Novo secretário estadual de Transportes planeja construção de dois BRTs entre Niterói e São Gonçalo

30/12/2014 - O Globo

RIO — Anunciado como próximo secretário estadual de Transportes, o deputado eleito Carlos Roberto Osório já começa a estruturar os projetos prioritários para o Leste Fluminense. Entre as metas, está a construção de dois corredores BRT ligando Niterói e São Gonçalo.

O governo do estado tem estudado a construção de corredores BRT metropolitanos. Há planos para Niterói?

O governador Pezão determinou que a secretaria estudasse corredores de BRT no Leste Fluminense. Queremos usar a Niterói-Manilha e a Rodovia Amaral Peixoto para completar o eixo de transporte de alta capacidade. Já há alguns estudos preliminares que vão ser cruzados com os dados do Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana (PDTU). Podemos dizer que os estudos preliminares que temos apontam nessa direção. Vamos cruzar com o PDTU para saber a quantidade de estações e os locais em que elas devem ser instaladas.

O principal projeto de sua pasta nos próximos anos é a Linha 3 do Metrô. O que falta para finalmente o projeto sair do papel?

Primeiro temos que fazer o projeto para depois licitar a obra. Nossa prioridade é fechar o projeto, mas a licitação deve ocorrer ainda em 2015. É prematuro estabelecer um prazo para o começo da obra. Até lançar a licitação, temos uma série de passos a dar, inclusive os editais têm que ser aprovados pelos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU).

E quanto às barcas? Os usuários reclamam muito da qualidade do serviço. Há ainda a reivindicação antiga de construir uma estação em São Gonçalo.

Outro investimento será na melhoria da qualidade do serviço das barcas nos ramais Praça Quinze-Araribóia e Praça Quinze-Charitas. Além da barca que chegou da China, o governo já tem contratadas nove novas embarcações. Certamente teremos boas notícias nos próximos dois anos. No caso da estação em São Gonçalo, o primeiro passo é justamente a elaboração do projeto. A ligação de São Gonçalo com o Rio é importante do ponto de vista metropolitano. Nós vamos, num primeiro momento, viabilizar o projeto. Os técnicos da secretaria vão trabalhar nesse planejamento.

A região tem duas obras importantes para serem concluídas, que são a duplicação da Avenida do Contorno e o último trecho do Arco Metropolitano, que deve chegar a Itaboraí. O que o Estado pode fazer a esse respeito, já que as duas não são de sua responsabilidade?

A conclusão das obras da Avenida do Contorno pela Autopista Fluminense é de grande importância viária. É uma obra que, durante algum tempo, teve vários contratempos por desapropriações e questões de terreno. O governo do estado ajudou a vencer esses embaraços. A conclusão do Arco Metropolitano até a BR-101 é uma prioridade. Esse último trecho é responsabilidade do governo federal, mas o Estado é parceiro. O Dnit vai fazer a obra. O governo está facilitando ao máximo o licenciamento para que a obra transcorra o mais rapidamente possível. O que eu vou fazer — e é uma determinação do governador — é acompanhar para ajudar nas desapropriações e tudo mais. Retirar os impedimentos ao aumento da via.

Comentários