quarta-feira, 15 de outubro de 2014

321, 323 e 325 não estão mais passando no Fundão

14/10/2014 - Diário do Transporte Coletivo

aviso_ideal
Em razão do bloco de concreto colocado na entrada do Fundão na altura do BRT, os ônibus internos, municipais e intermunicipais estão tendo que dar uma volta desnecessária pelo campus, em especial, as linhas de ônibus internos, que precisam passar pelos dois terminais, o do BRT e o da Cidade Universitária. Acredito que por essa razão, foi determinado a volta ao itinerário antigo, seguindo direto pela Linha Vermelha.

A entrada das linhas no Fundão acessando a Ponte do Saber estava beneficiando muitos estudantes que só tinham como opção o famigerado 485 para ir para a Prefeitura e Leopoldina. Hoje, dia 14/10, estão instalando uma cancela no local, no lugar do bloco de concreto e fica a esperança que as linhas voltem a circular pelo Fundão. O trecho a seguir foi retirado do site da Prefeitura da UFRJ:

A primeira semana de funcionamento do sistema BRT na Cidade Universitária dividiu as opiniões entre os usuários, com muitos elogios para a nova integração e numerosas críticas ao transporte interno da universidade: ônibus em péssimo estado de conservação, morosidade no deslocamento e ainda poucos veículos para atender a demanda. A conta coube à Prefeitura Universitária, que passou a ser alvo de constantes reclamações. A boa notícia é que a partir de segunda-feira, dia 13, o jogo começa a virar, com mudanças de itinerário para atender a comunidade universitária.

De acordo com o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, a concessionária do Sistema BRT e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) deram um prazo muito curto para a adaptação ao avisar que o serviço começaria a operar em três dias. "Nós contávamos com obras de adaptação na Cidade Universitária que não foram realizadas pela Transcarioca. Além disso, estamos em um processo de substituição de empresa que opera o sistema de transporte interno", revelou ele.

A partir do dia 3 de novembro, uma nova empresa passará a circular no campus da Cidade Universitária, mas enquanto isso não acontece a Prefeitura Universitária fará remanejamentos na frota. "A concessionária já recebeu diversas penalidades. Pelo contrato, eles deveriam ter 13 veículos atendendo aos usuários de seis em seis minutos. Hoje, apenas nove estão operando. Com o aumento do trajeto, o intervalo também cresceu. Vamos remanejar a frota que está em operação, priorizando as viagens mais curtas entre o Terminal BRT e a Coppead, para reduzir o tempo de viagem e de espera", anunciou o prefeito.

Segundo Ivan Carmo, alguns veículos ainda continuarão saindo do Terminal do BRT Aroldo Melodia, seguindo pela Rua Luiz Renato Caldas e passando duas vezes pelo Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Porém, a prioridade será para os ônibus que, ao entrarem na Avenida Carlos Chagas, façam paradas apenas nos pontos em frente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), à Praça Edson Abdalla Saad e próximo da Prefeitura Universitária, seguindo depois pela Avenida Horário Macedo.

A previsão da Prefeitura Universitária é ter instalada, já na próxima semana, a cancela que restringirá o acesso apenas dos ônibus internos pela Rua Professor Paulo Rocco. "Estamos estudando permitir também a passagem dos ônibus que saem da Ilha do Governador em direção ao Centro, passando pela Ponte do Saber. É uma maneira de aumentar a oferta para quem faz baldeação no Centro para se deslocar para outros bairros, como a Tijuca", disse o prefeito da UFRJ.

Além das mudanças no deslocamento interno, Ivan Carmo está em contato com a SMTR e a CET-Rio para que o ingresso pela ponte velha do Galeão à Cidade Universitária não seja restrito apenas aos ônibus alimentadores. "Nós sabemos que grande parte do fluxo de carros pode ser reduzida na Avenida Brigadeiro Trompowsky se eles flexibilizarem o acesso também de veículos de passeio. Além disso, as pessoas já estavam acostumadas a fazer esse trajeto, e reeducá-las é muito mais difícil", concluiu.

Não sei que "estudos" estão sendo feitos, já que é óbvia a necessidade da entrada dessas linhas no Fundão e também das linhas intermunicipais (410T São João x Barra, 420T Nilópolis x Barra e 415T Barra x Caxias), então torço para que não seja só uma mudança para os ônibus internos, mas também para os externos, inclusive intermunicipais. Eis uma foto (infelizmente, ficou desfocada) da obra da cancela.

cancela_fundao

Nenhum comentário:

Postar um comentário