Trecho: Ponte Presidente Costa e Silva - BR-101/Duques
Extensão: 41,7 km
Histórico
Entre 1937 e 1945, na gestão do Interventor Federal Ernani do Amaral Peixoto, foi implantado o trecho Alameda São Boaventura - Iguá, ainda sem pavimentação. O trecho Alameda - Tribobó já tinha largura suficiente para implantação de duas pistas.
O Fluminense, 23/10/1953
Para ampliar clique na imagem
Em 1954, o trecho Alameda São Boaventura - Manilha já se encontrava pavimentado, mas duplicado só até Tribobó.
Em 18 de setembro de 1970, o governador do estado do Rio de Janeiro, Geremias Fontes, inaugura o viaduto de Alcântara.
Viaduto de Alcântara na década de 1970
Em 9 de março de 1979, foi inaugurado o viaduto de Tribobó no entroncamentos das rodovias RJ-104 e RJ-106, em São Gonçalo, com 80 metros de extensão e 13 metros de largura.
Em março de 1986, o Departamento de Estradas de Rodagem divulgou que a construção de muretas no trecho do Km 0 ao Km 2,2 estava em seu plano de obras para 1986.
Em 23 de dezembro de 1986, foram concluídas as obras de complementação do aterro de acesso ao viaduto do Laranjal, no Km 15 da rodovia RJ-104, no bairro de Santa Luzia em São Gonçalo.
Em 18 de dezembro de 2002, inauguração do Viaduto de Manilha, projetado em 1974, localizado no entroncamento das rodovias Rio - Manilha (BR-101), BR-493 (Magé) e RJ-104 (Itaboraí - Niterói), com custo de 2,7 milhões de reais.
REFERÊNCIAS:
DER-RJ. Roteiro Rodoviário Fluminense.1954.
Plano Rodoviário Estadual 1976. Departamento de Estradas de Rodagem. p.35.
Primeira etapa do plano de obras e serviços do DER para 1986. O Globo. Rio de Janeiro. 23 março 1986.
Comentários