Histórico
Em 1944, o Touring Club do Brasil apresenta o projeto de implantação de um terminal Rodoviário na Praça Mauá, no local ocupado pelo posto do Corpo de Bombeiros da Polícia Marítima, no prédio do Ministério da Justiça e Negócios Interiores.
Em 22 de outubro de 1946, é assinado um termo de concessão por parte da União Federal, outorgando ao Touring Club do Brasil, a título precário, a administração da primeira estação rodoviária da cidade a ser construída no local.
Revista da Semana, 12/03/1949
Rodoviária Mariano Procópio na década de 1950
O terminal foi inaugurado em 25 de março de 1950, em solenidade com a presença do presidente da república, Eurico Gaspar Dutra, com o nome Estação Rodoviária Mariano Procópio, em homenagem ao idealizador e construtor da estrada União e Indústria.
Inicialmente o terminal só contava com uma linha interestadual de expressão, a Rio-Petrópolis. Com a abertura de sucessivas rodovias pavimentadas para São Paulo (1951), Belo Horizonte (1957) e Curitiba (1960), o terminal ficou saturado.
Linhas e empresas em 1953
Última Hora, 14/04/1953
Em 1953, a estação rodoviária Mariano Procópio, segundo o 7º Distrito Rodoviário Federal, registra 2.871.364 embarques e desembarques.
Em 1956 o terminal atendia a 12 empresas de ônibus, com 9 bilheterias e 23 linhas interestaduais, com movimento diário médio de 1.250 passageiros ao longo de 1956.
Rodoviária Mariano Procópio em 1962
Em fins de 1965, pouco antes da inauguração da Rodoviária Novo Rio, o terminal Mariano Procópio contava com 46 empresas, 85 linhas e movimento anual de 7,92 milhões de passageiros.
A rodoviária Novo Rio entrou em operação em 6 de dezembro de 1965, desafogando o terminal Mariano Procópio, que passou a receber apenas linhas para o Grande Rio.
Em novembro de 1973, o terminal Mariano Procópio contava com apenas 9 vagas para ônibus, ocupadas por linhas da Baixada Fluminense. No entanto, fora do Terminal, haviam 12 linhas com ponto final na avenida Venezuela e mais 6 linhas na rua Edgard Gordilho. Planejava-se a construção de um novo terminal no Centro, abrigando todas as linhas de ônibus intermunicipais do Grande Rio. Plano que só foi concretizado em 1978, com a inauguração do Terminal Américo Fontenele, atrás da Central do Brasil.
Em novembro de 1973, o terminal Mariano Procópio contava com apenas 9 vagas para ônibus, ocupadas por linhas da Baixada Fluminense. No entanto, fora do Terminal, haviam 12 linhas com ponto final na avenida Venezuela e mais 6 linhas na rua Edgard Gordilho. Planejava-se a construção de um novo terminal no Centro, abrigando todas as linhas de ônibus intermunicipais do Grande Rio. Plano que só foi concretizado em 1978, com a inauguração do Terminal Américo Fontenele, atrás da Central do Brasil.
Em 1978, o terminal Mariano Procópio sofreu sua primeira reforma desde a inauguração.
Via Urbana, Setembro 1998
REFERÊNCIAS:
Estação Rodoviária Mariano Procópio. Revista de Arquitetura. Rio de Janeiro. Fevereiro 1944. p.20.
Inaugurada a estação rodoviária. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 25 março 1950. p.2.
Praça Mauá já não comporta ônibus para a Baixada. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 novembro 1973. p.19.
Página lançada em 19 de fevereiro de 2018.
Página lançada em 19 de fevereiro de 2018.
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