sábado, 8 de fevereiro de 2014

Obra do BRT Transcarioca muda trânsito na Av. Brasil em Ramos

08/02/2014 - O Globo

Via expressa terá duas pistas sentido Zona Oeste e pista central sentido Centro fechadas neste fim de semana

WALESKA BORGES 

RIO — O trânsito vai mudar neste fim de semana na Avenida Brasil, na altura de Ramos, por causa de obras do viaduto em arco estaiado que será implantado no lugar, como parte do BRT Transcarioca. Para que operários instalem apoios provisórios para a estrutura, as duas pistas da Avenida Brasil sentido Zona Oeste e a pista central sentido Centro serão fechadas das 21h deste sábado até as 6h de domingo, quando haverá nova interdição, das 21h às 4h de segunda-feira.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, pediu aos motoristas que evitem passar na Avenida Brasil à noite neste fim de semana.

— Essa obra é complicada. Estamos levantando as bases de uma ponte a ser instalada sobre a Avenida Brasil. Para isso, precisamos fechar essas pistas da avenida — afirmou o secretário.
Área de Ramos terá desvios

Durante as interdições, os motoristas que seguirem em direção ao Centro serão desviados para a Avenida Teixeira de Castro, depois para Rua Barreiros, Avenida dos Campeões, ruas da Regeneração e Sargento Silva Nunes, retornando então à Avenida Brasil. Já para quem seguir para a Zona Oeste, o desvio será pela Avenida Brigadeiro Trompowsky. De lá, o motorista fará um retorno, pegará a Rua Sargento Peixoto, depois a Avenida Almirante Frontin e a Rua Santo Abelardo, para voltar à Avenida Brasil.

Nos períodos de interdição, algumas vias da região terão o sentido invertido. São elas a Rua Barreiros (entre a Teixeira de Castro e a Avenida dos Campeões), a Avenida dos Campeões (entre as ruas Barreiros e da Regeneração), a Rua da Regeneração (entre a Avenida dos Campeões e a Sargento Silva Nunes) e a Rua Sargento Silva Nunes (entre a Rua da Regeneração e a Avenida Brasil). Segundo a prefeitura, controladores de trânsito e painéis informativos, fixos e móveis, vão orientar os motoristas sobre bloqueios e rotas a seguir.

Obra será concluída em maio

De acordo com a Secretaria municipal de Obras, o viaduto em arco estaiado vai garantir que o BRT Transcarioca cruze a Avenida Brasil sem interferir no trânsito já carregado da via. Quando estiver pronto, em maio, o viaduto vai transpor a Brasil sem qualquer pilar intermediário, num vão livre de 150 metros, suspenso por 24 estais (cabos de aço). A estrutura vai ligar a Avenida Postal à Avenida Brigadeiro Trompowsky e será exclusiva para o BRT e ônibus alimentadores do sistema.

A obra começou no segundo semestre do ano passado, quando foram construídos os dois grandes pilares do arco nas margens da Avenida Brasil, etapa que não exigia alterações no trânsito. O esquema especial de tráfego só foi necessário a partir de 8 de janeiro, para implantação dos apoios provisórios usados na montagem da estrutura suspensa. Desde então, foram implantadas na via quatro torres metálicas provisórias, para que seja possível empurrar os tabuleiros (as pistas) do viaduto até os pilares.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/obra-do-brt-transcarioca-muda-transito-na-av-brasil-em-ramos-11546054#ixzz2slAndUq1 

© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário