quinta-feira, 29 de maio de 2014

Policiais militares à paisana vão atuar no

29/05/2014 - O Globo

Diferentemente do informado pelo presidente da Rio Ônibus, Lelis Marcos Teixeira, durante o anuncio do esquema de funcionamento do BRT Transcarioca, nesta quinta-feira, policiais militares não irão trabalhar à paisana, a bordo dos ônibus que vão trafegar no corredor. A informaçõe foi corrigida nesta noite pela assessoria de imprensa do Rio Ônibus, que esclareceu: "a segurança no corredor Transoeste e, futuramente, no Transcarioca, será realizada de acordo com um convênio firmado com a Polícia Militar, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que prevê o apoio de policiais armados e fardados. Funcionários do Rio Ônibus que trabalham nos dois corredores são orientados a alertar qualquer anormalidade no sistema, tanto nos ônibus como nas estações, para os policiais fardados".

Pela manhã, Lelis havia informado que os PMs trabalhariam desarmados. O objetivo seria dar mais segurança aos usuários, até mesmo porque muitos devem desembarcar com bagagem no aeroporto. Os coletivos que atenderão ao Tom Jobim serão equipados com bagageiros. Todos os veículos também são equipados com câmeras de vídeo, monitorados pelo Centro de Controle Operacional, no Terminal Alvorada.

Nós já temos PMs atuando nas estações e nos ônibus do Transoeste. As ocorrências policiais no BRT, por ser um sistema fechado, são - em número - menor do que no restante do sistema. No caso do Transcarioca, daremos uma atenção especial ao Aeroporto Tom Jobim disse Lelis.

O prefeito Eduardo Paes informou que todas as 47 estações e os cinco terminais deverão entrar em operação em cerca de três meses. Mas este prazo dependerá da aceitação dos usuários dos sistema. A previsão é que cerca de 500 ônibus sejam retirados das ruas com a eliminação ou redução de trajetos de linhas convencionais, que passarão a funcionar como alimentadoras. O BRT passará por 27 bairros, e a previsão é transportar, inicialmente, 320 mil passageiros por dia.

Paes alertou a população que o corredor de BRT passará por bairros muito populosos e, por isso, a sinalização deve ser obedecida para evitar acidentes. O entorno das estações foi cercado, faixas de advertência, instaladas, e até carros de som estão circulando alertando a população. A invasão das faixas exclusivas e o avanço de sinais vão ser monitorados por pardais instalados a cada quilômetro. Nas vias expressas, como na Avenida Ayrton Senna, os ônibus circularão a 70 Km/h. Nos centros de bairros, por precaução, a velocidade será reduzida. Em trechos como Taquara, Praça Seca e Penha, por exemplo, os BRTs passarão a 40 Km/h.

As regras de trânsito têm que ser respeitas. A sinalização foi implantada. Tomamos precauções, mas procuramos um equilíbrio entre segurança e estética, de forma a não segregar os bairros com a instalação de grandes divisórias nas pistas disse o prefeito.

Inicialmente, serão abertos dois serviços. Na segunda-feira, dia 2 de junho, a de serviço parador: Alvorada-Tanque, com 19 estações, das 10h às 15h; e na quarta-feira, a linha semi-direta Alvorada-Vicente de Carvalho-Galeão 1 e 2, das 5h às 23h. O tempo de viagem previsto entre a Barra e o Galeão é de uma hora e 10 minutos. Hoje, para fazer o mesmo percurso com as linhas de ônibus existentes na cidade, o usuário perderia três horas, fazendo várias baldeações. A viagem inaugural do BRT será no próximo domingo, com participação da presidente Dilma Rousseff.

Ao todo, o projeto prevê a implantação de mais sete serviços em datas a serem divulgadas pela Secretaria municipal de Transportes. São eles: Tanque-Alvorada (expresso), Madureira-Alvorada (expresso), Madureira-Alvorada (parador), Madureira - Santa-Efigência (expresso), Penha -Madureira (parador), Fundão-Alvorada (expresso), Galeão-Penha (parador). Quando os serviços que atendem a Madureira forem implantados,serão extintos os serviços Tanque-Alvorada (expresso-Alvorada).

Lelis não descartou a possibilidade de outros serviços serem implantados ao longo da operação do BRT, caso haja demanda. Todos os ônibus estão equipados com Tags programados para dar a prioridade da passagem aos BRTs nos cruzamentos. A operação do sistema exigiu a modernização de 120 blocos de sinais de trânsito da Zona Norte que estão sendo interligados esta semana ao Centro de Operações Rio (COR).

Para a implantação do BRT foram empregados mais de 21 mil toneladas de aço, que equivalem ao peso de 18 estátuas do Cristo Redentor. Os 270 mil metros cúbicos de aço empregados seriam suficientes para construir três estádios do tamanho do Maracanã.



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