Prefeitura faz balanço positivo de redução de linhas de ônibus, mas usuários têm queixas

08/11/2015 - Extra - RJ

Um mês após o início da redução de linhas de ônibus que circulam na cidade, um balanço da prefeitura aponta para uma redução de 9,2% do volume diário de coletivos por dia no corredor de ônibus BRS Nossa Senhora de Copacabana (de 4.051 para 3.679). No da Rua Barata Ribeiro, a queda foi de 15,6% (3.744 para 3.159). A redução foi maior no Centro, no eixo entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março: 20,5%, caindo de 2.628 coletivos para 2.091, com ganho de 22,8% na velocidade, diz a Secretaria municipal de Transportes (SMTR).

No dia 20, haverá mais mudanças, afetando moradores do Leme, Grajaú, Vila Isabel e Maracanã. E outra alterações ocorrerão nos dias 28 e 5 de dezembro. A meta é chegar a uma redução de 30% da frota total do município ao fim das mudanças, em abril de 2016.

Apesar do balanço positivo do município, usuários ainda reclamam das baldeações e de gastos extras com passagem. A agente de viagens Gisa Alves, de 37 anos, moradora de Todos os Santos, conta que antes das mudanças já pegava dois coletivos para chegar ao trabalho, na Rua Djalma Ulrich, no fim de Copacabana: ia no 680 ou no 652 até o Méier e lá pegava o 456 ou o 457, que tiveram seus trajetos encurtados. Agora, só vão até o começo de Copacabana e, com isso, Gisa diz que tem de pegar um terceiro ônibus.

— Num mês com 20 dias úteis, são R$ 136 a mais, pois são duas passagens extras, para ir e voltar — reclama.

Segundo a SMTR, as principais reclamações recebidas se referem ao desconhecimento das novas linhas. Sobre a possibilidade de "estourar” o benefício do Bilhete Único Carioca, diz ter intensificado as informações sobre as alternativas de integração, sem aumentar gastos. No caso da moradora de Todos os Santos, sugere que use uma linha até o Centro e, de lá, siga nas troncais 1 ou 3.

Presidente da Associação de Moradores do Méier, Jorge Barata estima que as baldeações tenham impactado cerca de 100 mil moradores do bairro, atingido pelas segunda fase de mudanças, no último dia 24. Ele diz que busca audiência com o secretário de Transportes, Rafael Picciani.

— Queremos que ele explique as mudanças e os benefícios. Só vemos transtorno.

Mais rapidez

Segundo a SMTR, no BRS Nossa Senhora de Copacabana, houve redução de 11% do número de ônibus circulando pela faixa exclusiva, no pico da manhã. Eram 245 ônibus antes da racionalização e agora, são 219. No pico da tarde, eram 209 coletivos por hora e, agora, 191. O ganho de velocidade foi de 11%, segundo o órgão.

Já no BRS da Rua Barata Ribeiro, também em Copacabana, a redução foi de 16% no pico da manhã, passando de 293 ônibus por hora para 246; no da tarde, de 11%, passando de 175 para 156.

No eixo entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março, a redução foi de 21% no pico da tarde (de 152 ônibus por hora para 120). No pico da manhã, a redução foi de 19%, com queda de 176 para 142.

Segundo a secretaria, o ônibus que antes levava 6 minutos e 37 segundos para atravessar o eixo Presidente Antônio Carlos-Primeiro de Março agora leva 5 minutos e 20 segundos para percorrer toda a via. Um ganho em velocidade é de 1 minuto e 17 segundos.

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