Lote Zero do BRT Transoeste tem metade de sua execução concluída

22/06/2015 -  O Globo

RIO - Iniciada em maio de 2014, a implantação do Lote Zero do BRT Transoeste, entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, onde se integrará à Linha 4 do Metrô, ultrapassou a metade de sua execução. A expectativa da prefeitura é que os serviços entrem em operação até junho de 2016, quando será inaugurada a expansão do metrô entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul.

— O projeto da Estação Jardim Oceânico foi modificado para que a estação se integrasse melhor com a Linha 4 do metrô. Em lugar de os ônibus retornarem para o Alvorada nas imediações do Shopping Città América, eles agora irão até o canteiro central da Avenida Armando Lombardi, permitindo que os passageiros desembarquem próximo a um dos acessos da estação. Isso exigiu a construção da duplicação da ponte sobre o Canal de Marapendi — explicou o secretário de obras, Alexandre Pinto.

REVISÃO ELEVOU CUSTOS

Com a duplicação da ponte que liga a Avenidas das Américas à Avenida Armando Lombardi, as faixas existentes hoje serão usadas pelo BRT, e as novas atenderão ao tráfego normal da via. O secretário explicou que, nas próximas semanas, começa a montagem das sete futuras estações. Dessas, seis são de responsabilidade da prefeitura: as que ficam na altura do Barra Shopping, do Parque das Rosas, da Rua Ricardo Marinho, do Shopping Barra Square, do condomínio Le Monde e do Bosque de Marapendi. A exceção será a estação de integração do Jardim Oceânico, cujo projeto está sendo desenvolvido pelo Consórcio Rio-Barra e o estado.

— A estação do Jardim Oceânico terá capacidade para que até 15 ônibus articulados parem simultaneamente. Após embarcar e desembarcar passageiros, eles vão contornar a estação, retornando no sentido Recreio — acrescentou o secretário.

A revisão do projeto elevou os custos da obra. Os gastos agora estão orçados em R$ 114 milhões — cerca de 25% a mais do que o planejado, de acordo com estimativa do secretário.

A prefeitura espera que 140 mil pessoas utilizem o novo serviço por dia. No cálculo, estão usuários que deixarão de usar carros ou outras linhas de ônibus que deixarão de rodar ou terão o trajeto revisto com o Lote Zero. O subsecretário de Planejamento da Secretaria municipal de Transportes, Carlos Eduardo Maiolino, explicou que, com o Lote Zero, serão implantados novos serviços que atenderão não apenas os usuários do Transoeste:

— Teremos também o Trancarioca operando no Lote Zero. Queremos implantar as linhas Tanque-Jardim Oceânico e Centro Olímpico-Jardim Oceânico. No caso do Transoeste, teremos novos serviços em operação, como a ligação expressa Recreio-Jardim Oceânico partindo da estação Notre Dame — diz Maiolino.

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