Fetranspor anuncia que Região Metropolitana do Rio pode ganhar cinco novos BRTs em dois anos

Eduardo Paes garante que vai cumprir a meta estabelecida de 150 quilômetros de BRTs na cidade

POR GABRIELA LAPAGESSE

09/09/2015 - O Globo

Eduardo Paes comenta sobre BRTs durante Cúpula dos Prefeitos - Divulgação / João Paulo Engelbrecht

RIO — Durante a Cúpula dos Prefeitos, realizada nesta quarta-feira, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetranspor), Lelis Teixeira, destacou que a instituição tem realizado estudos para a criação de cinco novos corredores de ônibus na Região Metropolitana. Segundo a Fetranspor, as novidades seriam implementadas em até dois anos.

O estado estuda a implantação dos corredores BRT do Leste Metropolitano e na Baixada Fluminense. No caso do Leste Metropolitano (Niterói-São Gonçalo- Itaboraí), o BRT deverá estar articulado com o projeto da Linha 3 do metrô. Já na Baixada Fluminense, os novos corredores deverão estar articulados com o sistema de trens e com o sistema de BRTs da cidade do Rio. O secretário estadual Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse, no entanto, que por conta das restrições orçamentárias em curso, será necessário buscar parcerias com a iniciativa privada, o governo federal e municípios para viabilizá-los.

Já o prefeito Eduardo Paes, que participou da abertura do evento, informou que vai cumprir a meta estabelecida de 150 quilômetros de BRTs na cidade.

— Já estou no final da minha gestão. Não terei tempo de criar além disso, mas garanto que vou entregar os 150 quilômetros prometidos — disse o prefeito.

Ainda durante o evento, o prefeito disse que o investimento em metrô é o ideal, mas que o BRT traz mais benefícios a curto prazo. Em uma outra palestra, o arquiteto e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner afirmou que o importante é focar nos transportes de superfície.

— Estão nos vendendo uma Angelina Jolie, mas nos entregando uma velha de 150 anos. Não dá para acreditar que o metrô vai passar na porta da casa das pessoas. A gente tem é que "metronizar" a superfície, ou seja, dar a qualidade do metrô aos ônibus e BRTs — comentou Lerner.

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