sábado, 17 de fevereiro de 2018

Cascadura

Conexão dos Subúrbios

Mesmo antes da inauguração da estação de Cascadura da Estrada de Ferro Dom Pedro II,  em 1858, o local já era um importante ponto estratégico, por ser a bifurcação da Estrada de Santa Cruz para o caminho da Freguesia de Jacarepaguá. 

O local ganha maior notoriedade em 1861, com a inauguração do serviço de trens de subúrbio da E.F. Dom Pedro II, com um trem diário por sentido entre as estações da Côrte e Cascadura, sendo cada trem composto de 4 carros de 1ª classe, 2 de 2ª classe e 1 bagageiro. O trem saía da estação da Côrte às 17:15h. parando nas estações de São Cristóvão, São Francisco Xavier (inaugurada nesse mesmo dia), Engenho Novo e Cascadura, de onde retornava às 19:15h.

Após a inauguração da estação, começam a aparecer as primeiras casas e comércio, dando início a ocupação do atual bairro de Cascadura. 

Em 1867 o serviço de trens de subúrbio, com 4 trens diários por sentido, operava entre as estações da Corte, atual Dom Pedro II, e Sapopemba, atual Deodoro. Em 1869 a linha já operava com 6 trens por sentido. Em 1871 é inaugurado o primeiro trecho de via dupla da Estrada da Ferro, entre a Estação da Corte e Cascadura. O segundo trecho, até Deodoro, é entregue em 1875.


Estação de Cascadura no final do século XIX

Em 1889 o serviço de trens de subúrbio funcionava com as seguintes estações: Côrte, São Christóvão, São Francisco Xavier, Rocha, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Todos os Santos, Engenho de Dentro, Piedade, Cupertino, Cascadura e Sapopemba.

No dia 10 de setembro de 1873, através do decreto nº. 5399 é concedido o privilégio por 20 anos para construção de uma linha de carris de ferro de tração animada entre a estação de Cascadura da Estrada de Ferro Dom Pedro II e a Freguezia de Nossa Senhora do Loreto, em Jacarepaguá. No dia 23 de dezembro de 1875 , é inaugurado o primeiro trecho de linha de tração animal da Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá, com bitola de 1 metro, entre a estação de Cascadura da Estrada de Ferro Dom Pedro II e o Campinho, com 1.548 metros de extensão e frota de 2 bondes, que trafegam com velocidade média de 12 km/h. Através do decreto 5.966 de 8 de maio foi permitida o uso da tração a vapor, com o emprego do Perkins Railway Engine. Em 1881 a Companhia explorava duas linhas: Tanque - Cascadura e Tanque - Porta d'Água.

Em dezembro de 1909, a Companhia Ferro Carril Jacarepaguá, que ainda operava com bondes de traça animal,  contava em perfeito estado de conservação 14 carros para passageiros, dois carros para bagagem, e um para enterro, três vagões para cargas e aterro, dois "trolys" e duas carroças, além de 144 muares. A linha só foi eletrificada no final de 1912, pela nova concessionária, a Light. Em 1910, é concluída a eletrificação da linha de bonde de Cascadura para o Centro.

Em 1921, é inaugurada a primeira linha de omnibus da Viação Suburbana, de propriedade de Mario Bianchi, ligando Madureira ao Meyer, via Penha, passando por regiões não atendidas por bondes ou trem de subúrbio. Em 1928 a firma Mario Bianchi & Comp. contava com frota de 6 omnibus e duas linhas em operação: Cascadura – Freguezia e Madureira – Irajá, concorrendo também, em determinados trechos,  com os bondes elétricos da Light.

Em setembro de 1928, é inaugurada a linha de omnibus Cascadura – Realengo. No dia 6 de dezembro de 1929, na Prefeitura, o Sr. Joseph Wesley Fich, norte americano, proprietário das terras e da firma imobiliária Recreio dos Bandeirantes, que iniciava o processo de loteamento do bairro,  assina o termo de obrigação para estabelecer uma linha regular de omnibus automóveis entre o Palácio Monroe e o Recreio dos Bandeirantes, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, rua Evaristo da Veiga, rua do Riachuelo, rua Sant´Anna, rua Senador Euzebio, rua Mariz e Barros, rua São Francisco Xavier, rua 24 de Maio, passando em Engenho Novo, Engenho de Dentro, Cascadura, Campinho, Taquara, Vargem Grande, e Pontal de Sernambetiba, no Recreio dos Bandeirantes.  A linha, com viagens esporádicas ao empreendimento, teve vida curta, mas foi o serviço pioneiro da ligação Cascadura-Recreio. 

Em 1929, a Viação Vera Cruz inaugura as linhas Cascadura-Marechal Hermes e Cascadura-Bangu.

