Papa-Fila

1955 - 1959

Histórico

Em 10 de junho de 1955, foi apresentado pela primeira vez, no Rio de Janeiro, um modelo do ônibus papa-filas, em evento realizado em frente ao Ministério da Educação, com a presença do Chefe de Polícia e o Chefe do Serviço de Ônibus do Departamento de Concessões da Prefeitura. 

Os veículos eram fabricados pela Fábrica Nacional de Motores e firmas A Veloz S.A, Carrocerias Massari, e Carrocerias Caio, que já tinham produzido 5 veículos, sendo que 3 já circulavam na cidade de São Paulo. As cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre já haviam efetuado encomendas.

Cada veículo era composto por um cavalo mecânico com motor de 130 cavalos e um reboque para passageiros, totalizando 17 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros, sendo 63 sentados e 87 em pé.

Inauguração

Em 23 de outubro de 1956, com a presença do Prefeito Negrão de Lima, é realizada uma viagem experimental do papa-fila entre o Largo da Carioca e a Urca. Em 24 de dezembro de 1956, a ETAL inaugura o primeiro papa-fila da cidade, na linha 106 (Lins de Vasconcelos – Urca)

Em 1957, a linha 122 (Tiradentes – Pavuna), da Transportes América, era operada somente com veículos tipo papa-filas.

Em fevereiro de 1957, a Paranapuan inicia a operação da nova linha Bancários – Praça XV com dois ônibus tipo papa-filas. Os novos carros, por serem mais lentos, não tiveram boa aceitação da população.

Em 30 de abril de 1957, a Transportes América inaugura 3 novos ônibus papa-filas na linha 122 (Pavuna-Tiradentes), substituindo parte dos 26 micro-ônibus da linha.


Papa-fila da ETAL em 1956


Fim

Em 24 de janeiro de 1959, todos os ônibus tipo papa-filas da linha 122 (Pavuna – Tiradentes), da Transportes América foram retirados de circulação e substituídos por ônibus convencionais, devido a prejuízos e constantes avarias. A empresa contava com 15 papa-filas, a maior frota da cidade, em operação desde março de 1957.O tempo de viagem entre o Centro e a Pavuna, em papa-fila, era de 1h30, contra 45 minutos em ônibus convencional. Os caminhões FNM também não eram adequados para o tráfego urbano, que exige constantes paradas. 

Outras empresas já tinham desativados seus papa-filas. Restavam apenas 2 carros na Paranapuan, que só circulavam nos horários de maior movimento.

Empresas e linhas com papa-filas

América                Pavuna - Tiradentes
ETAL                     Lins – Urca
Auto Diesel           Castelo – Marechal Hermes
Paranapuan          Ilha do Governador - Centro
Nacional


REFERÊNCIAS:

Em ação os Papa-filas. O Globo. Rio de Janeiro. 27 dezembro 1956. 
Matutina, Geral, p.6.

Papa-filas retirados das ruas com a alegação de que dão prejuízo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 janeiro 1959. Segundo Caderno, p.9.

Comentários

umbertosantos disse…
trabalhei na garagem desta empresa na pavuna rua mercurio em 1968 eu era de menor 14 anos ajudante de lanterneiro hoje tenho 67 anos fui aposentado como motorista em 2002 com salario minimo ha que covardia fiseram comigo e com varios amigos na mesma profisao .eu conheço muita jente que nunca contribuiu com zero real e se aposentou com o mesmo valor que eu .nao quero desmerecer este ou aquele que consegui mas gastaria que o governo reconhecese essa distorsao e fisece o acerto devido quebra essa . um abraço a todos .