Estação Rodoviária Mariano Procópio


Histórico

Em 1944, o Touring Club do Brasil apresenta o projeto de implantação de um terminal Rodoviário na Praça Mauá, no local ocupado pelo posto do Corpo de Bombeiros da Polícia Marítima, no prédio do Ministério da Justiça e Negócios Interiores.





Revista de Arquitetura, Janeiro/Fevereiro 1944
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Em 22 de outubro de 1946, é assinado um termo de concessão por parte da União Federal, outorgando ao Touring Club do Brasil, a título precário, a administração da primeira estação rodoviária da cidade a ser construída no local.


Revista da Semana, 12/03/1949

Correio Paulistano, 23/02/1950
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Rodoviária Mariano Procópio na década de 1950



O terminal foi inaugurado em 25 de março de 1950,  em solenidade com a presença do presidente da república, Eurico Gaspar Dutra, com o nome Estação Rodoviária Mariano Procópio, em homenagem ao idealizador e construtor da estrada União e Indústria.

Inicialmente o terminal só contava com uma linha interestadual de expressão, a Rio-Petrópolis. Com a abertura de sucessivas rodovias pavimentadas para São Paulo (1951), Belo Horizonte (1957) e Curitiba (1960), o terminal ficou saturado.


Linhas e empresas em 1953
Última Hora, 14/04/1953


Em 1953, a estação rodoviária Mariano Procópio, segundo o 7º Distrito Rodoviário Federal, registra 2.871.364 embarques e desembarques.

Em 1956 o terminal atendia a 12 empresas de ônibus, com 9 bilheterias e 23 linhas interestaduais, com movimento diário médio de 1.250 passageiros ao longo de 1956. 


Rodoviária Mariano Procópio na década de 1950

Rodoviária Mariano Procópio em 1962


Em fins de 1965, pouco antes da inauguração da Rodoviária Novo Rio, o terminal Mariano Procópio contava com 46 empresas, 85 linhas e movimento anual de 7,92 milhões de passageiros. 

A rodoviária Novo Rio entrou em operação em 6 de dezembro de 1965, desafogando o terminal Mariano Procópio, que passou a receber apenas linhas para o Grande Rio.

Em novembro de 1973, o terminal Mariano Procópio contava com apenas 9 vagas para ônibus, ocupadas por linhas da Baixada Fluminense. No entanto, fora do Terminal, haviam 12 linhas com ponto final na avenida Venezuela e mais 6 linhas na rua Edgard Gordilho. Planejava-se a construção de um novo terminal no Centro, abrigando todas as linhas de ônibus intermunicipais do Grande Rio. Plano que só foi concretizado em 1978, com a inauguração do Terminal Américo Fontenele, atrás da Central do Brasil.


Jornal do Brasil, 21/03/1976


Em 1978, o terminal Mariano Procópio sofreu sua primeira reforma desde a inauguração.


Via Urbana, Setembro 1998


REFERÊNCIAS:

Estação Rodoviária Mariano Procópio. Revista de Arquitetura. Rio de Janeiro. Fevereiro 1944. p.20.

Inaugurada a estação rodoviária. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 25 março 1950. p.2.

Praça Mauá já não comporta ônibus para a Baixada. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 novembro 1973. p.19.

Página lançada em 19 de fevereiro de 2018.

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