1001


Viação 1001 Cruzeiro Ltda.
Auto Viação 1001 Ltda.

Desde 1946

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual, fundada em 1946 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, 
pelos irmãos portugueses José Evangelista e Olegário Cortez.

Inicia suas operações, 
no dia 29 de julho de 1946,  com frota de 3 ônibus, na linha Niterói - Campos dos Goytacazes, via Rodovia Amaral Peixoto. 

No dia 15 de agosto de 1946, recebe mais 3 ônibus. No mesmo ano inaugura a segunda linha da Empresa, a Macaé e Campos.


O Fluminense, 16/07/1946

Linha Niterói - Cabo Frio inaugurada em julho de 1946
O Fluminense, 28/07/1946


Em 2 de janeiro de 1954, a empresa Auto Viação 1001 Ltda. que já atendia as cidades fluminenses de Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, Macaé, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, e São Pedro da Aldeia, inaugura a linha Rio de Janeiro – Campos, com uma saída diária por sentido às 6h30 da manhã. 


A Noite, 05/02/1954

Diário de Notícias, 09/01/1955


Em agosto de 1955 a Empresa inaugura a linha Rio de Janeiro - Cabo Frio, com seções em Iguaba Grande e São Pedro d´Aldeia.


Diário Carioca, 27/10/1955

Em 1957, a sede da empresa era na Alameda São Boa Ventura, 1026/10,  em Niterói. Suas linhas intermunicipais atendiam as cidades de Rio de Janeiro, Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro d´Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé e Campos.

Em 1957, a Viação 1001 adquire a linha Niterói - Alcântara, via Tribobó.

Em abril de 1959, a Viação 1001 suspende a linha Barcas - Bonfim.

Em janeiro de 1960, a Empresa inaugura a linha Niterói - Cordeiro.

No dia 2 de agosto de 1960, a Viação 1001 substitui a Viação São José na operação da Linha Niterói – Cachoeiras de Macacu. 

Em julho de 1961, a Empresa contava com frota de 35 ônibus. No mesmo ano a empresa adquire a área da futura garagem do Baldeador, em Niterói, no terreno da antiga Fazenda de Juca Matheus.

No dia 21 de agosto de 1961, inaugura as linhas Rio de Janeiro - Cantagalo, via Cordeiro, e Niterói - Cantagalo via Nova Friburgo.


O Novo Cantagalo, 04/02/1963


Em 1965, a Empresa inicia o serviço de linha direta entre Niterói e Cabo Frio, sem paradas intermediárias.

Linhas da Empresa,  com origem em Niterói, em 1965: Cabo Frio, Nova Friburgo, São Pedro d´Aldeia, Arraial do Cabo, Cachoeira de Macacu, Cordeiro, Cantagalo, e Macuco.


Jornal do Brasil, 26/03/1965

Alcântara, São Gonçalo

Rodoviária Roberto Silveira, em Niterói, na década de 1970


Entre fins de 1967 e 1968, a Viação São José, de Jelson da Costa Antunes (JCA), adquire as empresas Expresso Rio Bonito, Itaboraí e 1001. Antes de ser comprada a 1001 já era a terceira maior empresa do Estado do Rio de Janeiro.

Em princípio de 1969 Jelson da Costa Antunes adquire a Transportadora Ivany Ltda. Em 1969, a 1001 se transforma na maior empresa do Estado ao se fundir com as demais empresas do Grupo JCA

No mesmo ano é iniciada a construção do Centro Administrativo da Empresa,  no bairro da Figueira, em Niterói, ás margens da Rodovia RJ-104. O saibro do terreno foi aproveitado no aterro dos acessos da ponte Rio Niterói, também em construção. O Centro Administrativo e a garagem são inaugurados em 1979.

Em 1970, a 1001 adquire 22 novos ônibus, renovando sua frota.


