Taninha


Auto Viação Taninha S.A.
1963 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada na primeira metade da década de 1960 na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1964, explorava sua única linha de ônibus, a  627 (Sáenz Peña - Penha IAPI) com o seguinte itinerário: Praça Sáenz Peña, Major Ávila, Praça Varnhagem, Felipe Camarão, Praça Maracanã, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Luís Carlos, Piauí, Suburbana, Largo de Pilares, Álvaro Miranda, Praça Botafogo, Padre Januário, Praça 24 de Outubro, Estrada Velha da Pavuna, Itaóca, Praça 19 de Novembro, Democráticos, Praça das Nações, Cardoso de Morais, Leopoldina Rêgo e Conjunto do IAPI.


Linha 627 (Sáenz Peña - Penha IAPI). Acervo Willian Moura

Sr. Abraão Carvalhal sócio da empresa



Em 1968, após o fim da Lotações Tiradentes, a Viação Taninha assume a Linha 496 (Penha IAPI-Laranjeiras).




Linha 627 (Sáenz Peña - Penha IAPI) na Avenida Suburbana,
esquina com rua Tamiarana, Higienópolis, em 07/01/1969
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã



Linhas e frota determinada em 1973

496 (Penha IAPI – Laranjeiras), 24 carros
627 (Sáenz Peña - Penha IAPI), 36 carros

Em 1976, é criada a Linha 630 (Saénz Peña - Penha), via Benfica, com tarifa única de Cr$ 1,40, mais curta que a Linha 627 (Saénz Peña - Penha) via Meyer e Inhaúma, com tarifa direta de Cr$ 2,20. 

Em 1977, a Linha 496 (Penha IAPI - Laranjeiras) que sofria forte concorrência no trecho Estrada de Ferro - Laranjeiras, é encurtada até o Castelo, ganhando a vista 339 (Castelo - Penha IAPI).

Em 1978, a linha 627 (Sáenz Peña - Penha IAPI) é encurtada até Inhaúma.  Em contrapartida a Viação Taninha restabelece a linha 680 (Penha - Meyer), extinta pela CTC em 1973.

Linhas em outubro de 1978

339 - Castelo - Penha IAPI
627 - Sáenz Peña - Inhaúma
630 - Sáenz Peña - Penha  IAPI
680 - Penha - Meyer

Em 4 de novembro de 1978, desativa a linha 339 (Castelo - IAPI da Penha) via Perimetral, com 18 ônibus, que transportava cerca de 2.070 passageiros/dia. A linha, criada em 1977, era considerada deficitária, com  taxa de ocupação de apenas 30%, quando o ideal deveria ser 70%. Nos últimos 12 meses foram feitas três tentativas de recuperação da linha, que já não circulava aos sábados, domingos, feriados e madrugadas. A primeira foi encurtar o trajeto até o Castelo, antes o ponto final era em Laranjeiras. A segunda, foi o desvio do trajeto pela Avenida Presidente Vargas, e o terceiro, foi o desvio pelo Elevado da Perimetral. A Viação Taninha na época contava com frota de 62 ônibus. Os 18 ônibus desativados foram distribuídos nas 3 linhas restantes da empresa. No dia 8 de novembro, por exigência da Prefeitura, a linha é reativada com 5 ônibus.





Em junho de 1979, a empresa contava com 62 ônibus, sendo 54 com mais de 7 anos de uso.

A Viação Taninha foi extinta em 1981, com frota de 62 carros, quando operava as linhas  627 (Sáenz Peña - Inhaúma), 630 (Sáenz Peña - Penha IAPI)  e 680 (Penha - Meyer), logo transferidas à Viação Santa Sofia, do mesmo grupo empresarial.

Em 2018, a antiga garagem da Avenida Itaóca, 165, era ocupada pela Viação Penha Rio do Consórcio Internorte.

Prefixo da Frota: 72 500

Garagens 

Avenida Itaóca, 149/187, Bonsucesso. Depois ocupado pela Penha Rio
Rua Leopoldina Rêgo, 24, Olaria

C.G.C do M.F. nº 33.346.693



REFERÊNCIAS:

IAPI da Penha protesta contra a extinção da linha de ônibus 339. O Globo. Rio de Janeiro. 07 novembro 1978. Jornal de Bairro, p.13.

Cartas, Fatos Curiosos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 junho 1979. Caderno B, p.5.

Página lançada em 5 de setembro de 2018.

Comentários

Abraão Ferreira Carvalhal foi um dos seus sócios.
Faleceu no início da década de 70 do século passado.