Santa Sofia


Viação Santa Sofia Ltda.
1963 - 2010

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1963 na cidade do Rio de Janeiro por 12 sócios.

Inicia suas operações na linha 858 (Campo Grande - Santa Cruz) com 6 carros e o seguinte itinerário: Praça Doutor Raul Boaventura, Coronel Agostinho, Cesário de Mello, Praça Ana Gonzaga, Professor Souza Moreira, Guarujá, Aripuanã, Cesário de Mello, Praça Santa Cruz e rua  Felipe Cardoso. Tarifa: Cr$ 55.







Linha 858 (Campo Grande - Santa Cruz), por volta de 1967

Centro de Campo Grande no final da década de 1960. Foto Arquivo Nacional


Em 1970, inaugura a linha 823 (Campo Grande-Santo Antônio), extinta entre 1972 e 1973. No ano seguinte inaugura a linha 828 (A.Vasconcelos-Santo Antônio) via Campo Grande.

Por volta de 1971, assume a linha 882 (Jesuítas-Pedra) até então explorada pela Viação Jabour.

Linhas e frota determinada em 1973

821 - Campo Grande - Vila Nova, 5 carros
822 - Campo Grande - Vila Nova, 5 carros
828 - A.Vasconcelos - Santo Antônio, via Campo Grande circular, 7 carros
830 - Campo Grande - Escola Amazonas, 5 carros
839 - Campo Grande - Santa Cruz, via IPEG, 8 carros
841 - Campo Grande - Cosmos, via Inhoaíba, 7 carros
858 - Campo Grande - Cosigua, 12 carros
859 - Campo Grande - Base Aérea de Santa Cruz, 11 carros
882 - Jesuítas - Pedra, 5 carros


Década de 1970


Em outubro de 1973, a linha 882 (Jesuítas-Pedra) é prolongada até a Barra da Tijuca, ganhando a vista 882 (Santa Cruz-Barra da Tijuca).

Em 1974, inaugura as linhas:

860 - Santa Cruz - Pedra de Guaratiba
880 - Paciência-Jardim 7 de Abril
886 - Santa Cruz - Jesuítas

No ano seguinte inaugura as linhas: 

840 - Campo Grande - Santa Cruz, via Urucânia
842 - Campo Grande - Cosmos, via Encanamento
865 - Santa Cruz-Cosigua

Por volta de 1977, inaugura as linhas:

831(Campo Grande-São Basílio) circular, via Estrada Rio-São Paulo. Itinerário: rua Campo Grande, Barcelos Domingos, Estrada das Capoeiras,  Estrada do Rio do A, Estrada Rio-São Paulo, rua Aricuri, Vergel, Argoim, Estrada Santa Maria, Estrada do Tingui, Estrada Rio-São Paulo, Jape, Senador Lineu Prestes, Jornalista Sabino Lemos, Santa Dorotéia, Paulino de Oliveira, Teles da Silva, Laplace, Torriceli, André Vesálio, Estrada do Rio do A, Praça dos Estudantes e rua Campo Grande.

845 (Campo Grande-Jardim Palmares), extinta em 1988.

836 (Jesuítas-João XXIII), extinta em 1979.

Linhas em novembro de 1978

821 - Campo Grande - Corcundinha, via Capoeiras
822 - Campo Grande - Corcundinha, via Nova
828 - A.Vasconcelos - Santo Antônio, via Campo Grande 
830 - Campo Grande - Pedregoso
831 - Campo Grande - São Basílio
836 - Jesuítas - João XXIII
839 - Campo Grande - Santa Cruz, via Palmares/Paciência
840 - Campo Grande - Santa Cruz, via Urucária
841 - Campo Grande - Cosmos, via Inhoaíba
842 - Campo Grande - Cosmos, via Encanamento
845 - Campo Grande - Jardim Palmares
858 - Campo Grande - Santa Cruz, via Paciência
859 - Campo Grande - Base Aérea de Santa Cruz
860 - Santa Cruz - Pedra de Guaratiba
865 - Santa Cruz - Cosígua
880 - Paciência - Jardim 7 de Abril
882 - Santa Cruz - Barra da Tijuca
886 - Jesuítas - João XXIII

Em fevereiro de 1979, a linha 882 (Santa Cruz - Barra da Tijuca) foi transferida para a Pégaso.