Diário de Notícias, 08/08/1970, p.5


Em setembro de 1972, é autorizada pela Prefeitura de São Gonçalo a explorar duas novas linhas:

Tribobó - Jardim Catarina 
Tribobó - Marambaia


Linha Niterói-Nova Friburgo em 1973 na Rodoviária Roberto Silveira de Niterói


Em agosto de 1974, após concorrência, inaugura duas linhas urbanas na Ponte Rio-Niterói:

Alcântara - Penha 
Alcântara - São Cristóvão


Rodoviária de Araruama em 1974


Em 1975 a Viação 1001 compra da Viação Util as seguintes linhas, incluindo garagens, veículos equipamentos:

Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes
Rio de Janeiro - Macaé, via BR-101
Niterói - Campos dos Goytacazes
Niterói - Macaé, via BR-101

Em outubro de 1976, a empresa contava com frota de 350 ônibus rodoviários e 150 urbanos, sendo 462 Mercedes-Benz e 38 Scania.

Em 1976, a empresa inaugura o serviço de ônibus com ar-condicionado e música ambiente na linha Rio de Janeiro - Cabo Frio, com tempo de viagem de 2h30.

Em 21 de março de 1976, inaugura o serviço de ônibus especiais com ar-condicionado e suspensão pneumática  na linha Rio-Campos.



O Globo, 20/03/1976

Jornal do Brasil, 28/03/1976
Para ampliar clique na imagem

O Globo, 05/10/1976

Carros da Viação 1001, em outubro de 1976, no terminal rodoviário improvisado de Cabo Frio, localizado no Largo de Santo Antônio. Na época a 1001,  a partir de Cabo Frio,  contava com linhas para Niterói, Rio de Janeiro, Campos e Bacaxá.


Linhas intermunicipais em fevereiro de 1977

Rodoviárias

Rio de Janeiro - Cabo Frio
Rio de Janeiro - Cabo Frio, via Araruama
Rio de Janeiro - Campos
Rio de Janeiro - Macaé
Rio de Janeiro - Rio Bonito, via Itaboraí
Niterói - Nova Friburgo, via Venda das Pedras
Niterói - Saquarema, via RJ-106
Niterói - Rio Bonito
Niterói - Araruama, via RJ-106
Niterói - Araruama, via Rio Bonito
Niterói - Iguaba Grande, via Sampaio Correia
Niterói - São Pedro da Aldeia, via Araruama
Niterói - Cabo Frio, via RJ-106
Niterói - Cabo Frio, via Rio Bonito
Niterói - Arraial do Cabo, via RJ-106
Niterói - Arraial do Cabo, via Rio Bonito
Niterói - Silva Jardim, via Araruama
Niterói - Campos, via Araruama
Niterói - Campos, via BR-101
Niterói - Cachoeiras de Macacu
Niterói - Silva Jardim, via Rio Bonito
Campos - Arraial do Cabo

Semi-urbano

Niterói - Venda das Pedras
Niterói - Rio Bonito
Niterói - Cachoeiras de Macacu, via Venda das Pedras
Niterói - Saquarema, via Rio Bonito
Niterói - Silva Jardim, via Boqueirão
Niterói - Marambaia, via Alcântara e Santa Luzia
Niterói - Jardim Catarina, via Tribobó
Niterói - Alcântara, via Tribobó
São Cristóvão - Alcântara
Penha - Alcântara
Itaboraí - Cachoeiras de Macacu
Rio Bonito - Saquarema
Rio Bonito - Araruama
Rio Bonito - Silva Jardim, via Fazenda Santa Terezinha
Rio Bonito - Silva Jardim, via Embaú
Rio Bonito - Silva Jardim, via Estrada do Mato Alto
Cabo Frio - Saquarema
Cabo Frio - Sampaio Correia
Nova Friburgo - Cachoeiras de Macacu

Em 1978, a 1001 compra da Salutaris as linhas Rio de Janeiro - Nova Friburgo e Niterói - Nova Friburgo.

Em março de 1980, o vereador Aroldo Menezes, da Câmara Municipal de Cabo Frio, propõe a criação das linhas de ônibus Búzios - Rio de Janeiro e Búzios - Niterói, além de reiterar a criação da linha Arraial do Cabo - Rio de Janeiro, do requerimento nº 22/78. Os passageiros com destino  a Búzios e Arraial do Cabo era obrigado a viajar até Cabo Frio, seguindo o resto da viagem em linhas urbanas.

Em setembro de 1981, a Empresa com cerca de 500 ônibus e 1,8 mil empregados, era considerada a 5ª maior empresa de ônibus do país.

Na Assembleia Geral extraordinária da Viação 1001, do dia 9 de julho de 1982, é aprovada a compra da Citran - Comércio, Indústria e Transportes Ltda. com sede na rua Santana 42, Clube dos 200, Jamapará, 4º Distrito de Sapucaia, Estado do Rio de Janeiro. As seguintes linhas são transferidas à Viação 1001:

Rio de Janeiro - Além Paraíba
Rio de Janeiro - Carmo
Rio de Janeiro - Cataguases
Rio de Janeiro - Muriaé (leito)
Rio de Janeiro - Muriaé
Rio de Janeiro - Carangola
Rio de Janeiro - Caratinga
Rio de Janeiro - Governador Valadares
Rio de Janeiro - Lajinha
Rio de Janeiro - Manhumirim
Rio de Janeiro - Coronel Fabriciano

Ainda em 1982 a Viação 1001 compra a empresa Natividade, com três linhas que ligavam Natividade às cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Campos. Em seguida a Natividade adquire da Viação Rio Minho as linhas Rio de Janeiro - Itaperuna e Rio de Janeiro - Miracema. Todavia, em 1984, a Natividade é vendida para a Viação União.


Linha Rio de Janeiro - Nova Friburgo, na Rodoviária Novo Rio em julho de 1982

Linha Rio de Janeiro - Cabo Frio, na Rodoviária Novo Rio, em julho de 1982

Setor de desembarque da Rodoviária Novo Rio, em julho de 1982

Também em 1982 a 1001 vende à Rio Ita suas linhas urbanas, que atendiam às localidades de Rio Bonito, Itaboraí e Alcântara.

Em 1986 a Empresa cria a 1001 Turismo e Viagens. 

Em 1987, a Viação 1001 compra da Viação Brasil a  linha  Rio de Janeiro - Itaperuna, sua concorrente na mesma linha, que não resistiu a concorrência dos "Superônibus" da Viação 1001, com frota de ônibus altos, porta central e sanitários no piso inferior.


"Superônibus", usados na linha Rio de Janeiro - Itaperuna, por volta de 1986

O Globo, 16/12/1988


Em 1989,  a 1001 compra o Rodoporto Oásis, na Rodovia BR-101, em Casimiro de Abreu.

Em 1990, a empresa adquire da Viação União as linhas Rio de Janeiro - Miracema e Rio de Janeiro - Itaperuna.

Em 1992, a Viação 1001 recebe autorização para os carros da linha Niterói - São Paulo entrarem na Rodoviária Novo Rio. O Sr. Jelson da Costa ganhou a concessão da linha Niterói - São Paulo em 1963, com a empresa Vispan, antes de comprar a Viação 1001.

No dia 27 de junho de 1993, a Empresa inaugura a linha Campo Grande (Rio de Janeiro) - São Paulo.

Em 1993, é criada a JCA Participações Ltda., uma holding para traçar as metas da Viação 1001 e demais empresas que viessem a ser adquiridas.

Em maio de 1994, a empresa lança o serviço "Top Line", na linha Niterói - São Paulo, com 60 novos ônibus com ar-condicionado, conforto de última geração,  sala vip, e programa de milhagem, com uma viagem grátis a cada 8 bilhetes comprados. 

Serviço Top Line, lançado em 1994 na linha Niterói - São Paulo

Entre 1994 e 1995, em menos de 40 dias, são compradas as empresas Rápido Ribeirão Preto, de São Paulo,  e a Auto Viação Catarinense, tradicional empresa de Santa Catarina, a primeira empresa de ônibus oficialmente registrada no país, na década de 1920. As duas empresas, no entanto, continuaram com razões sociais e gestões independentes.

Em 1998, a empresa lança nova programação visual, estilizando o tradicional "cata-vento" da região dos lagos.

Em dezembro de 1998, a Viação 1001 inicia a operação dos 10 primeiros ônibus de dois andares da Empresa, na linha Niterói - São Paulo. O novo serviço batizado de Double Class, era dividido em duas classes, a primeira classe, com 6 poltronas tipo leito, localizada no piso inferior,  e a classe executiva, no piso superior, com 40 poltronas. Na mesma ocasião é inaugurada a sala Vip na Rodoviária Roberto Silveira, em Niterói. 

