Sofa

Empresa de Lotações Sofa Ltda.
Viação Sofa Ltda.

1949 - 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1949 na cidade do Rio de Janeiro.

Inicia sua operações na linha de lotação Lins - Praça Mauá

O nome da empresa foi formado pela letra inicial do nome de família de seus 4 sócios:

José dos SANTOS
Ricardo de OLIVEIRA
Fortunato Nunes da FONSECA
Domingos Machado de ARAUJO


Diário de Notícias, 20/07/1951


Em abril de 1952, a linha de lotação Lins - Praça Mauá, era explorada com 26 carros. No mesmo ano foi prolongada até a Lapa e em seguida até a Lagoa. 

Em fevereiro de 1953, a linha de lotação Lins - Lagoa, com ponto final na Fonte da Saudade, contava com frota de 38 veículos.


Linha de lotação Lins-Lagoa em maio de 1955. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 22 de abril de 1955, inaugura a linha de ônibus 227 (Lins de Vasconcellos - Castelo), com 10 ônibus e o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, Ibituruna, Morais e Silva, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Dona Romana, Cabuçu, Lins de Vasconcelos, Pedro de Carvalho e rua Aquidabã.

Na mesma ocasião foi autorizada a desviar parte de seus lotações da linha Lins-Lagoa para o Jockey Club, aos sábados e domingos, nas corridas do Jockey.

Em junho de 1955, a empresa contava com frota de 38 lotações e 10 ônibus.


Carro 4385 na Avenida Presidente Vargas em fevereiro de 1956. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em fevereiro de 1957, além da linha de lotação Lins - Lagoa, explorava também a linha de ônibus 227 (Lins - Lapa), extinta no mesmo ano.

Em 1957, altera sua razão social para Viação Sofa Ltda.

Em dezembro de 1957, anuncia a venda de seus antigos lotações Chevrolet 1951 de 16 e 20 lugares.

Jornal do Brasil, 14/12/1957


Avenida Rio Branco em março de 1963
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Ponto final da linha de lotação Lins-Lagoa na Avenida Epitácio Pessoa, em frente à sede náutica do Botafogo


Em primeiro de março de 1964, seguindo o novo Plano de Transportes do Governo do Estado da Guanabara, que baniu os lotações da Zona Sul, a linha de lotação Lins - Lagoa foi suprimida, sendo substituída pela nova linha de ônibus a diesel da CTC, 446 (Lins-Lagoa) inaugurada em 18 de junho de 1964. 

A Viação SOFA foi transferida para a Zona Norte, inaugurando a linha de lotação 230 (Hospital  dos Servidores - Lins), cuja frota foi substituída por ônibus ao longo de 1964. 

Ainda em 1964, substituindo a linha de lotação Inhaúma-Vila Santa Teresa, inaugura a linha de ônibus 896 (Inhaúma - Vila Santa Teresa), com o seguinte itinerário: Praça 24 de Outubro, Padre Januário, Alvaro Miranda, Largo dos Pilares, Suburbana, Carolina Machado, Carvalho de Sousa, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Domingos Fernandes, Conselheiro Galvão, Diamantes e Ururaí, até a esquina da Avenida dos Italianos. Em pouco tempo a linha foi prolongada até Acari, passando pela Avenida dos Italianos, Praça Professora Virgínia e Avenida Automóvel Clube até o ponto final na estação de Acari.

Em 1965, a linha de ônibus 230 (Hospital dos Servidores - Lins) foi transferida para a Companhia de Transportes Coletivos do Estado da Guanabara (CTC-GB).

A Viação Sofa encerrou suas operações em 1968, quando explorava sua única linha de ônibus, a 896 (Inhaúma - Acari), logo assumida pela Viação Pavunense.


Pintura Fernando Ezídio


Prefixos da Frota

43 50, Lotações
85 000, Ônibus

Sede: rua Cabuçu, 10 fundos, Lins de Vasconcellos


Frota de Lotações

1952        26
1954        38
1957        38
1964        38


REFERÊNCIAS:

Declaração. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 20 julho 1951. p.5.

A Sofa é do contra. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 02 abril 1952. p.12.

Não faltou transporte para todos. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 02 abril 1952. p.1.

Morte trágica de um passageiro de lotação. A Manhã. Rio de Janeiro. 15 julho 1952. p.1.

Com Vistas ao Com. Pastor. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 14 fevereiro 1953. p.8.

Abandono completo de uma estação. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 14 abril 1953. p.3.

Com Vistas ao Com. Pastor. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 03 junho 1953. p.4.

Não há horário de trabalho na Empresa de Lotações S.O.F.A. Imprensa Popular. Rio de Janeiro. 28 abril 1954. p.6.

3 novas linhas de ônibus esta semana. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 25 abril 1955. p.2.

A Emprêsa Sofa. Gazeta de Notícias. 
Rio de Janeiro. 17 junho 1955. p.4.

Está morrendo na cidade o ônibus do Carioca. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 05 agosto 1955. p.5.

Com o aumento das tarifas deverá terminar hoje a greve dos ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 17 outubro 1956. Geral. p.12.

Ônibus x Árvore: 12 feridos. Imprensa Popular. Rio de Janeiro. 08 fevereiro 1957. p.1.

Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 dezembro 1957. Classificados. Segundo Caderno. p.14.

Ônibus: Livros vão dizer a verdade sôbre o aumento. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 novembro 1962. p.1.

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

Apenas uma empresa foi notificada para retirar os lotações. O Jornal. Rio de Janeiro. 15 agosto 1964. p.8.

Ônibus. Revista Guia Rex 1966. Terceira Parte. Logradouros. p.23.

Ônibus. Revista Guia Rex 1967. Terceira Parte. Logradouros. p.23.

Página lançada em 6 de setembro de 2018.

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