil habitantes, serviu de inspiração para os debates na capital. A cidade conseguiu não apenas implementar a medida, mas também demonstrar seus benefícios econômicos e sociais, reforçando a tese da viabilidade da tarifa zero como uma política sustentável.

Segundo o presidente da Empresa Pública de Transportes de Maricá (EPT), Celso Haddad, a cidade lidera ranking de circulação no Brasil. “A frota é composta por mais de 130 ônibus, que levam mais de 120 mil pessoas por dia, um total de 3,5 milhões de deslocamentos por mês. É a cidade que mais transporta pessoas gratuitamente pelo país”, disse.

Capital entrou no debate

No Rio de Janeiro, a discussão em torno da tarifa zero ganhou força, especialmente na Câmara dos Vereadores. Em dezembro de 2023, a casa promoveu um debate visando a encontrar modelos de financiamento que não onerem diretamente o cidadão.

A sessão, promovida pelo vereador Edson Santos (PT), reuniu representantes de diversos segmentos. Participaram membros da sociedade civil, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta — assim como Celso Haddad —, além do diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Rio Ônibus, Paulo Valente.

Segundo o parlamentar, a implementação não será imediata, mas ele acredita que debate deve estar na agenda da cidade. Santos destacou que a Prefeitura é a gestora do transporte público municipal e já custeia uma parte das passagens, então é necessário entender como viabilizar o projeto que garantiria o fim da cobrança.

"Hoje, os empresários são prestadores de serviço da Prefeitura e a tarifa zero é uma forma de reorganizar o sistema de transporte. De 35% a 40% do valor da passagem já são custeados com recursos públicos. Agora, é preciso ver o percentual restante para termos a tarifa zero na cidade", destacou.


Comentários