Imperador

Auto Viação Imperador S.A.
1962 – 1964

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada através de Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 24  de março de 1962, com frota inicial de 17 lotações. 

O capital social da empresa, de 17 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 17 lotações usados, cada um avaliado em 1 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais: 

Jayme Germano, brasileiro
Waldemiro dos Santos, brasileiro
David Francisco, português
Rodrigo de Meireles, português
Carmine Siciliano, italiano
José Luiz Pereira, brasileiro
Gelson Ferreira Nunes, brasileiro
Antonio Tomaz de Sá, brasileiro
Antonio Saporito, italiano
José Duran Gonzalez, espanhol
Nelson Lopes, brasileiro
Jayme Carvalho Davila, brasileiro
Hugo Nunes Machado, brasileiro
Manoel de Sampaio Vidal, português
Severino de Mendes de Souza Filho, brasileiro
Joaquim Pacheco Brito, português
José Apolinaro Freire, brasileiro

Proprietários dos lotações, com os seguintes números de ordem:

17, 101, 312, 384, 576, 649, 696, 764, 1304, 1433, 2056, 2068, 2071, 2171, 2267, 2286 e 2327.

Inicia suas operações explorando a linha de lotação Mauá - Cascadura.

Em 1963, inaugura sua segunda linha de lotação, a Piedade - Praça  XV

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas de lotação Piedade-Praça XV e Cascadura-Praça Mauá são numeradas, ganhando respectivamente as vistas 252 (Piedade-Praça XV) e 257 (Praça Mauá-Cascadura), com os seguintes itinerários:

252 (Praça XV - Piedade): Praça 15 de Novembro, rua 7 de Setembro, Rio Branco, Presidente Vargas, Machado Coelho, Largo do Estácio, Haddock Lobo, Largo da Segunda-Feira, Conde de Bonfim, Uruguay, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Praça Sargento Eudóxio Passos, Euzébio de Mattos, rua Goiás, Bernardino de Campos, rua Leopoldina  rua João Pinheiro.

257 (Praça Mauá - Cascadura): Praça Mauá, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Elpídio Boamorte,  Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Avenida Maracanã, Professor Eurico Rabelo, Turfe Clube, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Amaro Cavalcanti, Praça Sargento Eudóxio Passos, Clarimundo de Mello, Assis Carneiro, Elias da Silva, Praça Quintino Bocaiuva, Nerval de Gouveia, Garcia Pires, Clarimundo de Mello, Padre Telêmaco e Avenida Ernani Cardoso.


Rua Elias da Silva, no bairro de Quintino, em novembro de 1964. Ao fundo a Igreja Divino Salvador, no bairro de Piedade. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã.

Linha 252 (Praça XV-Piedade) na Avenida Presidente Vargas em julho de 1964. 
Foto Arquivo Nacional


Em janeiro de 1965, assume as linhas de lotação 781 - Cascadura-Marechal Hermes, circular via Praça Seca e 782 - Cascadura-Marechal Hermes circular via Rocha Miranda, substituindo 28 lotações de proprietários individuais.

A empresa encerrou suas operações 
por não atender à determinação do Governo do Estado da Guanabara de substituir sua frota de lotações por ônibus. 

Entre 31 de dezembro de 1964 e os primeiros meses de 1965, circularam os últimos lotações nas 4 linhas da empresa:

252 - Praça XV - Piedade
257 - Praça Mauá - Cascadura
781 - Cascadura-Marechal Hermes, circular, via Praça Seca
782 - Cascadura-Marechal Hermes, circular, via Rocha Miranda

A linha 257 (Praça Mauá-Cascadura), que circulava inclusive de madrugada, beneficiando os moradores de Quintino, Piedade e Encantado, foi transferida para a Viação Livre.

As linhas 781 e 782 foram assumidas pela Transportes Pereira Santos.

A linha 252 (Praça XV-Piedade) foi extinta, junto com a empresa. 

Prefixo da Frota: 86 00

Sede: Avenida Ernani Cardoso, 63, Cascadura


REFERÊNCIAS:

Auto Viação Imperador S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 04 julho 1962. Parte I. p.15727.

Cartas dos Leitores. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 dezembro 1964. p.6.

Cartas dos Leitores. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 fevereiro 1965. p.6.

O lotação da linha 781. Última Hora. Rio de Janeiro. 13 fevereiro 1965. p.2.