Terminal de Deodoro


Histórico

Em junho de 1986 o prefeito Saturnino Braga recebeu do escritório de Jaime Lerner os estudos de implantação e racionalização dos corredores de ônibus Centro – Deodoro (via avenida Brasil) e Madureira – Santa Cruz, prevendo a implantação de terminais de integração em Santa Cruz, Campo Grande (2), Bangu (2), Realengo, Deodoro e Madureira.

No dia 19 de agosto de 1986, a Prefeitura encaminha ao BNDES pedido de financiamento no valor de Cz$ 230 milhões para construção de 10 terminais rodoviários urbanos no Município, sendo 4 na Zona Oeste, Santa Cruz, Bangu, Deodoro e Realengo, 5 na Zona Norte, Ramos, Meyer, Estácio, Portuguesa e Cocotá, e um em Jacarepaguá, Pau Ferro. 

Trata-se da primeira iniciativa da Prefeitura em concretizar a implantação de um Sistema Integrado de Transportes, por ônibus, na cidade. O trecho entre o Centro da cidade e o terminal Deodoro, via Avenida Brasil, seria operado com ônibus articulados.

No dia 28 de dezembro de 1992, é inaugurado o terminal de Deodoro, junto à estação de trem urbano de mesmo nome, visando a integração trem-ônibus e sistema de integração tronco-alimentador ônibus-ônibus, racionalizando o número de linhas de ônibus na avenida Brasil. Apesar da boa intenção, os sistemas tronco-alimentadores nunca foram implantados, sendo o terminal desativado e demolido em 2002, para construção de um parque de recreação com piscina pública.







Novo Terminal Deodoro

Novo terminal Deodoro do BRT inaugurado em 20/09/2023
Divulgação Prefeitura



Comentários