Rodovia Amaral Peixoto
Histórico
Em 1929, foi implantado o trecho Maricá - Sampaio Correia.
Em 1933, foi inaugurado o serviço de balsa, na travessia do rio São João em Barra de São João. No mesmo ano foi iniciada a construção do trecho Barra de São João - Imboassica, completando a ligação Niterói - Macaé.
Em julho de 1936, foi inaugurada a sinalização vertical da estrada de rodagem Niterói - Cabo Frio, a cargo do Touring Club do Brazil, obedecendo às normas internacionais, com placas indicativas de direção, distâncias e serviços turísticos.
O Interventor Federal, comandante Ernani do Amaral Peixoto, ao assumir o governo do estado do Rio de Janeiro em novembro de 1937, lança o plano de construção de 3 importantes rodovias:
- Niterói - Campos, via litoral
- Angra dos Reis - Rio Claro - Rodovia Rio-São Paulo
- Niterói - Nova Friburgo
Em 1939, foi concluída a implantação do trecho Niterói - Cabo Frio, aproveitando trechos de estradas existentes.
Em 12 de novembro de 1940, foi inaugurado oficialmente o trecho Araruama - São Vicente, com 18 km de extensão e 7 metros de largura.
Em 1942, foi finalizada a implantação do trecho Macaé - Campos, concluindo a ligação Niterói - Campos, ainda não pavimentada.
Em maio de 1943, inauguração oficial da rodovia Niterói - Campos, ainda sem pavimentação, passando por Rio Bonito, Porto de Bananeiras, Quarenta, Patos, Elesbão, e Ururai, atravessando os municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Capivari, Casimiro de Abreu, e Macaé até a Fazenda dos Quarenta, aproveitando os 60 Km de estrada já existente entre Niterói e Rio Bonito. Até então, o município de Campos, o mais rico do Estado do Rio de Janeiro, estava ligado a Niterói somente por ferrovia.
Em 15 de maio de 1943, a Auto Viação Santo Antônio inaugura a linha Niterói – Campos. Mais tarde a linha foi transferida para a Viação 1001 que a repassa para a Util, e esta finalmente para a 1001.
Em 28 de agosto de 1943, a Auto Viação Fluminense, com sede em Niterói, inicia suas operações na linha Niterói - Campos, se juntando à Viação Santo Antônio.
Em julho de 1958, finalmente foi concluída a pavimentação do trecho Niterói - Campos dos Goytacazes, em concreto asfáltico.
Em 28 de março de 1962, em Campos, foi inaugurada a Estação Rodoviária Doutor Roberto Silveira, na gestão do prefeito José Alves de Azevedo.
Última Hora, 27/07/1962
Em 9 de março de 1979, foi inaugurado o viaduto de Tribobó, no entroncamentos das rodovias RJ-104 e RJ-106 em São Gonçalo, com 80 metros de extensão e 13 metros de largura.
Em 1995, foi inaugurado o Shopping Estrada, em Campos.
No segundo semestre de 2004, foi entregue ao tráfego a primeira etapa da duplicação da rodovia RJ-106 no perímetro urbano de Rio das Ostras, no trecho entre a rodovia RJ-162 e a rua do Ipê. No mesmo ano, em 29 de dezembro de 2004, é inaugurada a rodovia de contorno de Rio das Ostras, com 10,5 Km de extensão, ligando a rodovia RJ-106 à rodovia RJ-162.
Em setembro de 2005, conclusão da duplicação do trecho Tribobó - Maricá da Rodovia RJ-106, iniciada no governo anterior, quando foram entregues 21 dos 32 quilômetros do trecho. A capacidade do trecho passa de 16 mil para 33 mil veículos/dia.
Em março de 2006, previsão de conclusão da obra de duplicação do trecho de 14 Km da rodovia RJ-106, entre o entroncamento da Via Lagos (RJ-124) e o acesso a Cabo Frio (RJ-140).
Em 10 de abril de 2021, a prefeitura de Rio das Ostras firma convênio com o governo do estado para a duplicação do trecho entre a localidade de Praia Mar e a divisa com o município de Macaé.
Em 23 de dezembro de 2021, a Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), vinculada à Secretaria de Estado do Ambiente, emite a licença ambiental para a construção do Porto de Jaconé em Maricá. A liberação foi aprovada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sendo publicada no Diário Oficial do Estado em 30 de dezembro de 2021.
Em maio de 2023, foram iniciadas as obras de duplicação do primeiro trecho da RJ-106 entre Rio das Ostras e Macaé, com 4,4 Km de extensão, com previsão de entrega em 346 dias.
Obras da primeira etapa da duplicação da RJ-106 em Rio das Ostras
Foto Jorge Ronald / Prefeitura de Rio das Ostras
Em 18 de junho de 2023, a Prefeitura de Maricá inicia as obras de construção de um viaduto na altura do Km 29 no cruzamento das rodovias RJ-106 e RJ-114, que dá acesso ao município de Itaboraí.
REFERÊNCIAS:
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 15 julho 1936. p.27.
Obras Públicas. Estradas de Rodagem. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 30 junho 1938. p.270.
Inaugurada a Rodovia Niterói - Campos. Folha de Caxias. Duque de Caxias. 8 julho 1958. p4.
LUCENA, Felipe. Construção do Porto de Jaconé em Maricá é autorizada. Diário do Rio. 30 dezembro 2021.
Duplicação da RJ-106 já começou. Prefeitura de Rio das Ostras. 15 maio 2023.
Prefeitura de Maricá bloqueia retorno da RJ-106 para construção de viaduto. GBNews. 18 junho 2023.
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