A famosa voz do aeroporto seduz agora também no Transcarioca

Locução de Iris Lettieri anuncia estações do BRT entre o Galeão e a Barra

POR RAFAEL GALDO

05/06/2014 - O Globo

 Íris Lettieri, a dona da voz:
Íris Lettieri, a dona da voz: "Recebo e-mails de vários países me elogiando"

Foto: Bia Guedes / Agência O Globo (24-11-2011)

RIO - A voz aveludada e sensual que, por 37 anos, orientou e cativou quem circulava pelos aeroportos do Rio é companheira de viagem agora de quem utiliza os ônibus do BRT Transcarioca. A famosa locução de Iris Lettieri — que também guia os passageiros no Transoeste — é que anuncia as paradas no novo corredor expresso. Quem se acostumou a ouvi-la informando os próximos voos e os portões de embarque do Tom Jobim e do Santos Dumont, pode escutá-la desde a última segunda-feira nos trajetos entre o Tanque e o Terminal Alvorada e, desde ontem, no serviço Barra-Galeão, avisando sobre a chegada a estações como Curicica e Vicente de Carvalho.

"Próxima parada, Estação Taquara. Estação de integração com as linhas alimentadoras. Next stop, Taquara station", anuncia Iris quando os ônibus se aproximam de uma das plataformas já abertas.

Nas primeiras viagens do Transcarioca, no entanto, para muitos a voz da locutora era novidade. Mas, de cara, quase todos a elogiavam, com adjetivos como "agradável" e "bonita". Houve também quem reconhecesse de imediato (ou depois de puxar um pouquinho na memória) a locução de Iris, cuja voz o prefeito Eduardo Paes sugeriu que fosse transformada num patrimônio imaterial da cidade pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade — que realiza estudos para viabilizar essa possibilidade.

— É a voz do Galeão, não é? Do aeroporto — afirmou o economista Bernardo Gonçalvez, de 23 anos, morador da Taquara, que aprovou a iniciativa de transformar a voz dela num patrimônio carioca. — Uma pessoa que nos ajuda tanto no dia a dia... É mais do que justo — continuou Bernardo.

Apesar de toda essa fama (internacional até!), em duas viagens do Transcarioca, de 24 passageiros indagados se reconheciam a voz, 20 disseram que não. Com paradas apenas no Alvorada, em Vicente Carvalho e nos dois terminais do Galeão, a voz de Iris passou quase imperceptível para os passageiros no primeiro dia de operação do Transcarioca até o Aeroporto Internacional. Ontem, na viagem inaugural Alvorada-Galeão, dos 14 passageiros que embarcaram em Vicente de Carvalho, apenas um acertou quem era a dona do vozeirão. E justamente um turista. Paraibano, de férias no Rio, na casa de um irmão em Vicente de Carvalho, o mecânico Roberto Carlos Alves madrugou para comprar sua passagem de volta a João Pessoa.

— Claro que sei de quem é. Já ouvi a voz dela no aeroporto. Isso é muito chique. Parece que embarquei num aero-ônibus — brincou Roberto Carlos.

Por ironia, 12 desses passageiros trabalhavam no Aeroporto Tom Jobim. A maioria alegou que depois de algum tempo simplesmente deixaram de prestar a atenção nas chamadas. Já o administrador André Geuducci, que mora na Ilha e trabalha em Jacarepaguá, ficou surpreso com a informação:

— Nem parece. No BRT a voz dela parece rejuvenescida.

Em outro ônibus, um parador entre o Tanque e a Alvorada ontem, a média de acerto foi melhor: de dez passageiros perguntados, três a reconheceram. No caso da aposentada Marina de Souza, de 62 anos, moradora de Jacarepaguá, sua memória foi ainda mais longe, até os tempos em que Iris trabalhava na TV.

— Só não sei certo se é Isis ou Iris Lettieri. Lembro da voz dela do jornal, na televisão. É uma voz firme, conhecida — afirmava ela.

Isso porque, antes de ser reconhecida como a voz dos aeroportos, Iris fez sucesso no teleteatro, como atriz, em rádios e, na TV, tendo sido uma das primeiras apresentadoras de telejornal, em 1963, na TV Excelsior. Na telinha, passou por nove emissoras, como a TV Globo e a TV Tupi, onde recebeu o convite da Infraero (então Arsa) para ser a voz oficial do Aeroporto Internacional do Rio, em 1976.

Com os corredores expressos no Rio, Iris também se tornou a voz oficial dos BRTs da cidade. No TransOeste, a manicure Priscila de Almeida Simões, de 27 anos, moradora de Curicica, já se acostumou a ouvi-la. No Transcarioca, a escutou pela primeira vez ontem. Mas não sabia de quem era.

— É uma voz confortável, bonita... — afirmava ela.

Para ouvir essa voz tão enaltecida, no entanto, pelo menos até depois da Copa do Mundo, os aeroportos que a fizeram famosa não serão o lugar. Desde fevereiro não se pode escutá-la mais lá. Iris foi demitida, com a alegação da concessão do aeroporto à iniciativa privada. Em seguida, o prefeito Paes entrou em contato com o Consórcio Aeroportos do Futuro, liderado pela Odebrecht, para pedir a recontratação da locutora, proposta que foi aceita em seguida. Segundo a Infraero, porém, a volta dela não acontecerá antes de agosto, quando o consórcio que ficará a cargo de efetivar ou não o retorno.

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/a-famosa-voz-do-aeroporto-seduz-agora-tambem-no-transcarioca-12726056#ixzz33lKDoC4B

Comentários