Cootrapaurb

Cooperativa de Transportes de Passageiros Urbanos
1996 - 2004

Histórico

Associação de motoristas fundada na cidade do Rio de Janeiro por 20 antigos proprietários de ônibus piratas. 

Em 3 de julho de 1996,  foi autorizada pela Justiça, através de liminar, a explorar a título precário, sem licitação, sua primeira linha de ônibus, a 780 (Madureira – Benfica), ex-CTC,  com o seguinte itinerário: Largo de Benfica, Suburbana, Democráticos, Itaóca, Uranos, Ibiapina, José Maurício, Venina, Estrada de Braz de Pina, Bento Cardoso, Irapuá, Tapevi, Cacequí, Guará, Estrada de Braz de Pina, Monsenhor Pizarro, Estrada Vicente de Carvalho, Automóvel Clube, Jucarí, Calumbi, Estrada Vicente de Carvalho, Largo de Vaz Lobo, Ministro Edgard Romero, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Francisco Batista, Carolina Machado, Alfeu Faria Castro e Praça Vice Almirante Nelson Gomes Fernandes.

Em 14 de novembro de 1996, a Cooperativa ganha uma ação da Justiça, promovida pela Secretaria de Transportes e pelo Sindicato das Empresas de Transporte do Município, solicitando a cassação da liminar que permitia a Cootrapaurb explorar a linha 780. 

A Cooperativa poderia continuar a explorar a linha até que fosse realizada a licitação. Todas as antigas linhas da CTC foram repassadas à empresas particulares, a título precário, sem licitação. 

A CTC foi desativada em maio de 1996, deixando 31 linhas vagas, sendo que 11 foram assumidas por empresas privadas e uma linha pela Cootrapaurb.

Em 14 de junho de 1997, a linha 780 recebeu 24 ônibus de 14 empresas particulares.  

Até então a linha era explorada pela Cootrapaurb com 40 ônibus e ponto final em Oswaldo Cruz, na rua Fernandes Marinho, transportando diariamente cerca de 17 mil passageiros.

Em 1998, a concessão da linha 780 (Madureira-Benfica), via Penha, foi licitada, sendo arrematada pela Santa Maria Turismo por R$ 2.807.628,00.

Em primeiro de fevereiro de 1998, a Cootrapaurb iniciou a operação de sua segunda linha, também ex-CTC, a 675 (Meyer - Penha) com frota de 12 ônibus, arrematada por R$ 1.056.000,00 em licitação.

A linha 675 (Meyer-Penha) tinha o seguinte itinerário: rua Carolina Meyer, Castro Alves, Cirne Maia, Honório, Piauí, Doutor Padilha, rua das Oficinas, rua da Abolição, Suburbana, Largo dos Pilares, Viaduto Cristóvão Colombo, José dos Reis, Jorge do Nascimento Silva,  Ivan de Oliveira Lima, Álvaro de Miranda, Automóvel Clube, retorno no viaduto da Linha Verde, Automóvel Clube, Praça Constança, Padre Januário, Praça 24 de Outubro, Estrada Velha da Pavuna, Itaóca, Itararé, Euclides de Farias, Uranos, Ibiapina, José Maurício, Leônidas, Estrada de Braz de Pina, Largo da Penha e Estrada José Rucas.


Ciferal GLS Bus na linha 675 (Meyer - Penha)


Não resistindo à concorrência das vans, a Cootrapaurb encerrou suas operações no início de 2004, quando explorava sua única linha, a  675 (Meyer - Penha).

Sede : rua Santo Adelardo, 11, Maré


REFERÊNCIAS:

Cartel tira cooperativa de circulação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 10 outubro 1996. Cidade. p.24.

Linha de Ônibus é alvo de disputa. Jornal do Brasil. 15 junho 1997. Segunda Edição. Cidade. p.45.

Cooperativa quer devolver linha de ônibus à Prefeitura. O Globo. Rio de Janeiro. 26 agosto 1998. Segunda Edição. Rio. p.5.

Prefeitura perde recursos com a derrubada de veto.  Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 14 agosto 1998. Página A15.

Página lançada em 2 de junho de 2018

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