No mesmo ano inaugura as linhas: 

832 (Campo Grande-Tingui) circular, via Bairro Central, com o seguinte itinerário: rua Campo Grande, Aracaju, Vítor Alves, rua Campo Grande, Ivo do Prado, Estrada do Rio do A, Avenida André Vesálio, Franklin, Laplace, Teles da Silva,  Paulino de Oliveira, Santa Dorotéia, Jornalista Sabino Lemos, Senador Lineu Prestes, Jape, Estrada Rio-São Paulo, Estrada do Tingui, Santa Maria, Argoim, Vergel, Aricuri, Estrada Rio-São Paulo, Estrada do Rio do A, Vítor Alves e rua Campo Grande.

881 (Vila Carioca-Inhoaíba). Itinerário: Praça João Wesley, rua Professor Souza Moreira, Adolfo Lemos, Cesário de Mello e rua Icurana.

Em julho de 1980, contava com frota de 102 ônibus, com idade média de 3 anos.

Em 1983 inaugura as linhas: 

833 (Campo Grande - Fazenda do Cassiano) circular via Distrito Industrial. Itinerário: rua Barcelos Domingos, Estrada das Capoeiras, Estrada Rio do A,  Estrada Rio-São Paulo, Estrada do Tingui, Largo do Tingui, Estrada do Guandu, Estrada do Sapê, Estrada do Pedregoso, Avenida Brasil, Estrada dos Palmares, Avenida Brasil, Estrada Pedregoso, Estrada do Guandu, Estrada do Sapê, Largo do Tingui, Estrada Rio-São Paulo, Estrada Rio do A, rua Alfredo de Moraes, Ivo do Prado, rua Campo Grande e rua Barcelos Domingos.

862 (Paciência - Reta do Guandu).


Linhas da Santa Sofia em 1985
Para ampliar clique na imagem


Por volta de 1991, a Viação Jabour assume a linha 880 (Santa Cruz-Venda da Varanda), substituindo a Viação Santa Sofia.


Linha 840 (Campo Grande - São Fernando) em Campo Grande em 1998


Em 1989 o empresário Agostinho Maia, do grupo empresarial Santa Sofia /  Campo Grande / Faça Turismo, assumiu a presidência do Sindicato das Empresas de Ônibus do Município.




Em maio de 1998, a Santa Sofia passou a fazer parte do grupo TAU - Transportes Amigos Unidos, composto também pelas empresas Viação Mosa e Viação Oeste Ocidental.

A empresa em dezembro de 1998

Frota: 253, sendo 50 novos micro-ônibus Ciferal/Volkswagen
Funcionários: 1.380
Linhas: 23


Frota em janeiro de 1998
Foto Márcio Nogueira / Via Urbana

Micro-ônibus Ciferal /Volkswagen adquiridos em 1998
Foto Márcio Nogueira / Via Urbana


A Santa Sofia foi extinta em  2010, ao se fundir com a Viação Oeste Ocidental, formando a Rio Rotas, para participar da licitação do novo sistema de ônibus municipal.

Prefixo da Frota: 53 000

Garagens

Estrada do Rio do A, 1500, Campo Grande. Depois ocupada pela Expresso Recreio
Rua Teixeira de Aragão, 198, Campo Grande


REFERÊNCIAS:

Ônibus mais caros amanhã. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 31 maio 1964. p.13.

Ônibus e Lotações. Guia Rex 1965. Rio de Janeiro. p.16

Viação Santa Sofia Ltda. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 24 dezembro 1966.

SOFIA, Serafim. Tricentenário de Campo Grande. 3° volume. Rio de Janeiro. 1976.

Santa Sofia tem sistema simples e eficiente. Transporte Moderno. São Paulo. Julho 1980. p.36.

Ônibus. Revista Guia Rex 1984. Edição Carioca. Rio de Janeiro. p.137.

TELLES, Adilson. Terminal. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 22 junho 1989. p.11.

Guerra das Tarifas. Via Urbana. Rio de Janeiro. Fevereiro 1999. p.16.

Página lançada em 27 de março de 2019.