Linhas da CTC

454 (Grajaú - Leblon)

A linha 454, inaugurada em 18 de julho de 1971, foi a segunda linha de ônibus municipal a circular pelo Túnel Santa Bárbara.

Iniciou suas operações com o seguinte itinerário: Praça Edmundo Rego, Júlio Furtado, Borda do Mato, Uberaba, Gastão Penalva, Paula Brito, Barão de Mesquita, Paula Souza, Avenida Maracanã, Oswaldo Aranha (Radial Oeste), Teixeira Soares, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Presidente Vargas, Carmo Neto, Heitor Carrilho, Frei Caneca, Carolina Reidner, Chichorro, Largo do Catumbi, Viaduto da rua Agra, Túnel Santa Bárbara, Viaduto Engenheiro Noronha, Pinheiro Machado, Fernando Ferrari, Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Clotilde Guimarães, rua da Passagem, General Góis Monteiro, Lauro Sodré, Túnel Engenheiro Marquês Porto, Princesa Isabel, Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Raul Pompéia, Rainha Elisabeth, Prudente de Morais, General San Martin, Bartolomeu Mitre e Avenida Rodrigo Otávio. Volta: Avenida Rodrigo Otávio, Visconde de Albuquerque, Bartolomeu Mitre, Albino Dias Ferreira, Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Francisco Sá, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel Engenheiro Coelho Cintra, Lauro Sodré, Wenceslau Braz, Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo, Farani, Pinheiro Machado, Viaduto Engenheiro Noronha, Túnel Santa Bárbara, rua dos Coqueiros, Largo do Catumbi, Marquês de Sapucaí, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Mata Machado, Paula Souza, Barão de Mesquita, Uruguai, Maxwell, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, Itabaiana, Júlio Furtado e Praça Edmundo Rego.


Transplante, ex-trólebus, na linha 454
O Jornal, 22/07/1971

Avenida Nossa Senhora de Copacabana por volta de 1974
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Praça Edmundo Rego, Grajaú, em 1974
Foto Arquivo Nacional. Fundo Arquivo Nacional


Ponto final do Grajaú na Praça Edmundo Rego
O Globo, 19/04/1983, Jornal de Bairro, p.10

O Globo, 27/11/1990. Jornal de Bairro, p.26


REFERÊNCIAS:

Serviço Ônibus. O Jornal. Rio de Janeiro. 21 julho 1971. p.2.











Comentários