Ypiranga

Auto Viação Ypiranga Ltda.
1927 - 1929

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Guerrera Cosentino & Companhia Limitada, composta pelos sócios Vicente Consentino, Nicolino Guerrera e Saverio Cosentino.

Distinta da Viação Ypiranga que funcionou entre 1932 e 1933.

Vida Doméstica, Julho 1927, p.80

Em 17 de junho de 1927, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a implantar a linha de ônibus Praça 7 de Março - Palácio Monroe, com passagem direta de 1$000 réis e o seguinte itinerário: Praça 7 de Março (atual Praça Barão de Drummond), Avenida 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Boulevard São Christõvão, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzébio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o Palácio Monroe. A linha tinha as seguintes seções:

1º - Praça 7 de Março - Rua Affonso Penna, 400 réis
2º - Rua Affonso Penna - Rua Camerino, 400 réis
3º - Rua Camerino - Palácio Monroe, 200 réis

Em 11 de abril de 1928, foi autorizada a implantar a linha Praça Mauá – Igrejinha, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Oswaldo Cruz, Beira Mar, Pasteur, Wenceslau Braz, Praça Juliano Moreira, Tunnel, Rua Salvador Corrêa, Avenida Atlântica até o Forte de Copacabana.

Em maio de 1928, explorava uma linha de ônibus para o Leblon, via Avenida Atlântica.

Em 13 de dezembro de 1928, é assinado o Termo Aditivo substituindo a concessão da linha Mauá - Igrejinha pela Monroe - Tijuca, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República, Senador Euzébio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim até a Muda. A linha tinha 5 seções:

1ª - Monroe - rua Camerino, 200 réis
2ª - rua Camerino - rua Machado Coelho, 200 réis
3ª - rua Machado Coelho - rua Affonso Penna, 200 réis
4ª - rua Affonso Penna - Praça Sáenz Peña, 200 réis
5ª - Praça Sáenz Peña - Muda, 200 réis

Em 15 de março de 1929, com frota de 2 ônibus, a empresa foi adquirida pela The Rio de Janeiro Tramway,  Light & Power Co. Ltd., proprietária da Viação Excelsior.

Vida Doméstica, Julho 1927, p.80


Garagem: Senador Euzebio, 412, Centro


REFERÊNCIAS:

Junta Commercial. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 19 abril 1927. p.12.

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 21 junho 1927. p.18.

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 novembro 1927.

Violenta colisão de vehiculos em Copacabana. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 20 maio 1928. p.4.

Termo Aditivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 12 maio 1928. p.17.

Termo Aditivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 dezembro 1928. p.20.

Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 maio 1933. p.19.

Auto Ônibus, Legislação, Autorizações. Companhia de Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda. Rio de Janeiro. Outubro 1940. p.59.







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