Duque de Caxias

Histórico

Em agosto de 1955, o município de Caxias, com cerca de 150 mil habitantes, contava com 23 empresas de ônibus, sendo 12 com sede no município. Diversas linhas de ônibus e lotações partiam de Caxias para o Rio de Janeiro e cidades vizinhas.

No dia 22 de dezembro de 1956, é inaugurada a Estação Rodoviária Francisco Corrêa, na Praça do Pacificador.

Algumas linhas de ônibus e lotações intermunicipais para o Rio de Janeiro em janeiro de 1957:

Caxias - Praça Mauá, Duque de Caxias Ônibus Ltda, Cr$ 9
Caxias - Praça Mauá, Limousine Carioca, Cr$ 11
Caxias - Praça da Bandeira, Viação Paredense, Cr$ 9
Caxias - Castelo, Viação Jurema, Cr$ 11

Em janeiro de 1958, foi lançada a pedra fundamental de construção da Refinaria da Petrobrás de Duque de Caxias, em Campos Elíseos, segundo distrito do Município.

No dia 13 de maio de 1958, é inaugurado o Derby Club Fluminense, em Campos Elíseos.

Em outubro de 1958, o ponto final da linha de lotações Caxias - Castelo é transferido da rua Nilo Peçanha, no Castelo,  para a Praça Mauá. As linhas de ônibus e lotações de Caxias, que trafegavam na Avenida Presidente Vargas são transferidos para a Avenida Rodrigues Alves.

Em maio de 1959, a população de Gramacho, bairro já com 20 mil habitantes, pleiteava a transferência da estação terminal dos trens de subúrbio da Leopoldina do centro de Duque de Caxias para Gramacho, antiga estação Sarapuí.

No dia 25 de maio de 1959, a Viação Vera Cruz inaugura a linha Caxias - Meyer, com tarifa direta de Cr$ 10.

Em novembro de 1960, 8 empresas de ônibus e lotações ligavam Caxias ao Estado da Guanabara.

Em junho de 1963, a empresa Shopping Center do Brasil S.A. lança o Shopping Center de Duque de Caxias, interligado à nova estação Rodoviária de Caxias, doada à Prefeitura. Em janeiro de 1963 a empresa também tinha iniciado a construção do Shopping Center do Méier, na rua Dias da Cruz.

Em dezembro de 1988, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias, era composto pelas seguintes empresas:

Auto Ônibus Vera Cruz S.A.
Empresa Auto Viação Jurema S.A.
Empresa de Transportes Limousine Carioca S.A,
Transportes Santo Antônio Ltda.
Auto Viação Reginas Ltda.
Trel - Transturismo Rei Ltda.
Expresso Mangaratiba Ltda.
Transporte Fabio´s Ltda.
Transportes Intermunicipal Ltda.
Transportadora Primavera Ltda.
Transturismo San Diego Ltda.
Viação Vera Cruz S.A.
Viação União Ltda.
Luxor Transportes Ltda.

Outras empresas em Duque de Caxias:

Década de 1950

Viação Gramacho
Emprêsa Agueda Ltda.
Viação Paredense Ltda, linha Caxias - Praça da Bandeira
Estrela do Norte, linha Caxias - Penha
Emprêsa Santa Luzia Ltda.
Viação Olavo Bilac, linha Caxias - Saracuruna

Década de 1960

SHB, linha Caxias - Nova Cidade
Viação Montanhesa


Lotações para Duque de Caxias
Por Mauro Albuquerque

Nos anos 50/60, que é o foco do nosso debate a linha Caxias - Mauá era operada por três empresas distintas. E.A.V. Jurema, Limousine Carioca e Autoviária Rex. Todas três eram formadas por agregados. Ainda passavam pelo centro de Caxias a Duque que vinha de Gramacho, a Municipal que vinha de São João de Meriti. As duas mesmo com carro cheio, do centro de Caxias até Parada de Lucas onde entravam todas na "Variante" , por serem as duas empresas de ônibus pegavam todos os passageiros que estivessem dispostos a viajar em pé. Seria uma maravilha e as três empresas de Caxias poderiam trabalhar sossegadas se realmente cada carro fosse dirigido pelo proprietário do mesmo. Só para citar um exemplo: Conheci um cidadão chamado Valentim, que era sócio de supermercado, logo se tornou proprietário de 8 carros, ele junto com outros dois "patricios" que também tinham muitos carros, os três juntos tinham a maioria da frota e por isso forçaram em cima dos outros a implantação do regime de "caixa única", Isso funcionava assim: todos os carros passariam a entregar a féria no escritório, no final da semana era somado o total arrecadado e dividido igualmente pelo total de viagens que todos os carros fizeram. Então o "patrício" nos dizia: -Deixa pra lá o passageiro, o importante é que em vez de 5 viagens tu faças 6. Levando em conta que o trânsito da época era menor e a "Variante" era nova e a pista um tapete, entendeu porque os Cariocas e os Juremas "voavam" na Variante. Isso virou moda e logo todas as linhas estavam dominadas por esse regime que acabou achatando os que dirigiam seus próprios carros e engordando ainda mais os que já tinham muito.


Viação Paredense
Centro de Documentação e Memória
Eurico Divon Galhardi


Em 23 de novembro de 1983, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugura o terminal para as linhas de ônibus com ar-condicionado para o Rio de Janeiro, localizado na Praça do Pacificador.


REFERÊNCIAS:

Um bilhão de cruzeiros a produção industrial de Duque de Caxias no ano de 1954. Folha de Caxias. Duque de Caxias. 21 agosto 1954. p.3.

Inaugurada a Rodoviária. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 22 dezembro 1956. p.1.

Novo aumento no preço dos ônibus e lotações. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 20 janeiro 1957. p.1.

Inauguradas as obras da refinaria de Duque de Caxias. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 2 fevereiro 1958. p.1.

Vai mudar mesmo o ponto Castelo - Caxias. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 12 outubro 1958. p.2.

Linha Caxias - Meyer. Folha da Cidade. Duque de Caxias. 24 maio 1959. p.8.

Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários em Duque de Caxias. O Fluminense. Niterói. 31 dezembro 1988. p.8.

Pesquisa
Folha de Caxias Ônibus 1950 até 50/290 ed 0035 1957

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