Copacabana


Em 16 de abril de 1913, a Empreza Auto-Avenida inaugura a primeira linha de auto-omnibus para o promissor bairro de Copacabana, com ponto final na Igrejinha (atual Forte de Copacabana). A linha tinha o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, General Severiano, Barão do Rio Bonito, da Passagem, Túnel Novo, Salvador Corrêa, Buarque, Barata Ribeiro, Nossa Senhora de Copacabana e Igrejinha.  A linha circulava das 8 da manhã até às 8 da noite, com intervalos de 30 minutos. A passagem inteira custava 600 réis, com seções no Largo da Glória, na Estátua do almirante Tamandaré e no Túnel Novo. Uma seção custava 200 réis, duas seções 300 réis, e 3 seções 400 réis. O tempo de viagem era de 40 minutos.

A partir do dia 24 de julho de 1939, os omnibus deixam de circular pela Avenida Atlântica, passando a seguir pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. As seguintes linhas tiveram o seu itinerário alterado:

3 (Mauá-Ipanema) via Sá Ferreira e Barão da Torre, da Limousine Federal
4 ( Mauá-Ipanema) via Rainha Elisabeth e Prudente de Moraes, da Empresa Omnibus de Luxo
12 (Estrada de Ferro-Ipanema),  da Limousine Federal
62 (Castello-Ipanema) via Sá Ferreira e Lagoa,  da  Limousine Federal
63 ((Castello-Ipanema) via Sá Ferreira e Barão da Torre, da Limousine Federal
64 (Castello-Ipanema) via Rainha Elisabeth e Prudente de Moraes, da Limousine Federal.



Em 28 de outubro de 2015, finalmente são implantadas placas de pontos de ônibus na Avenida Atlântica, até então os ônibus paravam em qualquer esquina.

No início de novembro de 2015, os pontos finais das linhas 740D/741D-Charitas e 2740-Charitas são transferidas da Praça General Osório para o Posto VI. Mais uma vez, no dia 21 de dezembro de 2015, os pontos finais foram transferidos do Posto VI para o Leme.


REFERÊNCIAS:

Ônibus mudam paradas na Avenida Copacabana. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 outubro 1969. p.17.












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