quinta-feira, 7 de agosto de 2014

BRT TransOceânica tem licitação adiada

07/08/2014 - Niterói Mais

A abertura da licitação para a escolha da empresa especializada, incluindo a execução de obras para a implantação do BRT TransOceânica, que ligará o Engenho do Mato a Charitas, foi adiada para o dia 20, às 11h, na sede da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa). A abertura da licitação estava marcada para a próxima segunda-feira, mas segundo a Prefeitura de Niterói, foi cancelada porque houve algumas modificações no edital solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que possibilite as empresas tomarem conhecimento e fazerem suas propostas com estas informações. Os licitantes que já adquiriram o edital podem efetuar a troca na tesouraria da Emusa, das 10h às 17h.

O BRT terá 9,3 quilômetros de extensão, começando na interseção da Avenida Francisco da Cruz Nunes com a Avenida Irene Lopes Sodré, próximo ao 4º Grupamento Marítimo, onde será erguida a Estação Terminal do Engenho do Mato. A segunda estação está planejada para ser construída na interseção entre a Avenida Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Central, perto de um posto de gasolina.

De acordo com a secretária de Urbanismo e Mobilidade (SMU), Verena Andreatta, a construção da TransOceânica vai ajudar a resolver o problema de trânsito na cidade.

"Queremos animar as pessoas a usarem o novo sistema de transporte público. Queremos que todas as pessoas que se locomovem de automóvel não cruzem a cidade, que está densa e não aguenta mais trânsito em regiões como o Centro e Icaraí, São Francisco, Bairro de Fátima e Santa Rosa”, afirmou.

O terceiro ponto, a Estação Piratininga, está previsto para uma área próxima ao Itaipu Multicenter. De lá a próxima parada do BRT segue o encontro entre a Avenida Francisco da Cruz Nunes e a Avenida Conselheiro Paulo de Mello Kalle, junto ao DPO da 1ª Companhia. A quinta estação será implantada na Praça do Cafubá e a estação terminal será ligada às barcas em Charitas.

Os ônibus devem viajar a uma velocidade de 50 km/h e o tempo gasto para percorrer toda extensão da TransOceânica será de aproximadamente 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário