Ônibus de dois andares começa a transportar turistas em Cabo Frio

Com andar panorâmico, ônibus tem fones de ouvido para os 77 passageiros

PAULO ROBERTO ARAÚJO

1/03/14 -O Globo

O ônibus vai percorrer as praias, a área comercial e os pontos   históricos de Cabo Frio Foto: Telma Flora / Divulgação
O ônibus vai percorrer as praias, a área comercial e os pontos históricos de Cabo Frio Foto: Telma Flora / Divulgação

RIO - Os 684 passageiros do transatlântico Regatta, da operadora Oceania Cruises, serão os primeiros a usarem o ônibus de turismo de dois andares, semelhante aos usados em Londres, que começa a circular neste sábado em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Com 77 lugares e um andar panorâmico, o ônibus tem bancos de fibra e um sistema de som com fones de ouvido para cada passageiro. O primeiro passeio foi feito nesta sexta-feira com o prefeito Alair Corrêa, representantes do trade turístico e jornalistas.

Equipado para receber passageiros com necessidades especiais, o ônibus vai partir do Píer dos Transatlânticos e levar os turistas para conhecer as praias, que integram o Parque Estadual da Costa do Sol e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau Brasil, as Dunas do Peró, a Rua dos Biquínis (maior pólo de moda praia do estado), a casa de Carlos Scliar, o Forte São Matheus e outros pontos históricos.
O transatlântico Regatta ficará fundeado na Praia do Forte até 18h e volta à cidade, com outros turistas, dia 7. Os passageiros são transportados, de 15 em 15 minutos, por catamarãs até o Píer dos Transatlânticos, que fica no bairro da Passagem, cujo casario é tombado pelo Inepac. No Píer foi montado o Centro de Atendimento ao Turista, onde os visitantes recebem informações sobre pontos turísticos, gastronomia e lazer.

- É o primeiro veículo deste tipo no Estado do Rio. A nossa região tem recebido muitos turistas estrangeiros que ficam encantados com as praias e a história. O ônibus qualifica o atendimento aos turistas, principalmente aqueles que chegam nos navios e têm pouco tempo para conhecer a cidade – disse Alair Corrêa.

Os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares são um símbolo nacional inglês. Criados na década de 50, pela Empresa de Transportes de Londres, esses veículos tinham a vantagem de poder receber muitos passageiros sem ocupar muito espaço nas ruas, como os ônibus articulados. O primeiro modelo, batizado de Routemaster, operou de 1956 até 2005. Apesar de aposentado, o Routemaster deixou herdeiros mais modernos, que mantém a tradição dos ônibus panorâmicos, facilitando apreciar a paisagem e a arquitetura da capital inglesa.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/onibus-de-dois-andares-comeca-transportar-turistas-em-cabo-frio-11758870#ixzz2uo52ctEN 

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários