Rosane


Transportadora Rosane Ltda.
1958 - 1967

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1958 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Jacob Barata, Nelson Gomes, e Francisco Ribeiro Machado, com capital de 3 milhões de cruzeiros.

Em 1958, substituindo a Viação Elizabeth, assume a operação da linha 82 (Candelária - Campo Grande) com o seguinte itinerário: Praça Pio X, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Avenida das Bandeiras (atual Avenida Brasil), Estrada do Retiro, Coronel Tamarindo, Viaduto de Bangu, Avenida Santa Cruz, Artur Rios, Cesário de Melo, Amaral Costa, Augusto Vasconcelos e Praça 3 de Maio.

Em outubro de 1961, a linha 82 (Candelária - Campo Grande)  era operada com 17 ônibus de 31 assentos. 

Em função de sua grande extensão, era a linha mais cara da cidade, com tarifa direta de 50 cruzeiros e duas seções tarifárias:

Candelária - Senador Camará, Cr$ 38
Guadalupe - Campo Grande, Cr$ 18

Em 5 de maio de 1961, o sócio Nelson Gomes se retirou da sociedade, cedendo suas quotas ao novo sócio admitido e a um dos remanescentes. 

A Empresa continuou com capital de Cr$ 3 milhões, divididos entre os seguintes sócios:

Jacob Barata, Cr$ 1,97 milhão
Francisco Ribeiro Machado, Cr$ 1 milhão 
Antônio Fernandes Netto, Cr$ 30 mil

Em julho do mesmo ano foram admitidos novos sócios, elevando o capital da Empresa para Cr$ 15 milhões.


Linha 82 (Candelária - Campo Grande)
Carro Cermava sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LPO-312
Foto Coleção Luiz Alberto Damasio


Em 1963, inaugura duas linhas de ônibus: 

S-51 (Campo Grande - Corcundinha) via Capoeiras. Itinerário: rua Barcelos Domingos, Estrada das Capoeiras, Largo das Capoeiras, Estrada das Capoeiras, Estrada Guandu do Sapé, Largo Tingui, Estrada do Tingui e Estrada Rio-São Paulo. Com tarifa de Cr$ 25 em maio de 1964.

S-52 (Campo Grande - Corcundinha) via Vila Nova: rua Campo Grande, Praça Estudantes, Estrada Campinho, Estrada Santa Maria e Estrada Rio-São Paulo. Com tarifa de Cr$ 25 em maio de 1964.

Em 1964, as duas linhas foram renumeradas, ganhando as vistas 821 (Campo Grande - Corcundinha) via Capoeiras e 822 (Campo Grande - Corcundinha)  via Vila Nova.  No ano seguinte as linhas foram transferidas pra Viação Santa Sofia.

Também em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha 82 foi renumerada, recebendo a vista 397 (São Francisco - Campo Grande). 

No mesmo ano a Santa Sofia inaugura três linhas:

394 - São Francisco - Vila Kennedy. Itinerário: Largo de São Francisco, Sete de Setembro, Praça Tiradentes, Constituição, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Brasil, Avenida Ministro Ary Franco, Coronel Tamarindo, Estrada do Engenho, Doutor Augusto Figueiredo, Avenida Aliança (atual Avenida Funcionário), Estrada do Taquaral, Estrada do Engenho e Avenida Brasil até a Vila Kennedy. 

398 - São Francisco - Campo Grande, via Posse. Itinerário: rua Ramalho Ortigão, Sete de Setembro, Praça Tiradentes, Constituição, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, rua São Cristóvão,  Benedito Ottoni, Monsenhor Manuel Gomes,  Avenida Brasil, Estrada do Quafa, Estrada dos Sete Riachos, Teixeira Campos, Estrada da Posse, Estrada do Mendanha, Estrada das Capoeiras, Barcelos Domingos, Alfredo de Morais, Albertina e rua Campo Grande. Volta: rua Campo Grande, Barcelos Domingos, Estrada das Capoeiras, Estrada do Mendanha, Estrada da Posse, Teixeira Campos, Estrada dos Sete Rios, Estrada do Quafa, Avenida Brasil, rua Bela, Escobar, rua São Cristóvão, Pedro II, Francisco Bicalho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Luís de Camões, Largo de São Francisco e rua Ramalho Ortigão.

841 - Campo Grande - Cosmos, via Campinho. Itinerário: rua Campo Grande, Barcelos Domingos, Alfredo de Morais, Estrada Rio do A, Estrada do Campinho, rua 31, Caminho de Tutóia, Estrada de Paciência, rua Cosmos e Praça Igara, junto à estação de Cosmos. 

A linha 394, considerada deficitária, foi operada por um curto período, sendo repassada em agosto de 1964 à CTC.


Linha 397 em janeiro de 1966
Foto Arquivo Nacional

Linha 398 (Largo de São Francisco - Campo Grande) com veículo com carroceria Metropolitana, adquiridos por volta de 1966





A empresa encerrou suas operações no segundo semestre de 1967, quando explorava as linhas 397, 398 e 841. 

As linhas 397 (São Francisco - Campo Grande) via Camará e 398 (São Francisco - Campo Grande) via Posse, foram logo assumidas pela Transportes Oriental e a 841 (Campo Grande - Cosmos) pela Viação Santa Sofia.




Prefixo da Frota: 15 500

Garagem: Avenida Cesário de Melo, 1532, Campo Grande



REFERÊNCIAS:

Despachos do Prefeito. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 08 junho 1958. p.8.

Registro do Comércio. Requerimentos deferidos. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 14 agosto 1958. Segundo Caderno. p.2.

Alterações em contratos de firmas coletivas. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 18 maio 1961. Segundo Caderno. p.3.

Alterações em contratos de firmas coletivas. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 20 agosto 1961. Segundo Caderno. p.2.

Passageiros fogem. O Jornal. Rio de Janeiro. 19 outubro 1961. p.8.

Passageiros receberam com reclamações e protestos o aumento das tarifas. O Jornal. Rio de Janeiro. 10 março 1962. p.5.

Última nota sobre condução. Última Hora. Rio de Janeiro. 20 junho 1964. p.4.

CTC inaugura linha E.Ferro – Castelo e outra para Vila Kennedy. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 01 setembro 1964. p.9.

Nada Disso. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 17 junho 1967. Segunda Seção. p.6.

Trânsito inicia folha sêca para melhorar Zona Sul. Correio da Manhã.  Rio de Janeiro. 17 agosto 1967. p.3.

Página lançada em 29 de abril de 2018.

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