Histórico
Em junho de 1986 o prefeito Saturnino Braga recebeu do escritório de Jaime Lerner o plano de racionalização dos corredores de ônibus Centro – Deodoro (via avenida Brasil) e Madureira – Santa Cruz. O plano previa a implantação de terminais de integração em Santa Cruz, Campo Grande (2), Bangu (2), Realengo, Deodoro e Madureira.
Em 19 de agosto de 1986, a prefeitura encaminhou ao BNDES pedido de financiamento no valor de Cz$ 230 milhões para construção de 10 terminais rodoviários, sendo 4 na Zona Oeste: Santa Cruz, Bangu, Deodoro e Realengo, 5 na Zona Norte: Ramos, Meyer, Estácio, Portuguesa e Cocotá, e um em Jacarepaguá, na estrada do Pau Ferro.
Foi a primeira iniciativa da prefeitura para implantar de um sistema integrado de transportes por ônibus. O trecho entre o Centro e o Terminal Deodoro pela Avenida Brasil deveria ser operado com ônibus articulados, o que nunca aconteceu, até a inauguração do BRT Transbrasil em 2024.
O Terminal de Deodoro foi inaugurado em 28 de dezembro de 1992 e demolido em 2002 para construção de um parque de aquático.
Novo Terminal Deodoro
Divulgação Prefeitura
Comentários