EPT


Empresa Pública de Transportes
Desde 2014

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada oficialmente em 12 de setembro de 2014, na cidade de Maricá, Rio de Janeiro, pela Prefeitura Municipal de Maricá.

Em 31 de outubro de 2013, foram apresentados os 10 primeiros ônibus da empresa, com pintura vermelha e ar-condicionado.


Entrega dos primeiros ônibus em outubro de 2013


A EPT iniciou suas operações em primeiro de agosto de 2014, em caráter experimental, com o nome provisório empresa Maricá Transportes Públicos, na linha Jaconé - Recanto de Itaipuaçu, com tarifa de 2 reais, funcionando 24 horas por dia, com intervalos programados de 20-30 minutos.

Em 2015, o sistema de ônibus gratuito tinha 10 linhas e 23 ônibus, funcionando 24 horas por dia.

Em 16 de agosto de 2016, a justiça suspendeu temporiamente a circulação dos ônibus da EPT, voltando a funcionar em 7 de setembro do mesmo ano após manifestação judicial.

Em 25 de outubro de 2016, a Justiça suspendeu novamente as linhas gratuitas da EPT, alegando concorrência desleal às empresas Nossa Senhora do Amparo e Costa Leste. Voltaram a circular em 15 de abril de 2017.

Em 15 de abril de 2017, na gestão do prefeito Fabiano Horta, a EPT assumiu as 13 linhas da empresa Costa Leste, que havia suspendido suas operações em retaliação a apreensão de 6 ônibus pela prefeitura.

Entre os dias 14 e 16 de agosto de 2017 a EPT recebeu sete novos ônibus. Com a nova aquisição a empresa passo a contar com 30 ônibus. Em 19 de dezembro de 2017, foram entregues mais 8 ônibus.

Em 26 de janeiro de 2021, a EPT anunciou a criação de 17 novas linhas gratuitas:

E-18 - Inoã - Ponta Negra (via RJ-106
E-19 - Recanto - Ponta Negra, via RJ-106
E-20 - Praça do Ferreirinha, circular
E-21 - Itaocaia Valley, circular
E-23 - Centro - Recanto
E-24 - Centro - Inoã, via Flamengo
E-25 - Centro - Inoã, via Avenida
E-26 - Inoã - Cassorotiba
E-27 - Inoã - Rua 128, via Cajueiros
E-28 - Inoã - Itaipuaçu, via Recanto
E-29 - noã - Itaipuaçu, via Itaocaia
E-30 - Inoã - Santa Paula
E-31 - Centro - Rua 128, via Cajueiros
E-32 - Rua 128 - Recanto, via Barroco
E-33 - Terminal Itaipuaçu - Recanto
E-34 - Rua 128 - Recanto, via rua 34
E-35 - Itaipuaçu, circular

As linhas foram assumidas pelas empresas Fiel e Nossa Senhora do Amparo, que passaram a ser remuneradas pela prefeitura pelo quilômetro rodado. Em 5 de março de 2021 todas as linhas do município se tornaram gratuitas.

Em julho de 2021, a EPT contava com 34 linhas servindo os 4 distritos do município.

Em agosto de 2021, foram inauguradas duas linhas, a Inoã - Centro, substituindo a antiga linha 19 da Nossa Senhora do Amparo, e uma linha circular em Itaipuaçu, beneficiando os moradores dos loteamentos São Bento da Lagoa e Morada das Águias.

Em setembro de 2021, foi inaugurada a linha Spar - Nova Lusitânia, via Chácara de Inoã, beneficiando os moradores de bairros internos de Inoã.

Em 10 de janeiro de 2022, foi inaugurada a linha E30B (Rodoviária de Maricá - Terminal Itaipuaçu) via Avenida/Vivendas, com intervalos programados de 25 minutos beneficiando os moradores dos bairros Itapeba, Parque Nanci, São José do Imbassaí e Inoã, com trajeto pela rodovia RJ-106.

Em janeiro de 2022, a EPT tinha 110 ônibus e 35 linhas, transportando mensalmente mais de 2 milhões de passageiros.

Em 23 de fevereiro de 2022, foram inauguradas duas novas linhas:

E-24 (Inoã - Centro) via Flamengo, circular
E-24A (Inoã - Centro) via Avenida, circular

Em março de 2022 a EPT, com 36 linhas, transportava diariamente 110 mil passageiros.


Itaipuaçu em 4 de outubro de 2022
Foto Anselmo Mourão


Em 25 de maio de 2023, no dia do aniversário da cidade, foi inaugurada a linha E01A (Centro - Ponta Negra) via Vale da Figueira 2.

Em 4 de março de 2024, atendendo às solicitações da população, foram inauguradas duas novas linhas gratuitas:

E08A - Centro - Jacaroá, via Amizade e Campo
E09A - Centro - Guaratiba, via Caju, Interlagos e rua 110


Divulgação em fevereiro de 2024


Em 2024, o número de linhas passou de 39 para 47 e a demanda aumentou em 2,5%.

