Viação Leme Leblon S.A.
1962 - 1964
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 16 de abril de 1962, com frota inicial de 12 lotações.
O capital social da empresa, de 12 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 12 lotações usados, cada um avaliado em 1 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Edson Conceição do Valle, brasileiro
Fernando Dias, brasileiro
Aristo Fernandes Fontes, brasileiro
Eduardo Carvalho, português
Manuel Joaquim Gomes Pimenta, português
Americo Marinho Queiroz, brasileiro
Angelo Liguel Valentim Matias, português
Eduardo Carvalho, português
José Candido de Paula, brasileiro
Aristides Joaquim da Costa, português
Morvan Fernandes Fontes, brasileiro
João Martins Vieira, português
Em 11 de março de 1962, foi autorizada pelo Departamento de Concessões a operar a título precário, a partir de 30 de março, a linha de lotação Leme - Leblon, inaugurada em 2 de abril de 1962.
Ponto final da linha de lotação Leme - Leblon na Praça Almirante Júlio de Noronha, Leme
Foto Agência O Globo
A linha de lotação Leme-Leblon, no entanto, teve vida curta, sendo substituída em 23 de abril de 1963 pela linha de ônibus elétrico E-14 (Leme - General Osório) da CTC.
Em 1963, com 12 carros explorava a linha lotação 557 (Horto - Forte de Copacabana), extinta em primeiro de março de 1964 por determinação do Governo do Estado, que baniu todas as linhas de lotação da Zona Sul.
A empresa ganhou uma sobrevida ao ser transferida para a Zona Norte, onde não encontrando linha rentável para operar seus 12 lotações foi extinta.
REFERÊNCIAS:
Viação Leme Leblon S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 16 maio 1962. Parte I. p.12441.
Mandim declara que plano de transportes da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.
Página lançada em 31 de março de 2018.