Motor Viação

Emprêsa Motor Viação
1927 - 1929

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro.

Em 23 de março de 1927, os senhores Thomaz Alves dos Santos e Benevenuto Alves Barreto, representantes da Empresa, assinam o termo de obrigação, com a Prefeitura do Distrito Federal, para implantar a linha de auto-omnibus Praça Mauá - Praça Marechal Deodoro, em São Christóvão, com o seguinte itinerário: Praça Marechal Deodoro, contornando o campo, Figueira de Mello, rua São Christóvão, Praça da Bandeira, Avenida Lauro Muller, Mangue, Visconde de Itaúna,  Praça Onze de Junho, rua de Sant´Anna, Mem de Sá, Largo da Lapa, Teixeira de Freitas, Beira Mar, Rio Branco, Praça Mauá. A linha tinha 4 secções e 200 réis:

1ª - Praça Marechal Deodoro – Avenida Pedro Ivo
2ª - Avenida Pedro Ivo – Praça Onze de Junho
3ª – Praça Onze de Junho – Largo da Lapa
4ª – Largo da Lapa – Praça Mauá


Vida Doméstica, Abril/1927


Em 16 de junho de 1927, é assinado o termo de compromisso para implantação da linha Praça Mauá – General Polydoro, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Almirante Tamandaré, Cattete, Praça José de Alencar, Marquês de Abrantes, Praia de Botafogo, General Polydoro e Real Grandeza. A linha tinha três secções:

1ª - Praça Mauá - Praça José de Alencar, 400 réis
2ª - Praça José de Alencar - Pavilhão Mourisco, 200 réis
3ª - Pavilhão Mourisco - Real Grandeza, 200 réis

Para operação da nova linha Praça Mauá - General Polydoro foram adquiridos dois novos omnibus.

Em 30 de janeiro de 1928, assina o termo aditivo para prolongar a linha de auto-omnibus Praça Mauá – Largo do Machado até o Pavilhão Mourisco, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Largo da Glória, rua do Cattete, Marquez de Abrantes, Praia de Botafogo até o Pavilhão Mourisco, com tarifa inteira de 600 réis e secções  de 200 réis do Largo do Machado ao Pavilhão Mourisco e do Palácio Monroe até a Praça Mauá. Em março de 1928 a linha foi prolongada até a Praça Serzedello Corrêa, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Beira Mar, Oswaldo Cruz, Beira Mar, Marquez de Olinda, Bambina, São Clemente, Real Grandeza, Túnel Alaor Prata, Barroso, Praça Serzedello Corrêa. A linha tinha duas secções:

1ª - Praça Mauá e a rua Real Grandeza, 800 réis
2ª - Real Grandeza - Praça Serzedello Corrêa, 200 réis

Em 26 de abril de 1928, a empresa foi adquirida pela firma Studebaker do Brasil S.A. 

Em maio de 1928, o itinerário da linha Mauá – Copacabana, com ponto final na Praça Serzedello Corrêa, é encurtado, passando a fazer ponto final na rua Real Grandeza. A linha passa a ter o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pavilhão Mourisco, Passagem, General Polydoro e Real Grandeza, até o túnel Alaor Prata. A linha passa a contar passagem direta de 600 réis e duas seções:

1ª - Praça Mauá - Palácio Monroe, 200 réis
2ª - Pavilhão Mourisco - Rua Real Grandeza, 200 réis

A empresa foi extinta em 1929, quando o Grupo Light,  visando o monopólio do sistema de transporte coletivo, adquire mais 8 empresas de auto-omnibus: Cruzeiro, Ipiranga, Independência, Conceição, Maracanã, Motor Viação, Empresa Brasileira e Empresa Esperança, totalizando 87 veículos, sendo 17 em precárias condições.

Vida Doméstica, Abril/1927

Vida Doméstica, Julho/1927

Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 05/04/1929


REFERÊNCIAS

Os contratos para as linhas de omnibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 junho 1927. p.6.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 abril 1928. p.15.

Auto Ônibus, Legislação, Autorizações. Companhia de Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro Ltda. Rio de Janeiro. Outubro 1940. p.59.





Comentários