Terminal Misericórdia


Histórico

Em janeiro de 1985, a Secretaria de Estado de Transportes aprova o o Plano de Revitalização do Centro da Cidade, proposto pelo arquiteto Jaime Lerner, que previa a implantação de 4 novos terminais de ônibus, interligados por pistas exclusivas para ônibus.

O plano previa a implantação dos terminais da Praça XV Norte, Praça XV Sul, Largo da Misericórdia e Presidente Vargas, localizado próximo à Candelária. A pista central da Avenida Presidente Vargas seria exclusiva para ônibus. No dia 24 de janeiro de 1985, o arquiteto Jaime Lerner apresenta, no Paço Imperial, apresenta o novo Plano de Circulação do Centro aos donos das empresas de ônibus.

Jornal do Brasil, 06/05/1986


A construção do Terminal foi iniciada em setembro de 1986, sendo inaugurado em 6 de fevereiro de 1988, com as seguintes linhas de ônibus:

119 - Praça XV - Copacabana
202 - Praça XV - Colégio Militar
219 - Praça XV - Usina
229 - Praça XV - Usina
239 - Praça XV - Engenho de Dentro
240 - Praça XV - Cidade de Deus
267 - Praça XV - Freguesia
268 - Praça XV - Curicica
269 - Praça XV - Rio Centro
310 - Praça XV - Del Castilho
311 - Praça XV - Cavalcante
336 - Praça XV - Vista Alegre
343 - Praça XV - Vila Kosmos
349 - Praça XV - Rocha Miranda
357 - Praça XV - Madureira
357 - Praça XV - Bento Ribeiro
374 - Praça XV - Pavuna
376 - Praça XV - Pavuna
386 - Praça XV - Anchieta

No mesmo dia, foi inaugurado o Terminal Alfred Agache, localizado na avenida de mesmo nome, próximo à estação das Barcas.


REFERÊNCIAS:

Plano prevê 4 terminais de ônibus para o Centro. O Globo. Rio de Janeiro. 25 fevereiro 1985. p.9.

Centro do Rio ganha dois terminais rodoviários. O Globo. Rio de Janeiro. 6 fevereiro 1988. p.9.

Ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 6 fevereiro 1988. p.4.

Terminal de ônibus da Praça XV vai ser desativado e virar uma praça. O Globo. Rio de Janeiro. 27 maio 2000. p.4.
















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