Para melhorar acesso ao Galeão, prefeitura vai implantar faixa preferencial na Linha Vermelha


03/11/2023 - O Globo

No pacote de melhorias, também estão previstos a criação de uma linha expressa de ônibus para o aeroporto, o recapeamento da via e mais câmeras de monitoramento.


Problemas no asfalto da Linha Vermelha: recapeamento a caminho — Foto: Gabriel de Paiva

Em processo de retomada de sua capacidade com o aumento das operações de pouso e decolagem desde o início deste mês, o Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão terá seus acessos revitalizados pela prefeitura. Foi fechado um pacote de intervenções, já iniciado no fim de outubro, com o início da troca total do asfalto da Estrada do Galeão, da Linha Vermelha (da Ilha do Governador até o Caju) e de vias internas da Cidade Universitária, que servem de alternativa à via expressa. O investimento será de R$ 60 milhões.

— A proposta é oferecer melhores serviços para quem chega e sai do Rio de Janeiro e para aqueles que trabalham no aeroporto. Isso inclui outras medidas que vamos iniciar nas próximas semanas — explicou o chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), coronel Marcus Belchior Corrêa Bento. — Com a concessionária Rio Galeão, estamos definindo novos pontos para paradas de táxis e veículos de aplicativos nos terminais do aeroporto.

Belchior afirmou ainda que será criada uma faixa preferencial com cerca de dois quilômetros na Linha Vermelha — a partir das imediações da alça da Linha Amarela, no sentido da Ilha do Governador — até a Estrada do Galeão. A solução foi criada por técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) para agilizar o deslocamento até o aeroporto. Não haverá segregação física da faixa, apenas sinalização específica e demarcações no asfalto.


Abrindo caminhos
Foto Editoria de Arte



Comentários