Serviço Double Class lançado em dezembro de 1998 com 10 ônibus de dois andares com chassi Scania e carroceria Marcopolo, com circuito interno de câmeras, vidro colado, câmbio eletrônico, rodas de alumínio e freios eletromagnéticos. 

Em 1998, a Viação 1001, que contava com cerca de 700 ônibus, compra da Viação Cometa a concessão da linha Rio de Janeiro - São Paulo. Mais tarde, em  2002 a Viação 1001 compra a Viação Cometa. 

Em 2003, a Viação Cometa venda as linhas de Minas Gerais para Viação Rio Doce, passando a concentrar suas atividades nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

Linhas interestaduais em 2005

Governador Valadares - Campos dos Goytacazes
Rio de Janeiro - Itaperuna, via Ubá
Rio de Janeiro - Itaperuna, via Muriaé
Rio de Janeiro - Campos do Jordão
Rio de Janeiro - Miracema, 
Rio de Janeiro - São Fidélis, via Pirapetinga
Rio de Janeiro - Tombos
Rio de Janeiro - São José do Calçado
Rio de Janeiro - São Paulo
Rio de Janeiro - São Paulo, via São Caetano
Rio de Janeiro - São Paulo, via Duque de Caxias
Niterói - São Paulo
Niterói - São Bernardo do Campo
Nova Friburgo - São Paulo
Cabo Frio - São Paulo
São Paulo - Florianópolis
Piracicaba - Juiz de Fora
São José do Rio Preto - Juiz de Fora

Em 2006, início da venda de passagens pela internet.

No dia 31 de julho de 2006, falece Jelson da Costa Antunes, em acidente de trânsito.

Em 2008, a Viação 1001 contava com cerca de 700 ônibus e 2.400 funcionários.

Em 2011, a Viação 1001 inaugura a operação de 5  novos ônibus de piso baixo, modelo Caio Mondego L/ Mercedes Benz O-500U, que entram em operação na linha  740D.


Ônibus de piso baixo (low-entry) modelo Caio Mondengo L, 
com chassi Mercedes Benz O-500U


Em 6 de junho de 2012, a 1001 inaugura o acesso gratuito à internet por wi-fi em seus 16 ônibus Double Class de dois andares da linha Niterói-São Paulo, via Rio de Janeiro, além de dois ônibus leitos. Também foram instaladas mesas para apoiar laptops e tomadas para carregar baterias de computadores e celular.

Em 15 de dezembro de 2015, a 1001 inaugura sua garagem de Araruama.

Em 4 de julho de 2016, é inaugurada a linha Búzios - Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão), com quatro saídas diárias por sentido. Em seguida foram inauguradas as linhas Cabo Frio-Galeão em outubro de 2017 e Macaé - Galeão em agosto de 2018.

Linhas interestaduais em janeiro de 2020

Governador Valadares (MG) - Campos dos Goytacazes (RJ)
Pirapetinga (MG) - Rio de Janeiro (RJ)
Pirapetinga (MG) - Niterói (RJ)
Pirapetinga (MG) - Itaperuna (RJ)
Pirapetinga (MG) - Itaperuna (RJ), via Comendador Venancio
Pirapetinga (MG) - Itaperuna (RJ), via São José de Ubá
Carangola (MG) - Campos dos Goytacazes (RJ)
Caratinga (MG) - Campos dos Goytacazes (RJ)
Além Paraíba (MG) - São Fidélis (RJ)
Cabo Frio (RJ) - São Paulo (SP)
Niterói (RJ) - São Bernardo do Campo (SP)
Niterói (RJ) - São Paulo (SP)
Niterói (RJ) - São José do Calçado (ES)
Nova Friburgo (RJ) - São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ) - São José do Calçado (ES)
Rio de Janeiro (RJ) - São José do Calçado (ES), via Mur.
Rio de Janeiro (RJ) - São José do Calçado (ES), via BR-101
Rio de Janeiro (RJ) - Tombos (MG)
Rio de Janeiro (RJ) - São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ) - São Bernardo do Campo (SP)
Rio de Janeiro (RJ) - Osasco (SP)
Duque de Caxias (SP) - São Paulo (SP)
São Paulo (SP) - Florianópolis (SC)
São Paulo (SP) - Rio de Janeiro (RJ), via Duque de Caxias

Em 14 de dezembro de 2020, recebe autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para implantar a linha Rio de Janeiro (RJ) - São Bernardo do Campo (SP).

Em 2 de julho de 2021, inaugura a linha São Paulo (SP) - Manilha (RJ), via São Gonçalo e Niterói.

Em 14 de julho de 2021, a 100 foi autorizada pela ANTT, através da Decisão Supas nº 369, a implantar a linha Muriaé (MG) - Itaperuna (RJ), inaugurada em agosto de 2021.

Em julho de 2021, recebe os primeiros ônibus do novo modelo Caio Apache Vip V, junto com as empresas Flores, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora do Amparo e Pendotiba.

Em 29 de setembro de 2021, início da operação de 45 novos carros Busscar El Buss 320L com chassi Mercedes-Benz OF-1721L, motor dianteiro e suspensão pneumática nas seguintes linhas seletivas:

1900D - Charitas - Galeão
1910D - Itaipu - Castelo
2750D - Charitas - Gávea
2775D - Charitas - Ipanema

Busscar El Buss 320L na linha seletiva 2775D(Gávea -Charitas) em 29/09/2021


Em 7 de outubro de 2021, é autorizada pela ANTT, através da Decisão Supas nº 551, a suprimir a linha convencional Rio de Janeiro (RJ) - São Bernardo do Campo (SP), prefixo 07-0102-00.

Em 24 de dezembro de 2021, através da Decisão Supas nº 682, foi autorizada a implantar a linha de ônibus executivo Rio de Janeiro (RJ) - São Bernardo do Campo (SP), prefixo 07-0207-60, com seção em Santo André.

Em 25 de maio de 2022, foi autorizada a implantar a linha convencional Pirapetinga (MG) - Rio de Janeiro (RJ), prefixo 06-0544-00, com seções em Volta Grande, Estrela D´alva, São Gonçalo, Magé, Niterói e Além Paraíba.

Em 30 de dezembro de 2022, falece Amaury de Andrade, proprietário do Grupo JCA.


Novo carro Marcopolo Paradiso G8 1800 DD / Scania Brasil K440IB 8x2
entregue em junho de 2023


No primeiro semestre de 2023 o Grupo JCA, controlador das empresas Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, investiu R$ 500 milhões na compra de 485 ônibus, todos com chassi Euro 6 da Mercedes-Benz e carrocerias Marcopolo. Os veículos foram entregues a partir de junho de 2023 para os serviços rodoviário, fretamento e urbano. Foram adquiridos 124 unidades do Paradiso G8 DD, 108 do Viaggio 900, 33 do Ideale, 136 do Torino e 84 do Micro Sênior.

Em 8 de junho de 2023, a pedido do prefeito de Maricá, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) autorizou a empresa a operar a nova linha de ônibus executivo Maricá - Cabo Frio em pool com a Viação Nossa Senhora do Amparo. A linha foi inaugurada em 7 de julho de 2023.

Em 17 de julho de 2023, a 1001 inaugura 6 novas linhas, todas partindo do Aerotown Shopping da Barra da Tijuca:

Barra da Tijuca - Arraial do Cabo, via Cabo Frio
Barra da Tijuca - Macaé
Barra da Tijuca - Rio das Ostras
Barra da Tijuca - Búzios
Barra da Tijuca - Campos
Barra da Tijuca - Nova Friburgo 

Em 21 de agosto de 2023, a 1001 inaugura 3 novas linhas partindo do centro do Rio de Janeiro:

Castelo - Araruama
Castelo - Saquarema
Castelo - Nova Friburgo


Divulgação em 21 agosto 2023


Em 16  de novembro de 2023, a 1001 inaugura duas novas linhas urbanas na região metropolitana do Rio de Janeiro:

785D (Charitas - Barra da Tijuca) via Túnel Santa Bárbara, com ponto final no centro comercial Aerotown e tarifa de R$ 12,40;

