sexta-feira, 25 de março de 2016

Atletas serão levados por ônibus urbano elétrico durante Olimpíadas

25/03/2016 - O Dia

Desenvolvido pela Coppe/UFRJ, veículo pode operar com três tipos de fontes de energia e recarga de baterias

O DIA

Rio - Durante os Jogos Olímpicos, um ônibus urbano elétrico vai transportar atletas dos locais de concentração até os espaços de competição. Trata-se de um veículo híbrido a hidrogênio, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Coppe — Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A invenção poderá operar com três tipos de fontes de energia e recarga de baterias, cuja autonomia pode atingir até 150 quilômetros.

De acordo com a Coppe, o ônibus elétrico híbrido, que vem passando por pequenos ajustes desde 2010, é abastecido com cilindros de hidrogênio gasoso, instalados no teto. Na traseira, foi instalada a pilha combustível, que converte o nitrogênio em eletricidade quando em contato com o oxigênio do ar.

“Nós temos o domínio total dessa tecnologia. Esse veículo é um produto que está pronto para ser comercializado”, disse, em entrevista à Agência Brasil, o professor Paulo Emílio de Miranda, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe. “Será uma boa vitrine”, destacou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, referindo-se aos Jogos.

Esse não é o único projeto criado pela Coppe. O laboratório da instituição também desenvolveu outros dois ônibus. Um também híbrido, movido a etanol, e outro 100% elétrico. “O objetivo é que energias alternativas passem a se tornar um padrão de uso no transporte público, como o escolar”, adiantou Paulo Emílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário