BRT Transbrasil: interdições no trânsito na Avenida Brasil serão ampliadas a partir de sábado

Intervenções vão ocupar área de 1.300 metros, entre Caju e Manguinhos. Via já tem 350 metros fehcados

03/03/2015 - O Globo

Obras do BRT na Avenida Brasil - Gustavo Stephan / Agência O Globo


RIO - O trecho em obras na Avenida Brasil, destinado à construção das faixas de circulação e estações do sistema BRT Transbrasil, entre Caju e Manguinhos, será ampliado e os motoristas devem ficar atentos às mudanças. De acordo com a prefeitura, além dos 350 metros onde já ocorrem intervenções viárias desde janeiro, uma nova área de cerca de 1.300 metros será ocupada, entre a obra inicial e a Passarela 4. As alterações começam a valer a partir das 8h do próximo sábado. A ação envolve as secretarias municipais de Transportes e Obras e a CET-Rio.

INFOGRÁFICO: A INTERDIÇÃO NA AVENIDA BRASIL

Seguindo o padrão anterior, serão ocupadas duas faixas de circulação na pista central sentido Zona Oeste e meia faixa no sentido Centro. A CET-Rio informou que a operação para o esquema especial de trânsito contará com 45 painéis com mensagens variáveis, 52 câmeras de monitoramento, 12 reboques (para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente) e 60 operadores de tráfego, por turno.

FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS CONTINUAM

Segundo a CET-Rio, o transporte público continuará a ser priorizado. Dessa forma, os espaços exclusivos aos ônibus permanecerão em funcionamento na via expressa, ainda contornando a área ocupada pelo canteiro da obra, mas a ocupação de parte das pistas fará com que as faixas exclusivas funcionem de dois modos distintos, sempre priorizando o sentido de tráfego com maior volume.

Nos dias úteis, das 15 às 21h, a prioridade é para o sentido Zona Oeste, que, no momento, será o mais impactado pelas obras. A faixa exclusiva para ônibus será desviada por uma faixa reversível que será implantada no trecho da obra.

Já nos demais dias e horários, as faixas exclusivas funcionarão nas pistas centrais, ocupando, entre as faixas disponíveis, as que estiverem à esquerda, no sentido do fluxo, sempre contornando a área ocupada pela obra.

IMPACTOS PREVISTOS NO TRÂNSITO

A CET-Rio, afirmou que, devido às mudanças, a capacidade de escoamento do tráfego estará reduzida em alguns pontos da Avenida Brasil, e a sobrecarga pode acontecer também em rotas alternativas de circulação. É previsto que o sentido Centro da via expressa seja afetado, principalmente no horário de rush matutino. Também deverá sofrer mudanças no tráfego o sentido Zona Oeste da Avenida Brasil, devido à redução de capacidade da via e da proximidade da área de interferência pode ocorrer impacto no sentido Rio da Ponte Rio-Niterói, na região da rodoviária, na Via Binário, na Avenida Francisco Bicalho, com possíveis reflexos em determinados horários na Avenida Presidente Vargas e nos túneis Rebouças e Santa Bárbara. Além disso, está prevista também uma migração de parte do fluxo para a Linha Vermelha, mas, como a via já apresenta sobrecarga em boa parte do dia, as retenções podem se ampliar.

ROTAS ALTERNATIVAS PARA OS MOTORISTAS

Quem quiser fugir do trânsito poderá seguir pela Linha Vermelha e também estudar novas rotas. Por exemplo, a partir da Penha: Avenida Lobo Júnior, Avenida Brás de Pina, Rua Ibiapina, Rua Uranos, Avenida Democráticos, Avenida Dom Heldér Câmara e Viaduto de Benfica. A sugestão a partir de Bonsucesso: Avenida Teixeira de Castro, Rua Cardoso de Morais e Rua Leopoldo Bulhões.

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As rotas próximas às saídas da Linha Amarela também poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente: Avenida Dom Hélder Câmara; corredor da Avenida Marechal Rondon e Rua Vinte e Quatro de Maio; e Avenida Pastor Martin Luther King Junior e Avenida Dom Hélder Câmara. No sentido contrário, as mesmas rotas alternativas poderão ser usadas pelos motoristas.

As principais medidas para diminuir os impactos no trânsito, segundo a CET-Rio, foram a preservação das faixas seletivas para ônibus na Avenida Brasil; o reforço dos recursos operacionais, como a utilização de painéis; o monitoramento, a operação e a priorização do fluxo de tráfego nas rotas alternativas; a realização de ajustes viários para aumento da capacidade dos trechos não ocupados pela execução direta da obra, como a retirada dos canteiros divisores entre a pista central e lateral; a implantação de desvios utilizando faixa reversível nos dias úteis das 15h às 21h a fim de priorizar o sentido mais carregado, a Zona Oeste, no trecho de execução da obra; e o reforço da Guarda Municipal na fiscalização das faixas exclusivas na Avenida Brasil com apoio do Detro e da Polícia Militar.

A CET-Rio recomendou o uso do transporte público de alta capacidade, trem, barcas - tanto de Niterói quanto da Ilha - e metrô como a melhor opção para os deslocamentos da população. Além disso, a empresa recomenda que os motoristas que se dirigirem à Ponte Rio-Niterói pela Avenida Brasil evitem o horário das 15 às 21h, especialmente às sextas-feiras à tarde, quando o fluxo de veículos é bastante significativo. No horário, uma das faixas estará operando como reversível exclusiva para ônibus, então haverá uma redução de capacidade de escoamento de tráfego.

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