1785D (Charitas - Barra da Tijuca) via Túnel Santa Bárbara, serviço executivo, com ponto final no centro comercial Aerotown e tarifa de R$ 34,30;


Inauguração da linha 785D em 16/11/2023
Foto Divulgação

Rio de Janeiro em 04/02/2021


Sede: Niterói, RJ

CNPJ: 30.069.314/0001-01


Galeria


Jelson da Costa Antunes, proprietário das empresas 1001, Catarinense, Ribeirão Preto e Cometa, iniciou sua trajetória em 1946, com 19 anos, na cidade de Niterói, depois de desempenhar diversas funções na Viação Cabuçu, tais como, aprendiz de eletricista, cobrador, motorista e gerente, até um dia decidir comprar um pequeno ônibus em sociedade com seu irmão, passando a explorar a linha intermunicipal Quissamã - Macaé. Mais tarde vende a empresa e adquire a Viação Niterói.


REFERÊNCIAS:

Com a empresa 1001 de Niterói. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 18 junho 1959. Sétima Seção. p.4.

Cordeiro. O Jornal. Rio de Janeiro. 02 dezembro 1959. p.8.

No 15º aniversário a Auto Viação 1001 agradece o apoio da população fluminense. Última Hora. 1961, julho, 29. Página 5.

Cabo Frio Internacional. Diário Carioca. 1965, janeiro, 11. Página 7.

Mais Ônibus. O Fluminense. 1972, setembro, 1. Primeiro Caderno, página 6.

Ônibus intermunicipais já trafegam pela ponte. O Fluminense. Niterói. 2 agosto 1974. p.2.

Em vigor os novos tempos mínimos nas viagens. O Globo. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1977.

Ônibus direto para o Rio agrada população de Búzios e Arraial. O Fluminense. 1980, março, 14. Edição Cabo Frio, primeira página.

Viagem mais fácil e rápida. O Globo. Rio de Janeiro. 25 julho 1993. Zona Oeste. p.4.

Um vôo a São Paulo mas sem sair do chão. O Globo. Rio de Janeiro. 12 junho 1994. Niterói. p.8.

1001, a empresa mãe. Viação 1001. 2008.

Paxs têm internet grátis em ônibus na rota Rio–SP. Panrotas. 06 junho 2012.

Linha de ônibus vai ligar o Aeroporto do Galeão a Búzios, no RJ. G1 Região dos Lagos. 29 junho 2016.

ANTT. Cadastro Operacional Serviço Regular. Janeiro de 2020.

PELEGI, Alexandre. Auto Viação 1001 é autorizada pela ANTT a operar trecho Rio – São Bernardo do Campo. Diário do Transporte. 14 dezembro 2020.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza implantação de linhas e mercados para Expresso Adamantina, Reunidas, Águia Branca, Guanabara e 1001. Diário do Transporte. 14 julho 2021.

BAZANI, Adamo. Ônibus 0 km Busscar começam a operar nesta quarta (29) em linhas intermunicipais da 1001. Diário do Transporte. 28 setembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT autoriza implantação de linhas para a Ouro e Prata, Guerino Seiscento e Gadotti. Diário do Transporte. 7 outubro 2021.

PELEGI, Alexandre. Cometa, 1001, Catarinense e Xavante recebem autorização da ANTT para implantação de linhas. Diário do Transporte. 24 dezembro 2021.

PELEGI, Alexandre. ANTT atende a pedidos da Gontijo, Real Expresso, Andorinha, Guanabara, Planalto, 1001, Consórcio Guanabara e Trans Acreana. Diário do Transporte. 25 maio 2022.

Aerotown inicia parceria com a 1001 para novas linhas com as rotas: Barra da Tijuca x Cidades do Estado do Rio. ABIHRJ. 17 julho 2023.

Página lançada em 16 de abril de 2018.

Comentários

Fábio disse…
Apenas acrescentar que, com relação as linhas compradas da Brasil, vale lembrar que ela, a empresa Brasil já possuia onibus scania com porta no meio e banheiro, quando a 1001 adquiriu suas linhas. Aliás, ela, a empresa Brasil foi a primeira na região a utilizar os carros superonibus, que a 1001 só colocou pra rodar pouco tempo depois.