Linhas em janeiro de 2025

E01 - Ponta Negra, via Manoel Ribeiro
E01A - Ponta Negra, via Vale da Figueira
E02 - Ponta Negra, via Cordeirinho
E02A - Ponta Negra, Expresso, via Cordeirinho
E03 - Ubatiba
E04 - Silvado
E05 - Lagarto
E06 - Espraiado
E07 - Caxito, via Alecrim
E08 - Jacaroá, via Amizade
E08A - Centro - Jacaroá, via Amizade / Campo
E09 - Guaratiba, via Caju / Interlagos / Ponte Preta
E09A - Centro - Guaratiba, via Caju / Interlagos / Rua Cento e Dez
E10 - Bambuí, via Manoel Ribeiro
E10A - Bambuí, via Areal / Manoel Ribeiro
E10B - Bambuí, via Caju / Limão
E11 - Araçatiba
E12 - Barra
E13 - Parque Naci, via Itapeba
E14 - Jaconé, via Beira Mar
E14A - Jaconé, via Sacristia
E15 - Retiro, via Cova da Onça
E15A - Retiro, via Cachoeira
E17 - Condado, via Marques
E20 - Inoã - R128, via Cajueiros
E21 - Inoã - Recanto, via Itaocaia
E22 - Inoã - Cassorotiba
E23 - Inoã - Santa Paula
E24 - Inoã - Centro, via São José / Flamengo, circular
E24A - Inoã - Centro, via São José / Avenida, circular
E25 - Inoã - Flamengo, Parador
E25A - Inoã - Flamengo, via Santa Paula
E25E - Inoã - Flamengo, Expresso
E26 - MCMV Inoã  - MCMV Itaipuaçu
E27 - Inoã - Chácaras de Inoã
E28 - Inoã - Terminal de Itaipuaçu, via Cajueiros
E30 - Centro - Recanto, via Flamengo
E30 - Recanto - Centro, via Flamengo
E30A - Recanto - Centro, via Avenida / Vivendas
E30A - Centro - Recanto, via Avenida / Vivendas
E30B - Terminal de Maricá - Terminal de Itaipuaçu
E30B - Terminal de Itaipuaçu - Terminal de Maricá
E30E - Terminal de Itaipuaçu Terminal de Maricá, Expresso
E30E - Terminal de Maricá - Terminal de Itaipuaçu, Expresso
E31 - Centro - R128, via Cajueiros
E32 - Recanto - R128, via Estrada
E32A - Recanto - R128, via Rua 34
E33 - Terminal de Itaipuaçu - Recanto, via Morada das Águias
E34 - Terminal de Itaipuaçu, circular
E35 - Praça Ferreirinha, circular
E36 - Itaocaia Valley, circular

Em 31 de março de 2025, foi inaugurada a linha E-37 (Terminal de Itaipuaçu - Rua 128), via rua Jardel Filho, com o seguinte itinerário: Terminal de Itaipuaçu, rua Professor Cardoso de Menezes, Avenida Jardel Filho, rua Douglas Marques Riente, rua Antônio Marques Mathias e rua Cento e Vinte e Oito. Volta: rua Cento e Vinte Oito, rua Trinta e Cinco, rua Douglas Marques Riente, Avenida Jardel Filho, Avenida das Gardênias, Avenida Carlos Mariguella, Avenida Zumbi dos Palmares, rua Van Lerbergue, rua Professor Cardoso de Menezes e Terminal de Itaipuaçu.




Sede: Maricá, RJ

CNPJ: 21.337.238/0001-87



Passageiros transportados

2015          2.000.000
2023        38.048.000
2024        39.000.000

Frota

2014          10
2015          23
2016          23
2017          38
2022        110
2023        138
2024        147

Número de linhas

2015        10
2021        34
2022        36
2023        39
2024        47
2025        51


REFERÊNCIAS:

Ônibus da Maricá Transportes Públicos já estão na cidade. Prefeitura de Maricá. 31 outubro 2013.

BAZANI, Adamo. Empresa Pública de Maricá compra mais sete ônibus novos. Diário do Transporte. 15 agosto 2017.

Moradores de Maricá pedem a volta da empresa Costa Leste. LSM Central de Notícias de Maricá.  24 setembro 2018.

Novas linhas dos vermelhinhos serão inauguradas neste mês de agosto. LSM. 5 agosto 2021.

Nova linha do vermelinho começa a operar em Maricá no início de 2022. LSM. 24 dezembro 2021.

FARIAS, Ana. Para combater vandalismo nos vermelhinhos prefeitura mobiliza maricaenses. LSM. 05 janeiro 2022.

Prefeitura cria duas linhas do Tarifa Zero para São José de Imbassaí. Prefeitura de Maricá. 18 fevereiro 2022.

Vermelhinhos completam um ano em Maricá. Ladodecá. 31 março 2022. 

Maricá: EPT inaugura nova linha de ônibus. Maricá Info. 26 maio 2023.

EPT cria dois novos itinerários dos ônibus Tarifa Zero. Prefeitura de Maricá. 26 fevereiro 2024.

Comentários