Empresa de Lotações Nossa Senhora da Glória Ltda.
1953 - 1968
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em meados da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro.
Inicia suas operações numa linha de lotação na Zona Norte.
Em 1956, explorava a linha de ônibus, de curta distância, Vila Cascatinha - Olaria, concorrendo com pequenos lotações.
Em março de 1957, explorava a linha de lotação Sáenz Peña - Olaria, transformada em linha de ônibus no ano seguinte, com a vista S-23 (Sáenz Peña - Olaria) e o seguinte itinerário: Praça Sáenz Peña, Major Ávila, Barão de Mesquita, Pereira Nunes, 28 de Setembro, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Silva Freire, Sousa Barros, Praça do Engenho Novo, Archias Cordeiro, Padre André Moreira, Lucídio Lago, Torres Sobrinho, Capitão Resende, Ferreira de Andrade, Miguel Cervantes, Miguel Ângelo, Suburbana, Democráticos, Uranos, João Rêgo, Paranapanema e Ministro Moreira de Abreu.
Linha S-23 (Sáenz Peña - Olaria)
Correio da Manhã, 27/06/1958
Em 6 de julho de 1961, a Comissão de Transportes Coletivos aprova o prolongamento da linha S-24 (Campo São Cristóvão - Olaria) até o Largo de São Francisco da Prainha, no Cais do Porto. A linha no entanto teve vida curta, sendo extinta no mesmo ano.
Linha S-24 ( São Francisco da Prainha - Olaria)
A Noite, 15/08/1961
Rua Evangelina, Olaria em 1963
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em 1963, inaugura a linha 24 (Largo São Francisco da Praia - Olaria), logo prolongada até a praça Tiradentes. A linha foi extinta entre 1963 e 1964.
Correio da Manhã, 24/04/1963, p.11
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha de ônibus S-23 (Sáenz Peña - Olaria) via Vieira Fazenda, foi renumerada, ganhando a vista 625 (Sáenz Peña - Olaria).
A empresa encerrou suas operações em 1968, quando explorava sua única linha de ônibus, a 625 (Sáenz Peña - Olaria), logo assumida pela Viação Rubanil.
Prefixo da Frota: 38 000
Garagens
Rua Evangelina, 84, Olaria
Rua João Rêgo, 77, Olaria, junto com a Viação Rubanil
Nota: Segundo relatos, a empresa foi fundada por proprietários individuais da linha de lotação Meyer-Bonsucesso e iniciou suas operações na linha de lotação Sáenz Peña – Olaria.
REFERÊNCIAS:
Emprêsa de lotações explora os trabalhadores. Imprensa Popular. Rio de Janeiro. 13 maio 1954. p.2.
Emprêsa de Lotações Nossa Senhora da Glória. Diário Oficial da União. 26 Setembro 1956. Seção 2. p.16.
Concorrência desleal. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 31 outubro 1956. p.5.
Ela mata mais. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 15 junho 1956. p.2.
Ônibus. Revista Guia Rex 1959. Rio de Janeiro. p.25.
Avançou o sinal e chocou-se com o lotação a ambulância. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 31 março 1957. p.8.
A tragédia do Timbó. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 11 março 1961.
Ônibus destruiu residência incendiou-se e fêz 8 vítimas. A Noite. Rio de Janeiro. 15 agosto 1961. p.10.
Página lançada em 11 de dezembro de 2018.