Gaúcha

Emprêsa de Transportes Gaúcha Ltda.
1952 - 1959

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro. 

Em novembro de 1952, explorava a linha de lotação Praça Mauá - Aeroporto Santos Dumont, com frota de 11 carros de 19 e 20 passageiros.

Em 1955, explorava a linha de lotação Praça XV – Praça Mauá.

Em 1955, a Prefeitura do Distrito Federal determina que todas as linhas de lotações circulares do Centro deveriam ser substituídas por ônibus. A Gaúcha adquire então os primeiros ônibus e obtém autorização  para explorar a linha Circular 1 (Mauá – Aeroporto), junto com a Transportes Mosa

A linha Praça XV – Praça Mauá, apesar da determinação, continuou sendo operada com lotações.

Em junho de 1955, inicia suas operações na linha de ônibus Circular 1 (Mauá – Aeroporto), com veículos do mesmo modelo e cor da Transportes Mosa.

Em julho de 1955, foi anunciada a venda da empresa, com as concessões das linhas Mauá – Aeroporto e Praça XV – Praça Mauá, venda que não se concretizou.

Em fevereiro de 1956, perde a licença de exploração da linha de ônibus Circular 1 (Mauá – Aeroporto) operada junto com a Transportes Mosa.

Em 28 de setembro de 1957, inaugura a linha de ônibus  S-44 (Bonsucesso - Pavuna), com o seguinte itinerário: Itaóca, Democráticos, Uranos, Ibiapina, José Maurício, Plínio de Oliveira, Avenida Braz de Pina, Estrada do Quitungo, Praça Caraguatá, Monsenhor Félix, Automóvel Club, e ponto final na estação da Pavuna.

Luta Democrática, 29/09/1957, p.12


A empresa foi extinta entre 1959 e 1960, quando explorava sua única linha de ônibus, a S-44  (Bonsucesso – Pavuna).

Prefixos da Frota 

90 50
113 00

Sede/Garagem

    Caminho de Itaóca
    Rua Piauí, 45, Todos os Santos


REFERÊNCIAS:

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

Aos interessados em empresas de ônibus. Diário da Noite. 1955, julho, 14. Primeira Seção, p.7.

Obteve a concessão para negociar a linha de ônibus. Diário da Noite.1955, julho, 16. Primeira Seção, p.5.

Estouro de milhões nos cofres da Prefeitura. para indenizar emprêsas de ônibus. Diário da Noite. 13 agosto 1955. p.3.

Menos transportes para os cariocas. Correio da Manhã. 1956, fevereiro, 2. Primeiro caderno, p.3.

O ônibus avançou contra o muro matando o pedestre. Luta Democrática. 1957, setembro, 29. p.12.

Página lançada em 11 de janeiro de 2019










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