terça-feira, 25 de setembro de 2012

Após acidentes, Crea atenta para problemas no BRT Transoeste

20/09/2012 - O Globo

Ocorrências seriam causadas por erros cometidos por pedestres que atravessam fora da faixa e por carros que avançam o sinal ou utilizam retornos irregulares

RIO - Pelo terceiro dia consecutivo, um ônibus articulado do BRT Transoeste se envolveu num acidente, informou o Corpo de Bombeiros. Segundo Agostinho Guerreiro, presidente do Crea-RJ, as ocorrências vêm sendo causadas por erros cometidos por pedestres que atravessam fora da faixa e por carros que avançam o sinal ou utilizam retornos irregulares. Ainda assim, ele afirma que o operador do sistema do BRT deve tomar medidas para evitar que isso ocorra.

Diante da cultura brasileira, marcada por muitos desrespeitos a regras, um projeto desta grandiosidade precisa prever esses problemas e tomar uma série de medidas. Vamos recomendar, por exemplo, a instalação de barreiras fixas em certos pontos, para inibir a travessia de pedestres e direcioná-los às faixas.

Segundo Guerreiro, o Crea-Rj irá apontar ainda alguns pontos de ônibus convencionais que poderiam ser trocados de lugar, a melhoria na sinalização vertical e horizontal e uma campanha de conscientização com a participação de pessoas para sensibilizar os usuários.

José Romildo do Nascimento, de 26 anos, foi atropelado na quarta-feira quando atravessava a Avenida das Américas na altura do Bosque da Barra. A vítima foi levada para o Hospital Miguel Couto. Até a noite de quarta-feira, não havia informações sobre o seu estado de saúde. A Secretaria municipal de Transportes e a Rio Ônibus, no entanto, negaram que o atropelamento tenha sido cometido por um ônibus do BRT.

Na noite de terça-feira, uma moto e um carro colidiram num ônibus num cruzamento na altura do supermercado Zona Sul, no Recreio, no sentido Grota Funda. Já na segunda-feira, dois ônibus do BRT se envolveram em acidentes. Um deles se chocou contra uma moto, na altura da Estação Barra Sul, no sentido Santa Cruz. Outro colidiu num caminhão no Mato Alto, em Guaratiba. Segundo a Secretaria de Transportes, o caminhão teria avançado o sinal vermelho. Bombeiros do quartel de Guaratiba confirmaram que um passageiro ficou levemente ferido, com luxações num dos braços. A vítima, cuja identidade não foi divulgada, foi levada para o Hospital Rocha Faria. O motociclista Sebastião da Silva Paiva, de 40 anos, também se feriu e foi levado para o Hospital Lourenço Jorge.

Desde a inauguração do BRT, em 6 de junho, cinco pessoas morreram em acidentes no corredor expresso. Diante do número elevado de vítimas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ) começou a realizar uma vistoria em todo o trajeto percorrido pelos ônibus articulados. Na próxima semana, a entidade vai entregar um relatório ao prefeito Eduardo Paes com recomendações.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário