Elizabeth


Viação Elizabeth Ltda.
1955 - 1968

Histórico

Empresa de transporte coletivo municipal fundada na primeira metade da década de 1950, pelos sócios Valdemar Carneiro Sá, Nelson Gomes Jacob Barata e José de Freitas. Com nome da empresa em homenagem à filha de um dos sócios.

A Viação Elisabeth iniciou suas operações em 1955, na linha de lotação Cascadura - Irajá, cuja frota foi substituída por ônibus em junho do mesmo ano.

Em 13 de janeiro de 1956, inaugura a linha de ônibus 79 (Bangu - Candelária) via Deodoro e Variante (Avenida Brasil).

Em dezembro de 1956, explorava a linha de ônibus S-12 (Bangu - Cascadura).

No primeiro semestre de 1957, a empresa solicitou autorização para implantar a linha 82 (Padre Miguel - Castelo), cuja concessão foi logo repassada à Viação Rosane.


Inauguração da linha 81 (Padre Miguel - Candelária) em 1957

Subúrbios em Revista, agosto/setembro 1957



Linhas em julho de 1958

79 - Candelária - Bangu
81 - Candelária - Padre Miguel 
82 - Candelária - Campo Grande

Em 5 de maio de 1961, o sócio Jacob Barata se retira da sociedade. A empresa permanece então com capital de Cr$ 2 milhões, divididos entre Nelson Gomes (Cr$ 1,725 milhão) e Waldemar Carneiro de Sá (Cr$ 275 mil).

Em 18 de novembro de 1961, a empresa foi transformada em sociedade anônima. 

Em janeiro de 1963, a empresa anuncia a venda de ônibus usados com chassi Mercedes Benz LP-312 e carroceria Cermava modelo 1952.     

Em 1964, seguindo o novo Plano de Transportes, as linhas 79 (Candelária - Bangu) e 81 (Candelária - Padre Miguel), são renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 393 (Candelária - Bangu) e 392 (Candelária - Padre Miguel).




Veículos carregados por uma inundação
Correio da Manhã, 21/02/1967


A Viação Elizabeth foi extinta em janeiro de 1968, quando explorava as linhas 392 (São Francisco - Padre Miguel) e 393 (São Francisco - Bangu). Seu patrimônio foi incorporado à Transportes Oriental.







Diário de Notícias, 10/01/1968
Para ampliar clique na imagem


Prefixos da Frota

113 00
12 000

Sedes/Garagens

Rua Apucarana, 10, Magalhães Bastos
Estrada São Pedro de Alcântara, Realengo


REFERÊNCIAS:

Serão criadas mais oito linhas de ônibus para a cidade. O Jornal. Rio de Janeiro. 15 julho 1955. p.8.

À praça e ao público em geral. Última Hora. Rio de Janeiro. 30 maio 1957. p.3.

Caso Viação Elizabeth vai ser apurado sigilosamente. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 julho 1957. p.11.

Viação Elizabeth Ltda. Diário Oficial da União. 26 setembro 1957. Seção 2. p.26.

Depois do assalto matou uma e feriu mais três pessoas. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 23 novembro 1957. p.5.

Sob o comando do General Denis o contra ataque à greve surtiu bom efeito. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 junho 1958. p.7.

Alterações em contratos de firmas coletivas. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 18 maio 1961. Segundo Caderno. p.3.

Apreendidos 74 ônibus e lotações: Rio cada vez mais sem transporte.  Última Hora. Rio de Janeiro. 23 março 1962. p.2.

Viação Elizabeth S.A. Assembleia Geral Extraordinária. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 14 abril 1962. p.2.

Viação Elizabeth. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 janeiro 1963. Classificados. Segundo Caderno. p.9.

Viação Elizabeth S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 13 fevereiro 1963. Parte I. p.3087.

Eficiente ação da polícia da EFCB. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 12 setembro 1964. p.7.

Ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 setembro 1966. Classificados. p.4.

Trânsito inicia folha sêca para melhorar Zona Sul. Correio da Manhã.  Rio de Janeiro. 17 agosto 1967. p.3.

Viação Elizabeth S.A. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 10 janeiro 1968. Segunda Seção. p.4.

Página lançada em primeiro de setembro de 2018.