Em 1931, é inaugurado o viaduto de Cascadura, erradicando a antiga passagem em nível da Avenida Suburbana, antiga Estrada de Santa Cruz, o principal eixo rodoviário dos subúrbios.


Viaduto de Cascadura em 1931

No dia 17 de agosto de 1931, a Prefeitura do Distrito Federal autoriza a operação das linhas de auto-omnibus Realengo-Largo do Mendanha, via Bangu, e da linha Estação de Cascadura – Largo da Barra da Tijuca, via estradas da Freguesia e da Barra. No dia 25 de junho de 1933 a Viação Primavera inaugura a linha  Cascadura – Sáenz Peña, via Avenida Suburbana, Meyer e Boulevard 28 de Setembro. Em 1937 a Viação Cruz de Malta explorava três linhas de ônibus entre Cascadura e a Praça Sáenz Peña, com itinerários diferentes.

No dia 2 de abril de 1941 a Viação Santa Helena inaugura a linha Cascadura-Meyer. Em meados de 1940, a Viação Tupi prolonga a linha Cascadura-Marechal Hermes até a Vila Militar. Em 1948 a Viação Universal inaugura as Linhas 74 (Lapa-Cascadura), via Meyer e Praça Sáenz Peña, e S-15 (Cascadura-Freguesia). 

Enfim, em poucos anos o bairro também se transforma em importante centro de conexão de linhas de ônibus, com rotas para praticamente todos os subúrbios.

Integração entre o trem de subúrbio e os bondes de Jacarepaguá em 1959

Complementando o serviço de ônibus, junto com o explosivo crescimento populacional da Cidade, na década de 1950 é inaugurada uma série de linhas de lotações, a partir de Cascadura, para Deodoro, Meyer, Penha, Vigário Geral, Freguesia (Viação Taquara), Fundação Casa Popular, Bangu, Praça Mauá, Andaraí, Praça XV, Irajá, Largo do Anil,  e Granja Paraíso.

Linha de Lotação Cascadura-Penha, inaugurada na década de 1950

No dia 30 de setembro de 1965, com a presença do Governador Carlos Lacerda, é inaugurada a linha de ônibus 261 (Madureira – Praça XV)  da CTC, via Avenida Suburbana, substituindo a antiga linha de bonde “Cascadura”, que na verdade tinha ponto final em Madureira. Em 1966 circula o último bonde entre Cascadura e Jacarepaguá.

Com a nova numeração das linhas de ônibus, implantada entre 1963 e 1964, as linhas de ônibus auxiliares da Zona Norte,  com ponto final em Cascadura ganham as dezenas entre 710 e 740:

712 Cascadura Irajá
714  Cascadura       Colégio
717 Cascadura Taquara
721 Cascadura Vila Cruzeiro
723 Cascadura Guadalupe
725 Cascadura Vila Pompéia
728 Cascadura Freguesia
728 Cascadura Acari
730 Cascadura Freguesia
732 Cascadura Pavuna
734 Cascadura Gardênia Azul
736 Cascadura Curicica
742 Cascadura Barata
744 Cascadura Jardim Novo
745 Cascadura Bangu
746 Cascadura Senador Camará
747 Cascadura Vargem Grande
748 Cascadura Barra da Tijuca
749 Cascadura Recreio dos Bandeirantes

Viaduto de Cascadura em 4 de janeiro de 1967

Em setembro de 1965, é inaugurada a "Estação Rodoviária de Cascadura", localizada na Praça Nossa Senhora do Amparo, com os pontos finais das seguintes linhas de ônibus:

257 Praça Mauá                                     Livre
258 Lapa                                                Arcoense
667 Meyer                                         Estrela de Ouro
748 Barra da Tijuca                               Cisiotar
734 Gardênia Azul                                 Cisiotar
747 Vargem Grande        Unidos Oswaldo Cruz
749 Recreio dos Bandeirantes         Unidos Oswaldo Cruz
723 Guadalupe                                       Castelmeier
745 Bangu                                              Princeza 
736 Curicica                                           Ocidental
730 Freguesia                                         
744 Jardim Novo                                    Bangu 
717 Taquara                                            Ocidental
Cascadura – Nilópolis                              
Cascadura – Nova Iguaçu                           




No dia 29 de dezembro de 1966 são inauguradas as linhas E-18 (Cascadura-Taquara) e E-20 (Cascadura-Freguesia) de ônibus elétrico da CTC. O último trólebus circula no bairro em 1971



Terminal da Praça José de Souza Marques em 1972

No dia 24 de outubro de 2005, início da integração tarifária do trem de subúrbio com 115 linhas de ônibus convencionais, nas estações do Meyer, Madureira e Cascadura. O sistema de integração trem-ônibus, que até então contava com 57 linhas integradas, transportando cerca de 20 mil passageiros/dia, passa a contar com 172 linhas integradas com bilhetagem eletrônica temporal, através do Cartão de Integração.






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