Prefeitura corrige falhas no projeto de racionalização dos ônibus

12/03/2016 - O Dia

Após reclamações, onze linhas alteradas ou criadas desde outubro serão ajustadas a partir deste sábado

GUSTAVO RIBEIRO

Rio - Bombardeada de reclamações de passageiros insatisfeitos com o corte de ônibus na Zona Sul, a prefeitura fará ajustes operacionais em onze linhas alteradas ou criadas desde o fim do ano passado. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), as alterações têm objetivo de melhorar o atendimento ao usuário e foram definidas com base em sugestões feitas pela população à ouvidoria 1746. As mudanças começam a partir deste sábado, mas só foram divulgadas no fim da tarde desta sexta-feira.

Processo iniciado em 2015 promete melhoria na fluidez do trânsito
Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia

Sofrerão ajustes as linhas: 309, 433, 435, 455, 464, 517, 497, Troncal 2, Troncal 7, Troncal 8, Troncal 10. De acordo com a SMTR, mudanças em itinerários agilizarão a viagem entre o Méier e Copacabana, entre a Lapa e Botafogo e entre o Jardim Botânico e o Leblon. Para quatro linhas, a prefeitura ordenou aumento da frota. As troncais 8 e 10 serão alteradas no dia 19 de março.

Do dia 3 de outubro, data da primeira etapa da reestruturação do sistema, até 2 de março, foram recebidas pela ouvidoria 784 reclamações, 81 sugestões e 105 pedidos de informação. Também foram consideradas sugestões de associações de moradores. 

Com a racionalização, a prefeitura prevê redução nos tempos de deslocamento e melhoria no trânsito. O Rio Ônibus é responsável pela comunicação aos passageiros.

Conheça as mudanças

A partir deste sábado

Os passageiros da 433 (Vila Isabel – Praia de Botafogo, via Lapa) vinham reivindicando acesso direto para Copacabana, por isso a linha passa a ter como trajeto final a Rua Prado Junior, de onde retorna para Vila Isabel em serviço circular.

Os usuários da 464 (Maracanã – Praia de Botafogo, via Lapa circular) fizeram o mesmo pedido, segundo a SMTR, e a linha passa a terminar viagem na Rua Siqueira Campos (tornando-se Maracanã – Siqueira Campos, via Lapa circular).

A linha 455 (Méier-Copacabana, via Aterro do Flamengo circular) ganha um serviço variante. Os usuários poderão viajar mais rapido passando pelo Túnel Rebouças com a 455-SV Méier – Copacabana, via Túnel Rebouças circular).

Os passageiros da 517 (Gávea Puc – Botafogo, via Lagoa/Epitácio Pessoa circular) contam agora com ligação direta para o Centro, já que o itinerário foi estendido até a Avenida Presidente Wilson. A linha será identificada como 517 (Gávea PUC-Glória-via Lagoa/ Epitácio Pessoa-circular).

Outra mudança foi na linha 497 (Penha – Largo do Machado), que vai seguir até a Rua Soares Cabral, de onde retorna pelo Viaduto Jardel Filho e Rua do Catete, entre as ruas Almirante Tamandaré e Machado de Assis. O objetivo é melhorar o atendimento aos passageiros de Laranjeiras.

Foi determinado aumento da frota para as linhas 309 (Alvorada-Central-via Botafogo) e 435 (Grajaú-Gávea-via Túnel Santa Bárbara), que terão reforço de 25%, e para as troncais 7 (Central - Cosme Velho, via Túnel Santa Bárbara) e 8 (Cosme Velho -Rodoviária- via Praça Mauá), que receberão aumento de 20% e 25%. O tempo de espera pelos ônibus no ponto estava acima do ideal.

A partir do dia 19/03

Para a Troncal 2, que sai da Praça General Osório, Ipanema, com destino à rodoviária, via Lapa, o trajeto será estendido até o Jardim de Alah, no Leblon. A Troncal 10, que ia da General Osório à Cruz Vermelha via Jardim Botânico também vai iniciar viagem no Jardim de Alah, para melhorar as ligações Lapa – Botafogo e Jardim Botânico – Leblon. 

Comentários

Tom Leão disse…
Bons ajustes. Agora, falta devolver Os onibus novos e refrigerados da antiga 157 (agora 517). Desde a mudancca, soh temos veiculos sujos, velhos e quentes. Por que?