12/11/2014 - O Globo
Linha Vermelha ganhará faixa exclusiva de ônibus para desafogar trânsito
POR ANA CLÁUDIA COSTA
RIO - Durante o lançamento das obras para a construção do corredor expresso BRT Transbrasil, na Avenida Brasil, o prefeito Eduardo Paes disse que poderá criar um corredor exclusivo para ônibus na Linha Vermelha, para desafogar o trânsito na via expressa. As obras do BRT, no trecho entre os bairros do Caju e de Deodoro, começaram nesta quarta-feira, com as escavações para a implantação de um viaduto que ligará o corredor expresso Transcarioca ao Transbrasil, na altura do arco estaiado da Avenida Brasil, em Ramos. O prefeito ressaltou que, inicialmente, não haverá impacto no trânsito da avenida porque a implantação dos pilares do viaduto será feita em ruas de pedestres. Paes disse que as interrupções no tráfego serão anunciadas em 15 dias.
— Vamos ainda apresentar as interdições que serão feitas e os esquemas de trânsito, mas eu posso adiantar que muito provavelmente teremos uma faixa exclusiva de ônibus na Linha Vermelha durante as obras na Avenida Brasil, para garantir a fluidez no trânsito. Continuo fazendo apelo para que as pessoas utilizem o transporte público, como trens e metrô — disse o prefeito.
De acordo com o projeto do PAC de Mobilidade Urbana, o primeiro lote do BRT Transbrasil terá 23 quilômetros de extensão, 16 estações e 17 passarelas. Oito novos viadutos e duas pontes — uma sobre o Rio Acari e outra sobre o Rio das Pedras — também serão construídos nesses trechos. Os ônibus expressos circularão em duas faixas da pista central da Avenida Brasil, nos sentidos Centro e Zona Oeste. Depois que o segundo trecho — ainda a ser detalhado — estiver concluído, o corredor Transbrasil terá 30 quilômetros de extensão.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a previsão é que o corredor expresso seja entregue em 900 dias, ou seja, até maio de 2017. O investimento total é de R$ 1,4 bilhão. O prefeito acrescentou que duas estações do BRT Transbrasil farão ligações com importantes rodovias.
— Os terminais Margaridas e Missões devem conectar o sistema viário às rodovias federais BR-116 (Rio-São Paulo) e BR-040 (Rio-Juiz de Fora) — disse Paes.
Linha Vermelha ganhará faixa exclusiva de ônibus para desafogar trânsito
POR ANA CLÁUDIA COSTA
RIO - Durante o lançamento das obras para a construção do corredor expresso BRT Transbrasil, na Avenida Brasil, o prefeito Eduardo Paes disse que poderá criar um corredor exclusivo para ônibus na Linha Vermelha, para desafogar o trânsito na via expressa. As obras do BRT, no trecho entre os bairros do Caju e de Deodoro, começaram nesta quarta-feira, com as escavações para a implantação de um viaduto que ligará o corredor expresso Transcarioca ao Transbrasil, na altura do arco estaiado da Avenida Brasil, em Ramos. O prefeito ressaltou que, inicialmente, não haverá impacto no trânsito da avenida porque a implantação dos pilares do viaduto será feita em ruas de pedestres. Paes disse que as interrupções no tráfego serão anunciadas em 15 dias.
— Vamos ainda apresentar as interdições que serão feitas e os esquemas de trânsito, mas eu posso adiantar que muito provavelmente teremos uma faixa exclusiva de ônibus na Linha Vermelha durante as obras na Avenida Brasil, para garantir a fluidez no trânsito. Continuo fazendo apelo para que as pessoas utilizem o transporte público, como trens e metrô — disse o prefeito.
De acordo com o projeto do PAC de Mobilidade Urbana, o primeiro lote do BRT Transbrasil terá 23 quilômetros de extensão, 16 estações e 17 passarelas. Oito novos viadutos e duas pontes — uma sobre o Rio Acari e outra sobre o Rio das Pedras — também serão construídos nesses trechos. Os ônibus expressos circularão em duas faixas da pista central da Avenida Brasil, nos sentidos Centro e Zona Oeste. Depois que o segundo trecho — ainda a ser detalhado — estiver concluído, o corredor Transbrasil terá 30 quilômetros de extensão.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a previsão é que o corredor expresso seja entregue em 900 dias, ou seja, até maio de 2017. O investimento total é de R$ 1,4 bilhão. O prefeito acrescentou que duas estações do BRT Transbrasil farão ligações com importantes rodovias.
— Os terminais Margaridas e Missões devem conectar o sistema viário às rodovias federais BR-116 (Rio-São Paulo) e BR-040 (Rio-Juiz de Fora) — disse Paes.
Comentários